Descubra o efeito do crediário na fidelização de clientes
Lojistas que sabem aproveitar as vantagens crediário próprio conseguem obter uma série de benefícios. Além de aumentar o volume de vendas reforçar o fluxo de caixa, você sabia que trabalhar com crediário também é excelente para melhorar a fidelização de clientes?
A fidelização tornou-se um desafio para todo lojista.
Antigamente, bastava ter bons produtos e o mercado local naturalmente era fiel. Muita gente comprava sempre na mesma loja por pura lealdade à marca ou por conhecer o lojista há muito tempo.
Hoje o consumidor é mais crítico e está sempre em busca de novas e melhores opções.
Além de precisar concorrer com outros varejistas no mercado, também existe a competição da internet. Os produtos oferecidos no meio online estão cada vez mais atraentes e é necessário encontrar formas de trazer o consumidor de volta à sua loja e fidelizá-lo.
Como você verá a seguir, existem poucas formas tão eficientes quanto o crediário.
Continue lendo para entender por que o crediário é uma das práticas de fidelização de clientes para sua loja e veja algumas dicas para aplicá-lo com esse objetivo.
Por que investir na fidelização de clientes?
Algumas empresas estão tentando crescer no mercado da maneira errada e investem pequenas fortunas em campanhas de captação para conseguir novos clientes.
As campanhas até geram resultado, mas assim que um novo consumidor faz sua compra, ele é esquecido. Como resultado, a loja precisa voltar a fazer campanhas e chamar mais gente para comprar.
Essa estratégia não é muito eficiente e demanda muitos investimentos para o negócio.
Quando o empreendedor investe apenas na captação de novos clientes, acaba se esquecendo de um ativo importante: quem já compra com a sua empresa.
De acordo com a Revista Exame, captar novos clientes pode ser de 4 a 10 vezes mais difícil do que manter os antigos. Portanto, quem ainda não reconhece a importância da fidelização de clientes, está perdendo tempo.
O primeiro motivo para investir em fidelização é óbvio: consumidor fidelizado aumenta a renda. Ele volta para comprar mais, o que é ótimo para seu negócio.
No entanto, mesmo quando ele fica algum tempo sem comprar, a fidelização é bem-vinda.
Consumidores fidelizados são os principais defensores da marca. Clientes de empresas, como Netflix e Nubank são assim. Experimente falar mal de uma dessas marcas na internet e você verá que um exército de fãs está pronto para defendê-las.
Por causa disso, o consumidor fidelizado também gera um número radicalmente maior de indicações. Se ele compra com frequência e está satisfeito, as chances de voltar a comprar na sua loja e indicá-la para amigos e parentes são muito altas.
Como o crediário contribui para fidelização
Consumidores estão mais cautelosos na hora de comprar. As recentes crises financeiras diminuíram o poder de compra e fizeram a comparação, antes da compra, um hábito.
Na maioria das lojas, isso significa que as compras por impulso e o ticket médio de vendas caíram nos últimos tempos.
Ao mesmo tempo, o cliente ficou menos fidelizado. Ele sempre transita entre os negócios da sua região, procurando promoções ou condições de pagamento especialmente boas.
Incentivar o cliente a comprar no crediário é uma excelente maneira de evitar essa migração de consumidores.
Quando um cliente entra na sua loja e encontra o produto que deseja, ele precisa de um motivo para ficar e comprar. Considerando que o crediário é uma das formas de parcelamento mais vantajosas, pode ser ele o artifício capaz de gerar esse vínculo.
Crediário aumenta a frequência de compras na loja
Para entender melhor os benefícios de adotar o crediário próprio no seu negócio, imagine um comprador de eletrodomésticos, que dividiu seu pagamento em dez vezes no crediário.
Por causa disso, ele voltará pelo menos mais dez vezes para pagar suas parcelas.
Enquanto está na sua loja, ele pode encontrar vários produtos que estava considerando comprar e incluí-los na sua intenção de compra. Sabendo que a loja também possui boas condições de pagamento, as chances de comprar sobem ainda mais, beneficiando mesmo os produtos que valem um pouco mais.
Veja também: O que é crediário terceirizado e como implantar esse modelo na sua loja.
Como aproveitar o crediário para fidelização de clientes
O simples fato de utilizar crediário como forma de pagamento pode ajudá-lo a ter mais clientes fidelizados. No entanto, você pode adotar outras estratégias para complementá-lo.
Quer entender como? Confira as dicas a seguir.
Ofereça a chance de fazer novas compras no pagamento
Quando compra no crediário, a maioria dos consumidores paga seus débitos na própria loja. Nesse momento, o vendedor tem duas opções: aceitar o pagamento, agradecer e ver o cliente ir embora, ou aproveiter para vender mais.
É a hora de mostrar as novidades que chegaram na loja e aproveitar o conhecimento que o varejista tem de seu cliente para recomendar produtos que ele pode precisar ou querer.
Empresas que utilizam estratégias de SMS marketing podem realizar disparos com promoções e novos produtos antes mesmo de o cliente voltar para pagar. É uma forma de gerar desejo e fazer que ele tenha vontade de comprar novamente.
Estabeleça uma relação mais próxima com o cliente
Se você desconhece como funciona a fidelização de clientes, um dos principais trunfos é fazê-los se sentir especial. Lojas que combinam o pagamento no crediário com um relacionamento de qualidade conseguem vender muito mais.
Para se manter sempre próximo do cliente, você deve tratá-lo como um amigo. Aproveite que a loja tem ainda mais informações a seu respeito graças ao cadastro do crediário e comece a:
– Mandar avisos quando produtos que podem interessar cheguem na loja;
– Chamar os clientes pelo nome em todas as comunicações;
– Personalizar ao máximo o seu atendimento.
Existem varejistas que aproveitam a tecnologia para melhorar essa relação. Grupos do WhatsApp e mensagens no inbox do Facebook são ótimos exemplos. Essas formas de comunicação são adoradas pelos clientes e ainda facilitam o diálogo.
Percebeu como o uso do crediário fortalece a marca através da fidelização de clientes? Se a sua dúvida era como vender mais sem precisar gastar uma fortuna na aquisição de novos clientes, agora você conhece algumas soluções.
Elas são ainda mais eficientes quando utilizadas junto de estratégias que melhoram o relacionamento com o consumidor.
E aí, quando vai começar a aproveitar essa oportunidade na sua loja?