Dicas para aumentar o fluxo de clientes na loja

Dicas para aumentar o fluxo de clientes na loja

Aumentar o fluxo de clientes na loja é fundamental para ampliar o volume de vendas, continuar lucrando e levando sua loja ao sucesso. 

Para isso, é preciso aplicar algumas boas práticas sempre colocando foco no cliente, garantindo a melhor experiência em todos os níveis – antes, durante e depois da compra.

Para te ajudar nisso, separamos as melhores dicas para aumentar o fluxo de clientes na loja e continuar fazendo seu negócio crescer.

Use ferramentas de localização para sua loja

Para aumentar o fluxo de clientes na loja, primeiro, ela precisa ser encontrada. Para isso, uma boa opção são as ferramentas online que possibilitam que você insira seu estabelecimento para que ele possa ser encontrado em uma busca na internet.

Um exemplo é o Google Maps, um serviço de localização amplamente utilizado pelos usuários. Ter a sua empresa no mapa é um ótimo passo para que a loja seja encontrada facilmente pelo seu público-alvo, além de garantir mais credibilidade.  

Por lá, você preenche informações de endereço, contato e horário de funcionamento. Além disso, é possível que outros clientes deixem avaliações, podendo passar ainda mais confiança para que outras pessoas visitem o local.

Com outras ferramentas, como o aplicativo Crediário Digital da Tidas/Servipa, os clientes também podem encontrar informações sobre sua loja, basta disponibilizá-las.  

Tenha uma vitrine criativa e sempre atraente

Outra dica para aumentar o fluxo de clientes é organizar a vitrine e mantê-la chamativa e atraente.

Se sua loja estiver em um local de alta circulação de pessoas, você pode observar quem são essas pessoas e quais são seus interesses para pensar em uma vitrine que seja de fato chamativa.

Invista em um visual cativante. Utilize boa iluminação, inclua elementos visuais certeiros sem poluir demais o espaço e utilize cores estrategicamente para transmitir diferentes sentimentos e sensações. Aposte também na padronização, no caso de calçados, por exemplo, coloque-os alinhados.

Pense em um ponto focal para sua vitrine, construindo um cenário e procurando manter o equilíbrio entre todos os elementos.

Lembre-se que o cliente precisa ver o produto e, principalmente, a etiqueta com o valor. E, ao elaborar as etiquetas, também leve em consideração seu público. Se a grande maioria dos clientes compra em parcelas, por exemplo, você pode utilizar etiquetas que destaquem as parcelas para que o cliente identifique rapidamente que o valor cabe no bolso dele.

Ao observar o fluxo mais intenso de pessoas passando pela loja, aproveite o momento para gerar ainda mais público oferecendo, por exemplo, cupons em frente à loja, como um desconto na primeira compra.

E por falar em descontos e promoções…

Ofereça promoções chamativas

Uma das maneiras eficazes para aumentar o fluxo de clientes na loja é oferecer promoções bem chamativas. Condições especiais, descontos e brindes são boas opções para atrair os clientes.

Para criar uma boa promoção, conheça seu público-alvo para pensar em algo bem direcionado, valorize aqueles clientes que são fiéis e fique atento ao calendário do varejo – datas comemorativas, como Dia das Mães, por exemplo, são boas opções para promoções. 

Invista em uma boa estratégia, que seja lucrativa e, ao mesmo tempo, irresistível aos consumidores. Além disso, procure treinar os vendedores para que o atendimento seja excelente e a personalização contribua.

Invista no atendimento de qualidade

Muitas vezes o atendimento da loja faz um cliente voltar ou falar bem do estabelecimento indicando para outras pessoas. Por isso, em sua loja, o atendimento precisa ser impecável e personalizado.

Para isso, verifique se sua equipe de vendas está atuando da maneira certa, garantindo bom atendimento. Algumas boas práticas são:

  • Sorrir;
  • Tratar o cliente pelo nome;
  • Perguntar se está tudo bem;
  • Utilizar linguagem de acordo com o público, sempre respeitosa;
  • Mostrar-se bastante disponível;
  • Sensibilizar-se com o problema do cliente, mostrando bastante empatia;
  • Manter a paciência sempre;
  • Despedir-se adequadamente. 

É possível, ainda, oferecer uma água ou um cafézinho, se estiver disponível na sua loja. São pequenas ações que contribuem bastante para a experiência e preferência do cliente – e podem, consequentemente, aumentar o fluxo na loja.

Certifique-se de que há uma comunicação clara

A comunicação precisa ser clara em todos os âmbitos. Há muitas lojas que os clientes não entram por acreditarem que não é para o bolso dele. 

E isso pode ser revertido se a loja adequar seu visual, seu posicionamento, seu atendimento e até a atitude dos funcionários. Tenha como foco a experiência do cliente, deixando os consumidores bem confortáveis com um atendimento alinhado ao público da cidade.

Mantenha contato com os clientes após a compra  

Manter o contato mesmo após a compra é uma estratégia pós-venda fundamental para manter o fluxo de clientes na loja fazendo-os voltar e indicar seu negócio. 

Essa prática é importante, pois conquistar novos clientes pode custar muito mais que fidelizar os consumidores que já compram na sua loja.

Uma boa opção é oferecer descontos e condições especiais para engajar os consumidores e divulgar novidades primeiro para quem já é cliente, garantindo um sentimento de certa exclusividade.

Se você vende no crediário, aproveite os dados do cadastro do cliente para fazer promoções personalizadas e entrar em contato em datas especiais, como feriados e aniversários.

Essa estratégia, aliás, é uma opção para envolver os clientes antigos, que é nossa próxima dica!

Envolva os clientes antigos 

Continuar envolvendo os clientes antigos é um esforço importante para manter o fluxo de clientes na loja. É preciso manter o relacionamento com os clientes que você já tem.

Se há muitas pessoas que não voltaram à sua loja ou voltaram pouco, procure novas estratégias para trazê-las de volta. Use as redes sociais ou uma ferramenta de SMS marketing para oferecer descontos especiais ou um brinde.

Conheça seu público, use da sua criatividade para criar propostas chamativas e crie, nos clientes, o costume de sempre visitar a loja para conferir as novidades.

Crie estratégias de fidelização

Fidelizar os clientes é uma forma de mantê-los voltando à loja. Para isso, é importante ter em mente que as estratégias de fidelização consistem em oferecer ao cliente todas as vantagens possíveis.

Fazer com que os consumidores se sintam importantes, especiais e exclusivos também faz parte desse processo. Quando você tem acesso a informações sobre eles, gerar essa sensação no atendimento e nas promoções fica bem mais fácil, portanto, armazene os dados possíveis!

Sua loja também pode criar programas de fidelidade com sistemas de pontos para ganhar serviços ou produtos extras. Isso incentiva o cliente a voltar a fim de ter mais chances de ganhar recompensas.

Procure vender no crediário 

Uma das maiores vantagens de vender no crediário, além de atrair e fidelizar os consumidores, é justamente aumentar o fluxo de clientes na loja. Isso porque, ao vender parcelado, o consumidor precisará voltar ao menos uma vez por mês para pagar as prestações. 

Voltando frequentemente à loja, ele entra em contato com os produtos, novidades e promoções, alimenta o relacionamento com a marca e aumenta as chances de continuar comprando.

Com a Rede Brasil Crediário, as lojas possuem acesso aos dados dos clientes garantindo informações como índice de recompra, ticket médio e muitos outros indicadores que ajudam a formar e revitalizar a carteira de clientes. 

E você pode começar agora! Visite nosso site e saiba mais sobre o modelo Rede Brasil Crediário de crediário terceirizado.

Publicado por: Milton Goetten de Lima