datas comemorativas

9 Segredos para aumentar as vendas nas Datas Comemorativas

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para alavancar as vendas do comércio. Com o planejamento de marketing adequado, é possível realizar ações de acordo com a data e, desta forma, atrair diversos tipos de público.

Além de melhorar o atendimento, treinar as equipes e contar com produtos de qualidade, existem outras ações que permitem aproveitar ao máximo as datas sazonais. Seja realizando promoções ou preparando melhor o estoque, o que importa é não perder essa oportunidade de aumentar as vendas e, principalmente, os resultados.

Confira abaixo o passo a passo para se organizar e, com isso, aproveitar as melhores épocas do ano. Boa leitura!

9 Dicas para vender mais em datas comemorativas

Analise o histórico das datas

Não são todas as datas comemorativas que oferecem benefícios aos negócios. O ideal é avaliar o histórico de vendas nas datas mais representativas para o mercado e, a partir daí, criar um plano de vendas para o ano vigente.

Avalie datas como:

  • Páscoa;
  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados;
  • Dia dos pais;
  • Dia das crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Caso em uma delas não costuma haver alteração no movimento, por exemplo, você pode desenvolver um planejamento mais “agressivo” visando impactar mais seus clientes. Esses dados são importantes também para adequar o estoque de forma a não sobrar nem faltar produtos para suprir a demanda. 

Logo, pergunte-se quais datas oferecem melhores resultados e quais são menos vantajosas. Sabendo disso, é hora de se planejar!

Planeje as ações com antecedência

Realizar ações de última hora e de forma desorganizada tendem a não surtir o efeito desejado. Isso porque é preciso ter tempo para avaliar questões importantes, como:

  • Estoque;
  • Promoções;
  • Marketing.

Desta forma, o planejamento é fator-chave para obter sucesso em datas comemorativas. O ideal é fazer uma programação anual e, no máximo, um mês antes já estar com a campanha nas ruas. Pense, também, em estratégias de acordo com o seu público.

Tudo isso deve ser colocado no “papel” para que haja tempo hábil para todos se organizarem.

Ofereça descontos especiais

Mesmo que as pessoas estejam propícias a gastarem mais durante as datas comemorativas, elas também ficam de olho nas melhores oportunidades. Logo, comerciantes que oferecem bons descontos têm mais chances de aumentarem suas vendas.

Existem várias formas de cativar a clientela. As mais comuns são:

  • Preço especial nas peças com etiqueta colorida;
  • Compre 2 produtos e leve 3;
  • Adquirindo 2 itens, o segundo sai pela metade do preço.

Além de atraírem uma quantidade maior de clientes, as promoções também ajudam a elevar o ticket médio.

Decore o ambiente de acordo com a data

A ambientação da loja é outro grande diferencial nas datas comemorativas. Uma decoração temática, assim como uma música ambiente agradável, pode atrair novos clientes e elevar as chances de realizar vendas.  

A fachada e a vitrine são cartões de visita e, portanto, devem refletir o conceito da marca e enaltecer as vantagens especiais criadas exclusivamente para o período. Segundo o Sebrae, uma vitrine bem montada pode elevar as chances de compra em 40%.

Outra dica importante é pensar na trajetória que o consumidor faz ao entrar no estabelecimento. Disponha os produtos de forma a ficarem o mais acessíveis possível – dando prioridade para aqueles que se deseja vender mais.

Organize o seu estoque

De que adianta organizar toda a estrutura da loja pensando na sazonalidade do mercado se o estoque não for preparado para atender os consumidores? 

Faça uma análise dos produtos mais vendidos ou os que serão ofertados por preços especiais e aumente a sua quantidade no estoque.

Para evitar imprevistos, fique atento aos prazos dados pelos fornecedores e faça o pedido com antecedência.

Faça uma divulgação efetiva

Para que qualquer ação de marketing funcione, é preciso que as pessoas fiquem sabendo. Ou seja: se você deseja que os consumidores saibam que haverá promoção especial em determinada data comemorativa, é preciso contar para eles.

Existem várias alternativas que podem ser utilizadas para a divulgação. Além das mídias tradicionais, como rádio e outdoor, é essencial agir no meio digital. Você pode, por exemplo, enviar e-mail marketing e SMS.

Fazer posts nas redes sociais também é imprescindível. Hoje, o Brasil já ocupa a segunda colocação entre os países cuja população mais passa tempo em redes sociais. Logo, se os seus clientes estão conectados, você também deve estar.

Ainda pensando no marketing digital, é possível fazer anúncios patrocinados no Facebook, Instagram ou Google. Eles possibilitam fazer publicidade de forma segmentada sem gastar muito.

Lembre-se, porém, que as ações não podem ser realizadas somente nos dias que antecedem as datas comemorativas. Os clientes precisam de tempo para se organizar e decidir pela compra. 

Priorize seus clientes antigos

Além de divulgar as promoções especiais para o público em geral, é preciso dedicar um tempo aos clientes fiéis, como os que realizam compras através de crediário. Isso porque eles fazem parte de uma base de compradores recorrentes, pela facilidade que têm no pagamento.

Envie uma mensagem personalizada informando que haverá ações especiais pensando nas datas comemorativas e convide-os a fazer uma visita. Seja criativo também nas mensagens enviadas na data em si, de forma a fortalecer e fixar a marca na sua mente. 

Prepare a sua equipe

Por mais que a loja ofereça produtos ótimos, valores atrativos e tenha realizado uma divulgação eficiente, se o atendimento for ruim, tudo isso irá por água abaixo. 

Na hora de recrutar seus profissionais, certifique-se que eles possuem o perfil necessário para atuar no atendimento e venda. Também é importante investir em treinamento constante – principalmente nos momentos de grande procura.

Durante as datas comemorativas, crie alternativas para mantê-los motivados, como oferecer benefícios por resultados obtidos.

Alguns lojistas costumam buscar funcionários temporários para garantir o atendimento de qualidade nesses períodos. É essencial, porém, que eles sejam capacitados adequadamente para evitar que a sua marca seja prejudicada.

Facilite o pagamento dos clientes

Outra maneira de aumentar as vendas nas datas comemorativas é oferecer facilidades no pagamento, como o parcelamento através do crediário. Desta forma, os clientes se sentirão mais confortáveis para realizar uma compra maior.

Lembre-se que, quando mais comodidades você oferece aos seus clientes, maiores são as chances de comprarem na sua loja e de se tornarem fiéis.

Quer mais dicas para melhorar as vendas na sua loja? Acesse o nosso blog e confira nossos conteúdos exclusivos! 

Ebook fidelizar clientes

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *