SMS para varejo

Como usar o SMS para se relacionar com clientes no varejo

Depois que o WhatsApp passou a ser utilizado com mais frequência pelos varejistas, muita gente começou a dizer que isso seria “o fim do SMS para varejo”. 

Na verdade, uma ferramenta não substitui a outra. 

Elas devem ser encaradas como complementares para uma estratégia de marketing e vendas no varejo.

O objetivo deste artigo é justamente mostrar como o SMS pode ser usado pela sua loja para se relacionar com clientes de forma prática, eficiente e barata. 

Vantagens do SMS para o varejo

Antes de sugerir algumas ações práticas para o uso das mensagens de texto no varejo, vamos entender melhor alguns motivos que justificam investir nesse tipo de comunicação.

Confira a seguir as principais vantagens do SMS para o relacionamento com o cliente:

1. Baixo custo

Para envios em massa, o custo do SMS é ainda menor do que para o uso pessoal. Isso porque sua loja pode comprar lotes de mensagens, fazendo com que o preço caia na proporção da quantidade adquirida. Assim, é possível substituir com grande economia diversos contatos que antes eram feitos por telefone. 

2. Alcance ampliado e eficiência na entrega

O fato de ser transmitido pelos serviços de telefonia permite que o SMS seja recebido mesmo que o celular do cliente não esteja conectado à internet. Isso faz com que 90% das mensagens enviadas sejam lidas em até três minutos. Além disso, ao contrário de um e-mail, o SMS não corre o risco de cair na caixa de spam. 

3. Alta taxa de abertura e conversão

O fato de ter o celular sempre à mão, faz com que o consumidor esteja constantemente checando o aparelho a cada notificação recebida. Por isso, as campanhas de SMS têm 98% de taxa de abertura, além de serem lidas rapidamente pelos clientes. Por ter um conteúdo claro e direto, esse tipo de mensagem de texto engaja o receptor de forma muito eficiente, sendo uma das ferramentas de marketing com maior capacidade de conversão. 

4. Integração com sistemas de gestão

A facilidade de integrar o envio de SMS a diferentes sistemas informatizados permite oferecer essa ferramenta para ações de marketing ou de cobrança. Com isso, não é preciso sair do seu ambiente de gestão para organizar o envio de promoções, ações de branding ou avisos sobre vencimentos ou débitos em aberto.

5. Contato personalizado

A maior parte das ferramentas de envio de SMS permitem personalizar as mensagens, incluindo o nome do cliente e direcionando ofertas específicas de acordo com o seu histórico de compras. Com isso, é possível não só aumentar ainda mais o engajamento como melhorar a experiência do consumidor no relacionamento com a sua marca. 

SMS em ações promocionais

Sob o ponto de vista do marketing para o varejo, as mensagens de SMS podem ser utilizadas para enviar campanhas promocionais segmentadas, reforçar qualidades da sua marca para o cliente e incentivar interações com a loja.

Você pode enviar em primeira mão novidades que acabaram de chegar, direcionar ofertas baseadas em compras passadas, mandar promoções exclusivas (deixando claro que é só para quem recebeu o SMS), explorar datas comemorativas, oferecer condições facilitadas no crediário ou mais limite para clientes selecionados.

As possibilidades são inúmeras. Tudo vai depender da sua capacidade de organizar os dados cadastrais da sua base de clientes e criar uma comunicação personalizada com eles. 

Na parte operacional, é muito fácil criar uma campanha de SMS marketing.

Se você utiliza os sistemas de gestão de crediário de alguma das empresas que compõem a Rede Brasil Crediário, esta é uma ação simples, rápida e barata (apenas alguns centavos por envio). 

Você só precisa escrever um texto de até 160 caracteres e escolher quem vai receber a campanha. É possível segmentar o envio por perfil de consumo ou então impactar toda a base de contatos, incluindo clientes e possíveis clientes da loja.

Ao divulgar o envio de ofertas exclusivas por SMS mediante o preenchimento de um cadastro, sua loja ainda pode captar novos contatos de forma ativa em outros canais, como redes sociais, e-mail ou mesmo em cartazes no interior da loja.

SMS na recuperação de clientes inativos

Além de servir como uma excelente ferramenta de captação de clientes, o SMS também pode trazer ótimos resultados para recuperar clientes inativos.

A solução de gestão de crediário oferecida pela Tidas e pela Servipa proporciona a plataforma ideal para esse tipo de estratégia.

Usando a base de clientes cadastrados, o sistema identifica os clientes que não têm parcelas em aberto há mais de 90 dias, ou seja, que não compraram nada no crediário da loja há mais de três meses.  

Todos eles já conhecem a sua marca e já escolheram uma de suas lojas para adquirir algum produto anteriormente.

Em resumo, são todos clientes potenciais para o seu negócio!

Então que tal mandar uma oferta especial por SMS para despertar aquele desejo de voltar à loja e fazer uma nova compra?

Com a ajuda de um sistema inteligente, você pode melhorar ainda mais o resultado de uma campanha de reativação como essa. 

Basta determinar um ticket mínimo (por exemplo, apenas para quem já pagou mais de R$ 300 em compras no crediário) e selecionar somente aqueles clientes que nunca atrasaram mais de 30 dias para pagar uma parcela.

Com esse filtro você garante que a campanha impacte apenas bons clientes e consegue uma taxa de retorno média de 13 vendas para cada 100 mensagens enviadas.

Outra ideia simples que você pode implementar em uma campanha de reativação é programar o envio de um SMS no dia do aniversário do cliente, mandando felicitações juntamente com uma oferta exclusiva. 

SMS na cobrança

Uma das maiores aplicações das mensagens de SMS no varejo é na redução de custos com ações de cobrança, principalmente para lojistas que vendem no crediário próprio

Com isso em vista, o sistema desenvolvido pelas empresas integrantes da Rede Brasil Crediário permite programar mensagens de texto para automatizar (e baratear) o processo de cobrança na sua loja.

Com base em um score específico para cobrança, é possível padronizar as mensagens de acordo com o perfil do cliente e deixá-las programadas para o sistema fazer o envio assim que detectar um atraso.

É possível, por exemplo, programar uma série de mensagens para serem enviadas ao devedor ao longo do tempo: a primeira após cinco dias do vencimento, outra depois de 15 dias e outra ainda depois de 18 dias, sempre mantendo um tom de cobrança amigável

Somente a partir daí, se o cliente não se manifestar, você começa a ligar para ele.

Para agilizar ainda mais o processo, a mensagem de SMS para varejo, pode conter um código de barras ou chave Pix para que o pagamento possa ser feito imediatamente.

Além da cobrança, o SMS pode ser utilizado também para ajudar a reduzir o índice de inadimplência da sua loja. 

Da mesma forma que você pode deixar mensagens programadas no caso de atraso no pagamento, é possível automatizar o envio de lembretes aos clientes do crediário quando faltarem cinco dias, um dia ou mesmo na data do vencimento das parcelas. 

Agora que você já conhece as vantagens de usar o SMS para se relacionar com os clientes, que tal conhecer melhor as possibilidades de automatizar essas mensagens usando um sistema especializado em gestão de crediário?

Clique aqui e agende uma conversa com um de nossos consultores!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *