Como preparar sua loja para a Transformação Digital

Como preparar sua loja para a Transformação Digital

Últimos posts por Milton Goetten de Lima (exibir todos)

Você, empreendedor do mercado varejista, já está se atualizando e estudando as melhores formas de entrar para o meio digital? É só pensar: hoje em dia, a venda através de plataformas on-line podem fazer uma grande diferença para o seu negócio e, automaticamente, para aumentar o sucesso, o número de clientes e as margens de lucro.  

 

Os avanços na tecnologia estão cada vez mais presentes. Além disso, já podemos observar uma constante modernização de todos os meios em que compramos, vendemos e consumimos nas mais diversas áreas da sociedade. Basta prestar a devida atenção para já termos a certeza de que as tecnologias estão dominando cada vez mais setores e, obviamente, o varejo não ficaria para trás. 

 

A transformação digital no mercado do varejo se intensificou ainda mais durante a pandemia, obrigando praticamente os lojistas a se atualizar e adotar novas soluções para permanecer em contato com os clientes e continuar com as suas vendas. Porém, você já pensou quais efeitos isso reverberou nesse setor? Vamos pensar mais sobre esse tema?

 

Continue neste artigo completo que preparamos para você e entenda agora todos os detalhes e evoluções que a transformação digital trouxe para o mercado varejista. Confira:

 

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR AS SUAS VENDAS?

 

Como já vimos anteriormente, a tecnologia já é uma realidade nesse mercado atualmente. E, antes de mais nada, já adiantamos que essa é uma revolução que pode ser considerada uma excelente aliada para o seu negócio. Ao invés de ter medo das mudanças, nossa dica é que você prepare as suas lojas para essa transformação digital em que estamos vivendo. 

 

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE e divulgada agora no início de 2021, o volume de vendas do comércio varejista do Brasil no último ano fechou com uma alta de 1,2%, e crescimento de 6% na receita nominal. Ou seja, apesar de termos enfrentado uma pandemia, as vendas com o auxílio das tecnologias aumentaram. 

 

Sim, existe uma série de benefícios que podemos citar na adoção da tecnologia para as vendas:

 

  • Maior facilidade de atrair o seu cliente;
  • Possibilidade de divulgar a sua loja e espalhar anúncios para todo o Brasil;
  • Redução de custos no varejo;
  • Reforçar a imagem da sua marca para mais pessoas;
  • Possibilidade de se multiplicar. 

 

Em um mundo tecnológico o acesso é muito mais instantâneo e, se usado da forma correta, a sua marca pode ganhar proporções realmente muito maiores do que o imaginado trabalhando apenas com lojas físicas. 

 

COMO SE PREPARAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

 

Prestar atenção e se manter atento ao que acontece é o primeiro passo para se manter bem nesse novo universo. Para isso, um dos pontos mais importantes é manter uma boa gestão.

 

Nem tudo são flores, não é mesmo? Existe sim uma complexidade ao optarmos por trabalhar com novos caminhos no varejo. É importante aprender a trafegar por eles, tudo isso para não perder vendas, e é exatamente por esse motivo que falamos de gestão. Desde a infraestrutura até a logística, do controle do estoque à contabilidade, é fundamental contar com ferramentas que automatizam processos e aumentam a qualidade e segurança das transações, principalmente usando soluções que ajudam a vender mais e, ao mesmo tempo, promovem redução de custos e do tempo utilizado na execução de tarefas críticas.

 

CREDIÁRIO DIGITAL:

 

Um exemplo que pode fazer toda a diferença nesse caso é o uso do Crediário Digital. É isso mesmo que você acaba de ler. Até mesmo os métodos de pagamento estão se atualizando.

 

Com um modelo de crediário digital, o seu cliente pode conferir como estão os pagamentos, consultar limites, ser avisado do vencimento das parcelas e participar de promoções exclusivas, além de ter um canal de contato exclusivo para renegociações, caso necessário. 

 

Já para o lojista, o aplicativo permite divulgar com muito mais tranquilidade e facilidade os canais da loja nas redes sociais e no WhatsApp, estreitando o relacionamento com o cliente.

 

Outra importante vantagem é a possibilidade de assinatura digital do “carnê”, o que aumenta a segurança no crediário e melhora a rotina de autenticação das vendas. Para isso, basta o cliente fazer a leitura de um QR Code no balcão da loja ou mesmo em casa para a autenticar a compra imediatamente. 

 

FAÇA UMA BOA GESTÃO:

 

Estar atento ao que acontece à sua volta é, claramente, o passo principal para se inserir nesse mercado que é diverso, mas que pode ser de grande ajuda para o seu negócio. Observamos já que a transformação digital envolve a incorporação de novos recursos para a operação e gestão do negócio que podem acelerar e consolidar todo o processo. 

 

Lembre-se: a incorporação de plataformas integradas tanto na gestão como na operação envolvendo todos os setores da organização é um dos elementos mais importantes nesse processo de transformação digital, contribuindo ainda, para a melhoria, eficiência, produtividade e os resultados, sempre considerando os diferentes níveis de investimentos. 

 

Mais uma dica: gerenciar a cadeia produtiva do varejo com o uso do ERP é meio caminho andado para uma melhor performance das empresas varejistas. A jornada de transformação digital de uma organização é um processo amplo, profundo e permanente, considerando os novos elementos ligados à tecnologia constantemente incorporados. Esteja disposto!

 

Clique aqui e confira um artigo completo que fizemos explicando 7 tendências para 2021.

 

Por fim, uma vez que estivermos livres do isolamento social, é claro que muitos clientes voltarão entusiasmados para as lojas físicas. Entretanto, muitos deles já estarão acostumados à experiência digital, que é muito prática e positiva. Por isso, aqueles que conseguirem participar deste cenário ganharão mais espaço e destaque no mercado. 

 

Aqui no mercado brasileiro, empresas como Servipa e Tidas são pioneiras em pensar e colocar em prática formas de utilizar a tecnologia a favor da sua loja. Entre em contato se você deseja saber mais:

 

Clique aqui e fale com a Tidas.

 

Clique aqui e fale com a Servipa.  

Publicado por: Milton Goetten de Lima