Por que lojas com crediário próprio se destacam no mercado?

Por que lojas com crediário próprio se destacam no mercado?

O brasileiro está cada vez mais cauteloso na hora de comprar no varejo. Antes de adquirir algum produto, o consumidor acaba sempre pensando no limite do cartão de crédito e em quanto dinheiro ainda pode gastar no mês.

Nesse contexto, as lojas com crediário próprio têm em suas mãos a ferramenta ideal para driblar tais dificuldades e aumentar as vendas.

Por diversas razões, esta modalidade de pagamento é muito procurada pelos clientes e extremamente benéfica para lojistas de todos os segmentos.

Vantagens das lojas com crediário próprio

Oferecer boas opções de pagamento é uma das melhores formas de fidelizar clientes. Em tempos de crise isso se torna ainda mais essencial, já que boa parte da população tem seu poder de compra reduzido.

Por isso, lojas com crediário próprio saem na frente, oferecendo boas oportunidades para o consumidor.

Confira a seguir cinco motivos que tornam essa forma de pagamento muito atrativa para o cliente e entenda por que ela pode impulsionar o seu negócio:

1- Melhora a negociação com o cliente

A compra em parcelas é a opção para quem deseja adquirir um produto de maior valor, mas não tem todo o dinheiro no momento. Em vez de fazer um grande gasto de uma vez, este consumidor pode dividir o pagamento em parcelas menores ao longo de meses.

É claro que ele vai preferir que a divisão de parcelas seja feita da maneira mais confortável possível.

Nesse ponto, infelizmente, a negociação com cartões de crédito é muito limitada. Para aprovar o crédito a loja depende não só da financeira, mas também da operadora do cartão.

Quem opta por comprar no cartão geralmente tem opções de parcelamento mais restritas e ainda enfrenta juros bastante altos.

Portanto, se a sua loja parcelar apenas no cartão, em algumas situações o cliente simplesmente vai preferir não comprar e procurar outro lugar onde possa negociar com mais liberdade.

Esse é um problema que as lojas com crediário próprio definitivamente não enfrentam.

Contando com as ferramentas certas, em poucos segundos o próprio comerciante consegue definir o número de parcelas para o pagamento.

Além disso, pode negociar diretamente com o consumidor. Seja para quitar uma dívida ou encontrar condições melhores para uma compra de valor mais alto, o empresário tem total controle das suas vantagens.

As chances de o cliente fechar a compra e ficar satisfeito com a facilidade de pagamento são bem maiores.

2- Oferece opção de parcelamento fora do cartão de crédito

O número de parcelas nem sempre é o problema. Mas o limite do cartão e os juros, sim.

Por causa deles, muitos consumidores já sofreram com endividamento em outras oportunidades.

Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) o cartão de crédito é o responsável por 78,4% das dívidas. Percebendo isso, os brasileiros estão ficando mais cautelosos e guardando o cartão de crédito para emergências.

Na realidade, grande parte deles não usa o cartão de crédito de maneira alguma. Segundo as estatísticas, 96% dos brasileiros preferem pagar com dinheiro em espécie do que usar cartões desse tipo. Mas isso limita bastante as opções de parcelamento.

O que podemos concluir diante desses dados?

Que lojistas que confiam somente no crédito para parcelar compras tendem a perder clientes ou sofrer com quedas no ticket médio de vendas.

E que, enquanto isso, lojas com crediário próprio conseguem chamar a atenção desse público por meio de novas opções de parcelamento.

3- Atende públicos de diversos nichos

Sua loja atende os mais diversos tipos de clientes, não é mesmo? Por isso, as opções de pagamento precisam ser igualmente democráticas.

Pesquisas indicam que o crediário é uma forma de pagamento utilizada por praticamente todo mundo, mesmo que em proporções diferentes de acordo com a compra.

O crediário é o queridinho das mulheres, que correspondem a pouco mais de 76% das compras com esse tipo de pagamento. O setor de vestuário costuma ser o que mais se beneficia no crediário, com 31,8% das compras.

Mas consumidores também escolhem lojas com crediário próprio para comprar serviços, produtos ou serviços de saúde, calçados, móveis, entre outros. A procura por crediário está crescendo em todos os setores e cabe aos lojistas aproveitar esse aumento.

Engana-se quem pensa que não precisa oferecer o crediário por falta de interesse do público. Considerando as vantagens que essa modalidade de pagamento tem a oferecer, boa parte do público vai aproveitá-la.

4- Estimula novas compras mesmo em crise

Imagine um cliente fazendo uma compra no cartão de débito ou em dinheiro. Ele só pode pagar em uma parcela, então limita-se à quantidade de dinheiro que tem na carteira ou na conta naquele momento.

Além disso, ele sabe que esse dinheiro precisa durar o restante do mês e não pode gastar em produtos supérfluos.

Será que o ticket médio nas compras desse cliente é alto?

Dificilmente.

Pessoas que compram à vista geralmente adquirem somente o necessário e pensam muito antes de fazer outra compra. Mesmo assim, ainda tem muito lojista que prefere vender à vista a investir no crediário.

O mesmo questionamento vale quem parcela com cartão de crédito, pois o cliente sempre considera quanto resta do limite do cartão e qual a possibilidade de conseguir pagar a fatura do mês.

Com o crediário é tudo mais simples.

Por oferecer um parcelamento mais flexível e com menos juros, as compras por impulso ficam mais comuns. Sabendo que é possível parcelar com menos juros, o ticket médio de venda por cliente também tende a aumentar.

A maioria das lojas com crediário próprio permitem o pagamento das parcelas apenas no ponto de venda. Assim, sempre que o consumidor volta para pagar existe a chance de fazer uma nova venda.

Isso é especialmente verdadeiro para lojas que trabalham com sistema de fidelidade, oferecendo descontos e vantagens em cada compra.

5- Destacam-se da concorrência

Atualmente,  37% dos consumidores buscam lojas com crediário próprio para compras parceladas. Outros 14% só compram parcelado no crediário porque não têm cartão de crédito ou cheque.

Isso mostra que as vendas no crediário estão crescendo.

Será que seu negócio está pronto para atender essa demanda?

O crediário pode ser um dos fatores essenciais que está faltando para sua loja realmente se destacar da concorrência.

Mesmo que seus preços não sejam os mais competitivos na região, oferecer melhores opções de pagamento pode compensar a diferença.

Rede Brasil: crediário moderno e com segurança

Acredito que você já conseguiu entender que o crediário próprio é a ferramenta ideal para aumentar as vendas na sua loja.

Contudo, ainda pode restar uma dúvida:

Como controlar a inadimplência sem confiar em uma financeira para gerir o crédito?

Além de ser uma tarefa menos complicada do que parece, você não precisa se submeter aos juros abusivos dos cartões de crédito.

A Rede Brasil oferece soluções tecnológicas e modernas para lojas que desejam trabalhar com crediário como modalidade de pagamento.

Através de uma análise de crédito eficiente, é possível diminuir os níveis de inadimplência do seu negócio e melhorar muito as vendas. Nós sabemos como isso é possível.

Gostou da leitura sobre os ganhos das lojas com crediário próprio? Temos mais conteúdo relevante aqui no blog da Rede Brasil Crediário para aumentar as receitas do seu negócio. Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro dessas oportunidades!

Publicado por: Rede Brasil Crediário