5 Ideias de Promoções para fazer na sua Loja
Colocar em prática diferentes ideias de promoções é muito importante para manter sua loja ativa. Seja uma data comemorativa ou o fim de uma estação, a ação acaba chamando a atenção do público e aumentando consideravelmente as vendas.
Mas engana-se quem pensa que é necessário uma época especial do ano para realizar uma promoção. Com um bom planejamento, é possível executar algumas estratégias a qualquer momento e assim, vender mais.
Conheça a importância de colocar ideias de promoções em prática e como isso pode ajudar no crescimento e faturamento da sua loja de varejo. Depois, veja algumas dicas para a etapa de planejamento e as 5 principais ideias de promoções para você aumentar as vendas Boa leitura!
Como as ideias de promoções pode ajudar o seu negócio
É um engano comum pensar que uma promoção pode trazer algum tipo de prejuízo para o varejista. Por se tratar de oferecer produtos por preços menores a impressão que fica é a de que o lojista está perdendo dinheiro, o que não é verdade.
Uma ideia de promoção pode surgir em diferentes momentos, mas em todos eles busca-se sempre o aumento do número de vendas. Isso significa maior fluxo de caixa e chances de crescimento.
Veja as 4 principais situações em que fazer uma promoção pode ser uma excelente ideia:
- Estoque parado;
- Troca de coleção;
- Datas comemorativas;
- Inauguração de novas sedes.
Mas como mencionado, não é necessário um motivo para criar promoções. Atrair clientes é uma estratégia básica para lojistas e por isso, fazer promoções com frequência é uma ótima forma de garantir crescimento e manter as vendas em alta.
5 Dicas para planejar as promoções da sua loja
Antes de levar adiante qualquer ideia de promoção para uma loja, é necessário fazer um planejamento assertivo. Ele deve garantir uma boa estratégia de vendas, além de indicar o melhor tipo de oferta para o momento, considerando seu público consumidor.
A promoção deve ser pensada de acordo com a realidade de cada negócio. O varejista deve avaliar o seu rendimento e levar em consideração o momento econômico de seus clientes. Ter uma boa visão do panorama financeiro é o primeiro passo para ter sucesso nas vendas.
Veja 5 dicas que podem ajudar no planejamento para pôr em prática as ideias de promoções da sua loja:
Defina um objetivo para a promoção
Antes de mais nada é necessário ter um objetivo para criar a promoção. Além de atrair clientes, o que você espera com a ação? Esgotar um estoque antigo? Aumentar as vendas de dia das mães?
Esperar o momento oportuno é muito importante para não gerar prejuízos, então nada de fazer promoções apenas por fazer!
Defina o público-alvo
Definir e analisar o seu público-alvo é uma forma de garantir que a promoção traga bons resultados. Veja quais produtos precisa liquidar e realize um planejamento fazendo a junção dos dois.
Alguns pontos são importantes de entender, como:
- Hábitos de consumo;
- Canais de comunicação que costumam utilizar
- O que é capaz de despertar o desejo de compra.
Fique atento ao calendário do varejo
Além de datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal, existem outros momentos oportunos para realizar promoções. Tenha sempre à disposição o calendário de varejo e aproveite datas relacionadas ao seu tipo de comércio para realizar promoções.
Estipule um prazo para a promoção
Toda promoção deve ter data de início e fim ou não será considerada promoção. O ideal é que as datas limite sejam curtas, apenas o suficiente para vender os itens necessários e criar o senso de urgência no consumidor. Do contrário, pode passar a ideia errada de que a ação foi falsa.
Faça uma boa divulgação
Talvez o ponto mais importante na hora de colocar a ideia de promoção em prática seja fazer uma boa divulgação. Essa divulgação é o que vai garantir que a oferta chegue ao consumidor.
Invista em um plano estratégico abrangente e conte com as redes sociais para maior cobertura. Tendo um estudo sobre o público-alvo previamente realizado, fica ainda mais fácil de montar uma estratégia de divulgação efetiva.
5 Ideias de promoções para colocar em prática agora mesmo
Cupons de desconto
Essa ideia vale tanto para compras presenciais quanto para as feitas através do site. Para que o cliente saiba da sua importância, o lojista pode presenteá-lo com um cupom de desconto para uma próxima compra a ser feita dentro de um prazo específico.
Isso faz com que o cliente sinta-se tentado a voltar a loja em pouco tempo. O cupom pode aplicar descontos de 5% a 15% e ser válido apenas para produtos específicos. Assim o lojista tem maior controle sobre a venda.
Pague 2 e leve 3
Essa é uma alternativa bastante comum no varejo. Para que o produto não saia de graça e gere prejuízo para o lojista, o ideal é garantir que os outros dois itens somem o valor dos três juntos e que o desconto seja aplicado no mais barato. Essa promoção é utilizada geralmente para queimas de estoque.
Descontos gradativos
Assim como o “pague 2 e leve 3”, essa promoção busca incentivar o consumidor a comprar um pouco mais. Com descontos gradativos, o cliente faz um bom negócio, ao levar mais itens gastando menos, e o lojista aproveita para vender produtos parados há algum tempo no estoque.
Desconto para produtos selecionados
Assim como nos casos anteriores, se o problema é estoque antigo parado, a melhor opção é liquidar determinados itens com promoções.
Fazer etiquetas coloridas com a indicação de descontos é um grande atrativo para clientes. Além disso, pode tornar a compra mais divertida, fazendo com que o consumidor busque encontrar todas as opções de desconto.
Frete grátis em compras online
Para movimentar as compras através de site, é importante se destacar. A oferta online é muito grande e para sair a frente, o lojista deve criar promoções melhores que da concorrência.
As opções mais valorizadas por consumidores online são valores de frete e tempo de entrega. Oferecendo frete grátis, o lojista garante a satisfação do cliente, sem grandes impactos econômicos.
Agora que você já sabe como colocar suas ideias em prática, que tal contar um pouco sobre a sua experiência com promoções? Comente abaixo o que você aprendeu! E se deseja começar a vender pelo crediário na sua loja conheça a Tidas e a Servipa.