Como controlar um estoque de loja?
|

Como controlar um estoque de loja?

Sabe como controlar o estoque da sua loja? E sabe qual a importância da sua loja ter um estoque bem organizado? Clique aqui e confira o artigo completo da semana.

Você já parou para refletir sobre a importância de manter o estoque em dia e sempre organizado? Parece simples, mas essa é uma parte dos cuidados que você deve ter.

O controle de estoque é uma tarefa essencial para o sucesso de qualquer negócio que lida com produtos físicos. Afinal, uma gestão eficiente do estoque permite que a loja tenha uma visão clara do que tem disponível, evitando, assim, a falta ou excesso de produtos, o que pode levar a perdas financeiras e até frustrações para os clientes.

No caso das lojas, que precisam manter um fluxo constante de produtos para atender os seus clientes, o controle de estoque se torna ainda mais importante. Então, para garantir que a loja tenha sempre produtos suficientes para atender a demanda dos clientes, sem correr o risco de ficar com excesso de mercadorias paradas no estoque, é preciso implementar um bom sistema de controle de estoque.

Pensando nisso, nós da Rede Brasil Crediário preparamos um material completo para te ajudar a compreender quais são as melhores técnicas de controle de estoque e também quais as melhores formas de se organizar. Continue e confira já. 

Os benefícios do controle e organização de estoque:

Existem muitos lojistas que consideram o estoque apenas uma dispensa em que se guarda produtos e não tomam cuidados simples. Porém, essa é uma atitude que afeta diretamente na organização, nas vendas, no atendimento ao cliente e, por consequência, no fluxo de caixa. 

Por mais que o estoque seja o local onde você guarda os seus produtos, ele precisa de organização para você compreender quais produtos têm mais saída, quais precisam ser repostos, quais possíveis promoções você pode criar. Enfim, são muitas coisas interligadas. Ao compreendermos isso, percebemos que existem benefícios no controle e organização de estoque. Entre os principais, podemos listar:

  • Evita a perda de mercadorias;
  • Otimiza o tempo dos vendedores na busca de um produto;
  • Ajuda a compreender mais facilmente o que precisa ser reposto;
  • Evita a venda de mercadorias com estoque negativo;
  • Gera relatórios de estoque muito mais confiáveis. 

Lembre-se sempre que, quando se tem uma gestão de estoque bem organizada, até mesmo a saúde financeira da sua empresa tende a melhorar. Além disso, as vendas fluem com mais facilidade e todos processos de organização ficam mais eficientes. 

10 passos fundamentais para organizar o estoque:

Como falamos anteriormente, aderir às boas práticas de organização e controle de estoque vão proporcionar benefícios para a sua loja e ainda dar suporte para ter mais previsibilidade para frente. Pensando nisso, separamos 10 dicas para te ajudar:

  1. Identifique os produtos:

Faça um inventário completo com todos os produtos que estão disponíveis no estoque. Assim, você terá conhecimento exato do que está disponível.

  1. Defina um método de controle de estoque:

Escolha um sistema de gestão que atenda às necessidades da sua loja, que pode ser desde um simples registro manual até um software especializado.

  1. Defina um espaço para o estoque:

Escolha um espaço adequado para armazenar os produtos, considerando fatores como espaço físico, temperatura, umidade, entre outros.

  1. Defina um layout para o estoque:

A organização é fundamental. Por isso, organize os produtos de forma estratégica, para facilitar a identificação e a retirada de cada item.

  1. Padronize as embalagens: 

Escolha um padrão de embalagem para os produtos, para evitar confusões e facilitar o controle.

  1. Estabeleça um controle de entrada e saída de produtos:

Registre todas as entradas e saídas de produtos no sistema de gestão, para manter um controle rigoroso do estoque.

  1. Estabeleça um controle de validade: 

Caso necessário, identifique a validade dos produtos e estabeleça um controle para retirar os produtos que estão vencidos.

  1. Realize inventários periódicos: 

Faça contagens periódicas para verificar se o estoque está em conformidade com o que está registrado no sistema de gestão.

  1. Mantenha o estoque limpo e organizado:

Organize o estoque de forma que os produtos estejam sempre limpos e em boas condições de uso.

  1. Treine os funcionários:

Treine os funcionários que irão trabalhar com o estoque, para que eles saibam como manusear os produtos e realizar o controle de forma eficiente.

Agora que você sabe desses passos, já deve estar preparado para coordenar seu estoque e também compreender a importância de dar atenção para ele na sua loja

Lembre-se que o bom conhecimento sempre pode te ajudar a melhorar os seus resultados. Por isso, te convidamos para conferir o nosso blog que está recheado de dicas para lojistas que podem ser úteis para as vendas e o sucesso da sua loja. Clique aqui e confira

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para conversar com um de nossos especialistas. Clique aqui e faça um orçamento com o time da Rede Brasil Crediário!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *