Quais cuidados e práticas adotar para vender pelo Whatsapp

Quais cuidados e práticas adotar para vender pelo Whatsapp

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Vender pelo Whatsapp é uma ótima alternativa para os comerciantes, principalmente se considerarmos o aumento das vendas online nos últimos tempos e a mudança no comportamento do consumidor. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados e ser estratégico para garantir um bom processo de vendas.

Manter uma comunicação personalizada, enviar mensagens com determinada frequência e explorar os recursos da plataforma da melhor forma são algumas das boas práticas que devem ser adotadas para garantir vendas e fidelizar os clientes. Você tem feito tudo isso?

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para otimizar suas vendas através  do Whatsapp. Acompanhe a seguir!

Mantenha cuidado com a sua imagem

Em primeiro lugar, lembre-se de trabalhar sua identidade visual na plataforma. Para a foto de perfil, por exemplo, adote a logomarca da sua loja. Além disso, evite compartilhar fotos que sejam da sua vida pessoal e particular. Priorize, no Whatsapp, apenas assuntos e imagens relacionadas ao seu negócio.

Cuidado com o excesso! 

Outro ponto que você deve considerar ao vender pelo Whatsapp é tomar cuidado com o excesso de mensagens ao manter a comunicação com os clientes. Garantir a constância, levando informações e conteúdo de qualidade, é importante, contudo, invadir o celular do cliente com mensagens excessivas pode causar desconexão e, consequentemente, perda de vendas.

Portanto, lembre-se de manter cautela no envio. E, para garantir a satisfação dos clientes, peça a autorização deles antes de começar a enviar suas mensagens. Caso contrário, você também trará uma imagem negativa à sua loja. 

Aproveite as ferramentas do Whatsapp

Ao vender pelo Whatsapp tenha em mente que você deve aproveitar o melhor que a plataforma tem a oferecer. Isso inclui, então, conhecer as funcionalidades e utilizá-las da melhor forma. 

 Whatsapp Business

O Whatsapp Business é uma versão do aplicativo voltada exclusivamente para os negócios. Por lá, você tem acesso a várias vantagens. É possível inserir a localização da sua loja, seu horário de atendimento, mensagens automáticas de ausência ou algo do tipo, além de um catálogo com os seus produtos ou serviços. 

Use o status

Uma das ferramentas disponíveis no Whatsapp é o status. Nele, você pode compartilhar algumas informações, promoções, fotos, entre outras coisas. Mas lembre-se: ao apresentar os produtos, seja bastante descritivo, com informações bem detalhadas e completas.

É uma boa forma de apresentar o produto e a loja ao cliente, sem enchê-lo de mensagens privadas. Considere, assim, usar a função para compartilhar conteúdos interessantes, ofertas e até mesmo os bastidores – algo que aproxima bastante os clientes do processo da loja.

Use as listas de transmissão

Outra funcionalidade do Whatsapp é a lista de transmissão. Exclua aquela ideia de criar um grupo com todos os seus clientes. Isso se tornaria uma outra forma de invadir o universo dele, desconectá-lo e perturbá-lo com um grupo de mensagens que talvez o desinteresse.

É justamente para ajudar no envio de mensagens para várias pessoas de uma vez só que existe a lista de transmissão. Para acessá-la, basta abrir o Whatsapp, acessar os três pontinhos que ficam na barra superior e clicar em “Nova transmissão”. 

Ao fazer isso, você conseguirá selecionar quais contatos você deseja enviar a mensagem. E, em seguida, comunicar com todos de uma vez, mas enviando mensagens separadamente. 

Segmente seus clientes 

Para ajudar na seleção dos contatos no momento de fazer uma lista de transmissão, você pode pensar em segmentar seu público e inserir palavras no nome do contato deles que identifiquem esses segmentos. 

Você pode pensar, por exemplo, se seus clientes têm interesses diferentes, se há subnichos dentro do seu comércio ou mesmo se eles estão em estágios diferentes de relacionamento com a marca. Pense, então, no funil de vendas, separando os clientes que já compraram dos outros que ainda estão pensando sobre adquirir os produtos.

Estabeleça uma frequência de mensagens

Como qualquer outra estratégia de mídias sociais, ao vender pelo Whatsapp, você também precisa estabelecer certa frequência no envio de mensagens. Mas sempre se lembre de tomar cuidado com o excesso

Para definir um cronograma, analise que tipo de mensagem sua loja pode mandar. E, nesse caso, considere entregar conteúdo de qualidade.

Entregue conteúdo de qualidade que conecte os clientes

Ao enviar mensagens diretamente no Whatsapp dos clientes, lembre-se que você está estabelecendo um relacionamento próximo e cada vez mais pessoal. Então, aposte na personalização das mensagens de acordo com o segmento dos clientes. 

Além disso, procure mandar mais que promoções, vendas e ofertas, leve algo que agregue ao consumidor e que desperte seu interesse. 

Uma das possibilidades é responder às dúvidas mais comuns que costumam aparecer entre seus clientes e levar conteúdos que os ajudem de alguma forma. 

Crie campanha de vendas

É claro que ao falar de vender pelo Whatsapp, não podemos deixar de citar as campanhas de vendas. Porém, para fazer isso, seja criativo. 

Crie campanhas utilizando, de forma ética, uma linguagem chamativa e persuasiva, que tragam o cliente para perto e despertem seu interesse pelos seus produtos. Considere, portanto, estudar um pouco sobre os gatilhos mentais, como os de urgência, escassez ou reciprocidade.

Para a reciprocidade, por exemplo, se você oferece um serviço, você pode usar alguma espécie de amostra/teste grátis. Já para o de urgência, você pode fazer uma oferta que dure poucos dias. Esbanje sua criatividade e aja com cautela!

Use as outras redes sociais para fortalecer 

Para garantir a construção de um relacionamento consistente com o cliente, use as outras redes sociais para fortalecer a comunicação da sua loja. Mantenha a consistência nas publicações e aproveita para divulgar o número do Whatsapp do seu negócio por lá.

Atente-se ao momento pós-venda

Um erro comum ao vender online e que você deve tomar cuidado é desconsiderar o momento pós-venda. Muitas pessoas, depois de vender, deixam de lado os clientes sem garantir que o relacionamento permaneça mesmo depois da compra. 

Portanto, o conselho é ter maior atenção com o momento pós-venda. Procure maneiras de continuar o relacionamento com o consumidor, mesmo depois de vender. Você pode, por exemplo, enviar mensagens perguntando sobre sua satisfação com o produto ou serviço, tirar dúvidas comuns, entre outras inúmeras possibilidades.

Dessa forma, você fideliza os clientes, garantindo satisfação e fazendo-os verdadeiros defensores e propagadores da sua marca. 

Ofereça diferentes meios de pagamentos

Por fim, para vender pelo Whatsapp e manter os números crescentes, ofereça diferentes formas de pagamento. Desse modo, você conseguirá atender diferentes públicos e, então, mais vendas. 

Assim, analise quais são os melhores meios de pagamento para sua loja. Uma grande propostas para alavancar seu comércio é oferecer crediário. Essa forma de pagamento evidencia a confiança nos clientes por parte da sua loja e permite que muitas pessoas que não possuem crédito, por exemplo, consigam ter acesso aos seus produtos. Com isso, todos saem ganhando. 

Se sua preocupação for em relação à segurança do crediário, fique tranquilo. A segurança é garantida com os órgãos de proteção ao crédito!

 

Agora que você já sabe quais boas práticas adotar, que tal colocá-las em prática? Conte-nos sua experiência aqui nos comentários!

Publicado por: Milton Goetten de Lima