Como atrair clientes com crediário? (Sim, é possível!)

Como atrair clientes com crediário? (Sim, é possível!)

Milton Goetten de Lima

Diretor em Tidas e Servipa

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Vários consumidores têm dificuldades ao fazer compras por não terem cartões de crédito ou dinheiro suficiente para pagar à vista. O problema é que muitos deles acabam saindo de mãos vazias quando se interessam por produtos em uma loja que não oferece a opção de crediário. E aí fica a dúvida: como atrair clientes dessa maneira?

Lojas que não oferecem crediário próprio perdem clientes para a concorrência, ficando para trás no mercado e deixando de lucrar. Muitas empresas não oferecem crediário por receio da inadimplência. No entanto, a realidade é que ela existe, mas é uma parte pequena dos consumidores.

Quando o crediário é oferecido da forma correta, com regras claras, análise de crédito e divulgação adequada, a inadimplência deixa de ser um problema. Além disso, os benefícios do crediário compensam eventuais prejuízos com essa pequena parcela do seu público.

Ao vender a prazo com a opção de crediário, a empresa se destaca no mercado, aumenta seu número de consumidores e fideliza aqueles que antes eram negligenciados. 

Portanto, se você quer alavancar o crescimento da sua empresa e aprender como atrair mais clientes com crediário próprio, leia esse artigo!

Como atrair clientes com os benefícios de crediário?

O crediário próprio pode ser uma boa solução para atrair clientes que precisam de métodos de pagamento mais flexíveis. 

Ao divulgar corretamente esta opção para o público, aquelas pessoas que não teriam condições de pagar se sentem imediatamente acolhidas. Com isso, elas se empolgam com a flexibilidade do pagamento e adquirem o produto. 

É por isso que lojas com crediário próprio se destacam no mercado. E os benefícios não se limitam à atração de novos clientes, pois a solução também proporciona lucratividade advinda de juros e multas.

Dentre os clientes que optam pelo crediário, a maioria paga com um pequeno atraso que não ultrapassa os 30 dias. Esse fato traz ganhos extras, pois ele obriga o consumidor a pagar multas por atraso. Estas multas, por sua vez, costumam ter valores baixos que os clientes pagam sem maiores problemas. 

Os benefícios do crediário seguro e feito da maneira certa compensam e cobrem os prejuízos com a pequena parcela de clientes inadimplentes. No entanto, para usufruir de todos estes benefícios, você deve prestar atenção a algumas dicas para divulgar o seu crediário e aumentar o volume de vendas. Confira!

Dica #1: Divulgue o crediário sem medo

A primeira dica pode parecer óbvia, mas nem todo mundo segue. Divulgar o crediário sem medo é primordial para quem realmente quer aproveitar todos os seus benefícios. Afinal, se o seu objetivo é atrair clientes com o crediário, não faz sentido você ser tímido na divulgação deste meio de pagamento.

Oferecer e incentivar o crediário para MEI, profissionais liberais e outros perfis de pessoas vale muito à pena. Principalmente quando a análise de risco é adequada e a empresa possui um sistema robusto de crediário próprio.

Portanto, divulgue a ideia em todas as partes de sua loja nas vitrines, etiquetas, cartazes e até mesmo nas prateleiras. O segredo da divulgação é anunciar o parcelamento de maneira inteligente em todos os locais possíveis. No entanto, use o bom senso para não exagerar na quantidade de anúncios.

Dica #2: Eleve a qualidade visual da sua divulgação

A qualidade visual da divulgação precisa ser profissional, pois este é um ótimo filtro contra pessoas mal intencionadas. Afinal, um golpista pode pensar que se a loja é amadora ao divulgar o crediário, ela também é amadora no processo de aprovação e cobrança.

Portanto, para atrair bons clientes com o crediário e afastar os maus pagadores, evite a imagem amadora e dê prioridade a:

  • Etiquetas, cartazes e pinturas com bom acabamento;
  • Boas imagens;
  • Senso estético.

Além disso, tome cuidado com o posicionamento da divulgação e prefira adesivagem profissional, evitando folhas escritas à mão ou impressas de qualquer jeito.

Dica #3: Utilize todo o poder da Internet

A Internet revolucionou o comportamento das pessoas em relação ao consumo e à busca por informações. Estamos cada vez mais presentes na internet e a tendência é que o número de consumidores online cresça ainda mais. Então, não estar na web significa perder a oportunidade de conquistar todos esses clientes em potencial.

Portanto, se você quer atrair novos clientes com a oferta do crediário próprio, é essencial divulgá-la no seu e-commerce, blog e em todas as suas redes sociais. 

Mas não se esqueça da dica anterior, obedecendo um nível satisfatório de qualidade visual! Assim, sua empresa aproveitará o imenso potencial da internet para promover e atrair apenas os clientes certos.

Dica #4: Seja transparente na divulgação do crediário

A transparência sobre as políticas do crediário é essencial para que sua estratégia de captação seja eficaz. Afinal, por razões de segurança e controle de riscos, nem todas as pessoas irão se enquadrar no seu perfil de crediário. Então, deixe claro em cartazes profissionais todos os requisitos básicos para o crediário.

Além disso, sempre que divulgar seu crediário nas etiquetas dos produtos, coloque o número de parcelas, o valor da prestação e seja muito transparente com as regras. Essa estratégia de comunicação permitirá que os bons pagadores sejam atraídos e afastará os maus pagadores. 

Afinal, eles saberão que o crediário da sua loja possui um processo forte de análise de risco, juros e multas.

Como visto, adotar uma divulgação adequada e profissional, usar o potencial da internet e ser transparente nas informações sobre as regras do crediário são requisitos fundamentais. 

Com eles, a sua empresa vai atrair cada vez mais clientes para seu crediário próprio. Mas lembre-se: sempre utilize um bom sistema!

Desta forma, sua empresa terá todas as garantias para que seu crediário auxilie no seu crescimento. Em algum tempo, estará à frente da concorrência e conquistará a preferência (e o carinho) de clientes que antes eram negligenciados.

Publicado por: Milton Goetten de Lima