8 dicas de redes sociais para lojas pequenas e médias

8 dicas de redes sociais para lojas pequenas e médias

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As transformações e os avanços tecnológicos estão modificando, cada vez mais, os processos de compra e venda. Quanto mais canais digitais as lojas estiverem presentes, maiores são as chances de se relacionarem com seus clientes e, ao mesmo tempo, compreenderem suas necessidades.

É nesse cenário que as redes sociais se destacam. Tratam-se de ferramentas fundamentais para interagir com usuários e tornar a empresa mais visível, pontos fundamentais para vender mais!

De acordo com o relatório “Digital in 2017”, somente no Brasil, cerca de 140 milhões de pessoas utilizam as redes sociais diariamente. Isso equivale a 58% da população.

Através das redes sociais, as lojas podem divulgar seus produtos, criar promoções e fortalecer sua marca. Elas também são excelentes canais de atendimento ao cliente. Através dos comentários, é possível medir a satisfação e dialogar com pessoas de qualquer localização.

As redes sociais também têm outro papel essencial, que é o de comercialização. Com elas, as lojas passam a ter uma página virtual que permite realizar venda direta com muito mais agilidade.

Caso você ainda não saiba como utilizar esse canal a seu favor, mostraremos algumas dicas de redes sociais que irão agregar muito no seu negócio. Continuando a leitura você verá, por exemplo, como vender no Facebook e no Instagram – plataformas que, no Brasil, possuem um volume maior de usuários. Boa leitura!

8 dicas de como usar as redes sociais para vender mais e melhor

Facebook

O Facebook é a rede social líder no mundo todo. O Brasil é o terceiro país que mais o utiliza, com 130 milhões de usuários. Mas como atingir esse público amplo e aumentar o volume de vendas do seu negócio? Confira!

1. Crie uma fanpage personalizada

O Facebook permite a criação de páginas empresariais. Nela, você não adiciona usuários, eles é que o seguem. O ideal é criar um design harmônico e visualmente atrativo.

Dê preferência por fotografias ou artes de alta qualidade e revise bem o conteúdo compartilhado. Inclusive, a linguagem e o estilo dos seus textos devem ser adequados ao seu público-alvo – a fim de criar uma conexão.

Lembre-se que a página vai ser o cartão de visita da sua empresa. Portanto, a imagem transmitida é aquela que ficará fixada à marca.

2. Compartilhe conteúdos ricos com frequência

Uma das dicas de redes sociais mais importantes diz respeito à frequência das publicações. É essencial tornar a fanpage interessante, relevante e, principalmente, engajadora. Isso não fará você somente aumentar o volume de vendas, mas se tornará referência no segmento de atuação.

Entre uma divulgação de produto e outra, publique dicas, tendências, novidades e frases motivacionais. Esse tipo de informação gera compartilhamentos – aumentando o alcance da marca.

3 – Divulgue seus produtos no marketplace

Publicar e vender produtos da loja virtual no marketplace do Facebook é uma alternativa de como usar redes sociais no varejo. Algumas plataformas de e-commerce permitem a integração com esse canal, permitindo um controle maior sobre estoque e pagamento, por exemplo.

Para aumentar o acesso aos produtos, invista também no Facebook Ads, que é uma forma de impulsionar publicações através de anúncios pagos. É simples de usar e gera bons resultados, visto que permite fazer campanhas segmentadas.

Instagram

Essa plataforma de compartilhamento de imagens já conta com mais de 72 milhões de usuários no Brasil, ficando atrás somente da Índia e dos Estados Unidos. Mas como utilizar essa plataforma para melhorar as vendas de uma loja?

4 – Diversifique suas publicações

Publicar somente imagens de produtos e serviços não é o caminho ideal para quem quer saber como vender no Instagram. Por ser uma rede social mais descontraída, permite o compartilhamento de:

  • Momentos descontraídos entre as equipes;
  • Fotos de bastidores;
  • Imagens de eventos promovidos pela loja.

Não esqueça de criar hashtags relacionadas ao seu negócio e adicionar aquelas que estejam em alta na plataforma e que remetem ao produto.

5 – Converse com seus clientes

Existem outras dicas para vender mais nas redes sociais, como atender clientes no Instagram. Seja respondendo comentários ou esclarecendo dúvidas no direct, dê a atenção que ele merece!

Por mais simples que possa parecer, muitas empresas não fazem isso e acabam perdendo os clientes para a concorrência.

6 – Use o Stories

A ferramenta do Instagram mais utilizada é o Stories, que são publicações que ficam disponíveis para visualização por 24 horas. Esse espaço pode ser utilizado para reforçar conceitos, compartilhar momentos da loja ou mesmo contar novidades exclusivas.

YouTube

O YouTube é uma ótima rede social para compartilhar informações de produtos de forma mais detalhada. As dicas para criar vídeos e vender mais através dessa rede social são:

7 – Fique atento à qualidade da imagem e do som

Não é preciso ter uma câmera profissional para gravar vídeos e publicar no YouTube. Nada disso! Atualmente, é possível filmar com o próprio celular e editar em aplicativos simples.

Essa facilidade, porém, não significa que a qualidade do material deve ser deixada de lado. É essencial contar com boas imagens e sons.

8 – Otimize as palavras-chave

Para que os vídeos publicados no YouTube sejam facilmente encontrados, é importante escolher bem o título, a descrição e as palavras-chave. Somente assim o material aparecerá nas buscas.

Outra dica para as redes sociais: trabalhe as plataformas em conjunto. Compartilhe, por exemplo, os vídeos do YouTube no Facebook e incentive os usuários desta rede social a seguir o Instagram para ficar por dentro das novidades da loja.

Esteja presente nas redes sociais!

Para quem deseja vender mais e melhor, assim como relacionar-se com seus clientes, a principal dica é: se faça presente nas redes sociais. Elas permitem realizar a venda direta de produtos, fortalecer a marca e, principalmente, ampliar o relacionamento com os seus clientes.

Não é obrigatório, porém, estar presente em todas as redes sociais. Avalie onde está o seu público e direcione suas energias para ela.

Essas dicas de redes sociais foram úteis para a sua loja? Aproveite e leia também se vale a pena incentivar o cliente a comprar no crediário!

Publicado por: Milton Goetten de Lima