Como administrar uma loja de móveis?
Você sabe como administrar uma loja de móveis? Esse é um assunto sério e que merece uma atenção dos empresários desse ramo. Quer saber mais? Continue aqui.
Será que a responsabilidade de administrar uma loja é tudo a mesma coisa? Já parou para pensar nos compromissos, nas necessidades de uma gestão de móveis?
Gostamos sempre de enfatizar para os nossos clientes desse meio que, saber administrar uma loja de móveis vai muito além de apenas manter as despesas inferiores às receitas: é importantíssimo aprender a traçar metas, contratar um bom time e ainda assim ser capaz de oferecer as melhores soluções aos consumidores.
Quer dominar esse assunto? Confira o artigo da Rede Brasil Crediário. Ótima leitura!
Comece entendendo tudo sobre o seu negócio
Você sabia que os móveis são considerados uma forma de arte decorativa? Com as mais variadas aparências e valores, eles são objetos que precisam ter alta qualidade e alto valor agregado. Além disso, além de ter um papel extremamente funcional no dia a dia de todas as pessoas, podem também servir para os diferentes propósitos.
De acordo com os anos, cada vez mais os móveis têm se adaptado às necessidades humanas e, atualmente, eles podem ser personalizados, dos mais variados tamanhos e até mesmo serem considerados peças importantes e artigos luxuosos.
Pare e pense: todos querem ter uma casa, um lar, um escritório, ou seja, um ambiente no qual se identifique e que também atenda às suas necessidades. É aí que o seu empreendimento pode entrar como uma necessidade para as pessoas.
Não venda simplesmente móveis, venda estilo de vida
Ao compreender as melhores formas de vender uma ideia de estilo de vida e não somente um objeto, mais você consegue melhorar as vendas do seu negócio. A partir de um ideal de estilo de vida, você consegue se destacar ainda mais no ramo.
No momento em que você aprende a se destacar, é fundamental pensar em gestão.
Como administrar uma loja de móveis?
Os negócios que envolvem o varejo e que lidam diretamente com produtos e pessoas precisam de uma atenção muito especial em relação à sua gestão. Esse é um ponto que sempre enfatizamos e que também repetimos sobre sua importância.
Quer saber como gerenciar da melhor forma possível uma loja de móveis, confira:
1. TENHA UM BOM PLANEJAMENTO:
Esse é o princípio de qualquer negócio bem sucedido. Saber administrar uma loja vai muito além de arrecadar mais dinheiro do que você gasta. É preciso saber qual caminho você quer chegar e, para isso, qual o melhor caminho que você deve seguir.
Para isso é importante criar objetivos e planejamentos de curto, médio e longo prazo. Afinal, são muitos pontos que se mantêm em segurança com o planejamento.
2. FAÇA UM CONTROLE DE ESTOQUE EFICIENTE:
Saber o que você tem em loja, quais peças saem com mais frequência e quais estão encalhadas é uma organização fundamental para qualquer tipo de empreendimento.
Por mais que seja “apenas” o local onde você guarda os produtos, ele precisa de organização para você compreender quais produtos têm mais saída, quais precisam ser repostos, quais promoções você vai criar. Enfim, são muitas coisas interligadas.
Existem uma série de benefícios no controle e organização de estoque. Entre os principais:
- Evita a perda de mercadorias;
- Otimiza o tempo dos vendedores na busca de um produto;
- Ajuda a compreender mais facilmente o que precisa ser reposto;
- Evita a venda de mercadorias com estoque negativo;
- Gera relatórios de estoque muito mais confiáveis.
Confira nosso e-book sobre Organização e Gerenciamento de estoque clicando aqui.
3. SAIBA PRECIFICAR AS SUAS MERCADORIAS:
É totalmente possível que uma loja venda bem, mas que não tenha lucro. Isso acontece quando o gestor não sabe precificar corretamente as suas mercadorias.
O valor que você cobra pelos seus móveis deve cobrir todos os gastos que você teve para que eles estejam disponíveis para os clientes. Isso inclui desde mão de obra, entrega, deslocamento, funcionários, aluguel, conta de luz. Absolutamente tudo isso.
Lembre-se que, enquanto preços excessivamente baixos não te proporcionam uma margem de lucro adequada, preços muito altos podem repelir os clientes. Por essa razão, é necessário encontrar o melhor equilíbrio na hora de precificar os produtos.
Você pode ter outras dicas de gestão aqui no blog da Rede Brasil Crediário por aqui.
Além disso, ao compreender mais sobre esse importante assunto na vida de empresários e empreendedores, você compreende cada vez mais o papel da gestão.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender como administrar uma loja de móveis.
Em caso de dúvidas, se sinta à vontade para conversar com um de nossos especialistas.