Como vender no crediário com segurança?
O lojista precisa lidar com uma série de desafios para manter sua loja prosperando, como baixas sazonais nas vendas, flutuações na economia e margens apertadas. Isso tudo faz com que ele precise estar atento e se reinventar para manter a lucratividade do seu negócio.
É preciso otimizar esforços, reduzir custos, melhorar o desempenho da loja e aproveitar todo e qualquer recurso que lhe traga uma vantagem competitiva no mercado. Um deles é a oferta de crediário próprio nas lojas.
Com isso vem a questão: como vender no crediário com segurança?
O modo de pagamento traz muitos benefícios, como o aumento nas vendas e fidelização dos clientes. Porém muitos lojistas deixam de utilizar esse método valioso por receio da inadimplência. Logo, ficam paralisados em um mercado onde tudo muda constantemente.
Em meio à tantas mudanças, somente quem consegue se adaptar está em condições de prosperar. Afinal, ficar parado e perder oportunidades pode complicar os lucros do negócio. Então, se você quer aprender como vender no crediário com segurança, continue a leitura e aproveite!
Boas práticas sobre como vender no crediário com segurança
É verdade que existe inadimplência no crediário, mas também é um fato que os benefícios superam eventuais perdas advindas dos maus pagadores. E para que isso não seja um problema, é preciso que o lojista ofereça o crediário próprio do jeito certo.
Assim, ele garante confiança e se mantém competitivo no mercado, enquanto aumenta seu giro de estoque e faturamento.
Para que sua empresa aproveite ao máximo essa vantagem do crediário, é preciso que ela siga algumas boas práticas na hora de oferecê-lo. Desta forma, você garante o máximo de segurança contra a inadimplência e reduz riscos.
Confira a seguir algumas dicas sobre como vender no crediário!
Crie uma política de crédito e faça uma completa avaliação do cliente
Antes de oferecer o crediário é preciso ter estabelecido corretamente sua política. É importante criar regras claras sobre como a avaliação do perfil e a análise de crédito do cliente serão realizadas.
É de suma importância cobrir todos os aspectos necessários. Mas evite burocratizar muito o processo, isso faz com que o comprador se canse. Portanto, pré-estabeleça toda a sua política de venda no crediário, incluindo:
- Documentação necessária;
- Análise do histórico de compras do cliente;
- Métodos de cobrança;
- Consulta em serviços de análise de crédito, tais como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa Experian e Boa Vista
Além disso, incorpore uma avaliação do cliente que vá além da simples verificação de crédito. No entanto, esteja sempre de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e as Leis Civis.
Siga à risca, mas lembre-se, não abra exceções na hora de conceder o crédito!
Estabeleça uma política de cobrança efetiva
Ter uma estratégia de cobrança sólida é essencial para quem está na dúvida de como vender no crediário com segurança. Afinal, de nada adianta vender a prazo se a loja não souber como cobrar corretamente os seus clientes.
Contudo, muitas pessoas podem atrasar pagamentos por puro esquecimento e, se cobradas de uma forma inadequada, podem acabar se sentindo ofendidas. Assim, perde-se clientes e até mesmo corre-se o risco dele se tornar inadimplente por revolta.
Por isso, é importante que sua equipe de cobrança tenha treinamento e qualificação adequada. Isso inclui saber como cobrar os consumidores apropriadamente. E claro, sempre estabelecendo uma política de cobrança efetiva.
Assim, determine datas e prazos para mensagens de cobranças e lembre o vencimento via e-mail ou SMS. Utilizando uma estratégia de cobrança amigável e até mesmo prazos para início de recuperação por meios judiciais ou negativação de crédito.
Evite prejuízos, use a cobrança terceirizada
No item anterior explicamos a importância da estratégia de cobrança para quem deseja aprender a como vender no crediário com segurança.
No entanto, ela pode ser muito desafiadora para o lojista por diversas razões, como a necessidade de impessoalidade e grande capacidade no trato com o cliente.
Portanto, é possível utilizar uma administradora de crediário especializada. Opte por investir em um sistema terceirizado que lhe forneça toda a segurança e garantia necessária nas cobranças. Um exemplo de sistema deste tipo é o oferecido pela Rede Brasil Crediário (RBC).
A RBC tem todos os recursos necessários para lidar com as questões da venda no crediário. Dentre eles, uma equipe de especialistas altamente capacitados e recursos tecnológicos de ponta.
Este sistema permite que sua loja usufrua de todos os benefícios da venda sem lidar com a parte da cobrança. Além disso, sua empresa poderá ter um sistema de análise de risco e gestão financeira e garantia de recebimento mesmo que o cliente não pague em dia.
Esteja atento à realidade financeira da sua empresa
Conhecer a realidade financeira da sua empresa é imprescindível para saber como vender no crediário com o segurança. Afinal, como estabelecer o número de parcelas para as vendas a prazo se você não souber como está a saúde financeira do seu negócio?
Portanto, faça um planejamento financeiro e coloque tudo na ponta do lápis antes de liberar o número de parcelas e os limites para o cliente. É importante adequar esse número e o crédito concedido à realidade financeira da sua empresa.
Assim, você garante a saúde do seu caixa e evita que o tempo necessário para embolsar seus recebíveis lhe prejudique no curto prazo. Tenha em mente que é bom facilitar o pagamento para o cliente, mas é mais importante ainda ter capital suficiente para manter a empresa em dia com seus fornecedores e colaboradores!
Sabemos que manter este controle não é uma tarefa fácil, mas é necessário e pode ser feito com o uso da tecnologia certa.
Use a tecnologia como arma contra a inadimplência
A tecnologia é uma das maiores aliadas do lojista que quer aprender como vender no crediário com segurança. Isso porque ela fornece todos os recursos necessários para facilitar a análise de risco, como:
- Consultas de crédito;
- Histórico de compras do cliente;
- Cobrança;
- Gestão financeira e muito mais.
Além disso, quando você investe em tecnologia para seu crediário, pode encontrar o equilíbrio perfeito em todas as operações da venda a prazo. Isso facilita todo o processo e sua empresa terá todos os recursos necessários para vender no crediário da melhor forma possível, escolhendo os melhores clientes e evitando os inadimplentes.
Por isso, invista em um sistema de crediário completo e tenha a certeza de que o seu crediário será seguro e rentável.
Agora é a sua vez!
Você já sabe como vender no crediário com segurança e como esse recurso oferece muitas vantagens para o lojista, sendo bastante valioso para alavancar a lucratividade e as vendas das lojas.
Ele permite que os clientes sem a possibilidade de pagar à vista consigam se satisfazer a partir de um modo de pagamento mais flexível.
Dessa a forma, a empresa conquista muitos clientes que normalmente são negligenciadas pelo mercado. Fidelizando esses consumidores, aumentando o giro de estoque e seu faturamento, o crediário ainda oferece a possibilidade da antecipação de recebíveis. Recurso que é valioso para as empresas sobreviverem às baixas sazonais.
Portanto, se você quer que sua loja alavanque seu faturamento e tenha cada vez mais sucesso, siga as boas práticas mencionadas neste artigo e ofereça crediário próprio.
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