Gestão de crédito e cobrança no varejo: por que terceirizar esses serviços?

Gestão de crédito e cobrança no varejo: por que terceirizar esses serviços?

Terceirizar a concessão de crédito e a cobrança de devedores pode ser a melhor solução para quem deseja expandir sua operação de crediário sem perder o foco nas vendas.

Afinal de contas, ninguém abre uma loja com o objetivo de manter toda uma equipe de funcionários apenas para fazer análise de crédito ou cobrar clientes inadimplentes. 

Com certeza não era nisso que você pensava quando abriu a sua, não é mesmo?

Mesmo assim, muitos lojistas que vendem no crediário preferem administrar tudo isso “dentro de casa”.

Talvez por não saberem que é possível trabalhar com fornecedores especializados, talvez por receio de abrir seus dados para terceiros.

Seja como for, o fato é que eles acabam tendo que administrar tarefas complexas na gestão de crédito e cobrança, que demandam infraestrutura específica e mão de obra capacitada.

O problema é que essas tarefas são indispensáveis para o bom funcionamento de uma operação de crediário.

A solução? 

Contar com o trabalho de empresas com experiência comprovada nessas áreas.

Neste artigo, você vai entender melhor como funcionam os serviços de crédito e cobrança terceirizados e por que vale a pena procurar uma empresa especializada para administrar seu crediário. 

Vamos lá?

Terceirizando o risco de crédito

No varejo brasileiro, especialmente nas lojas mais tradicionais ou familiares, é muito comum começar a vender no crediário usando recursos próprios para conceder crédito ao consumidor.

Esse modelo pode funcionar enquanto o negócio está começando e o volume de crédito necessário ainda é pequeno. 

Mas se a intenção for expandir os negócios e aumentar as vendas, é preciso se preparar para um aumento equivalente na demanda por crédito. 

Contudo, muitas lojas demoram para perceber isso e acabam sufocadas financeiramente, pois têm que reservar grande parte de seus recursos para a concessão de crédito ao mesmo tempo em que precisam investir em estoque, estrutura física, marketing, mão de obra, etc. 

Além disso, é preciso considerar a elevada taxa de inadimplência no comércio e a necessidade de capital de giro para manter a operação funcionando, 

Ou seja: 

Hoje em dia, é muito arriscado para um lojista de médio porte manter um crediário com recursos próprios.

O melhor caminho é repassar o risco da concessão de crédito para uma empresa parceira, que ofereça diferentes opções para administrar a parte financeira da sua operação. 

Terceirizando o custo da cobrança

Você sabe muito bem que vender no crediário implica em lidar com atrasos no pagamento e clientes que simplesmente deixam de pagar suas prestações. 

Para não amargar um grande prejuízo, é preciso se organizar para cobrar esses valores o quanto antes. 

É justamente aí que começa a dor de cabeça do lojista.

Será que vale a pena montar uma estrutura dentro da empresa só para cuidar da cobrança? 

Dependendo do tamanho do seu negócio, será preciso estruturar uma pequena central de contato com devedores, com pessoas dedicadas somente a essa função.

Contudo, na maior parte das vezes, esse investimento todo não se justifica.

Existem empresas especializadas que podem cobrar os devedores para você e inclusive negativá-los automaticamente caso não respondam às tentativas de cobrança.

Suas equipes são especialmente treinadas para essa tarefa e orientadas para promover a recuperação do crédito, de modo que os clientes possam voltar a comprar na loja depois de acertarem suas pendências.

Não é muito melhor deixar esse trabalho todo com um parceiro terceirizado e se concentrar em vender e expandir sua rede?

A melhor solução para crédito e cobrança no varejo

As empresas que compõem a Rede Brasil Crediário são especialistas em fornecer soluções completas de crediário terceirizado, que podem ser implantadas em lojas de diferentes portes e segmentos.

Tanto a Tidas quanto a Servipa oferecem três planos de gestão, com opções para quem busca garantia de crédito, antecipação de recebimentos ou simplesmente uma ferramenta para administrar suas vendas a prazo.

Em todos eles, sua loja tem acesso a uma estrutura de cobrança terceirizada e a um sistema especializado em cadastro de clientes e análise de crédito.

Esse sistema de gestão permite acessar todas as informações sobre as vendas no crediário a qualquer momento, gerando relatórios detalhados que auxiliam a gestão de uma rede de lojas em tempo real. 

Os dados podem ser gerados por unidade e também de forma geral, o que permite tomar decisões mais rápidas e precisas na gestão do seu crediário.

Você também pode acompanhar todas as ações de cobrança que estão em andamento, além de consultar a situação de clientes específicos e conferir as promessas de pagamento feitas na loja.

Quer saber mais sobre as vantagens de terceirizar a gestão de crédito e cobrança na sua loja?

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Publicado por: Milton Goetten de Lima