O que é crediário terceirizado e como implantar este modelo na sua loja

O que é crediário terceirizado e como implantar este modelo na sua loja

O crediário terceirizado é a solução ideal para o lojista que quer vender a prazo sem depender do cartão de crédito e, principalmente, sem arriscar o caixa da loja em operações financeiras.  

Dependendo do número de clientes e do volume de vendas de uma empresa varejista, manter um crediário financiado com recursos próprios pode ser muito arriscado para a saúde financeira do negócio.

Contudo, para poder competir (e crescer) em muitos segmentos do comércio, você não pode deixar de oferecer a opção de pagamento no carnê.   

E por que não?

Simplesmente porque três em cada dez consumidores (27%) usaram o crediário para fazer algum tipo de compra em 2017, segundo pesquisa do Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

E mais:

Dois anos antes esse percentual era de apenas 19%.

Estes números mostram como o crediário continua firme e forte no comércio brasileiro e, ao contrário do que muita gente pensa, vem crescendo a cada ano!

Neste artigo, vamos falar sobre as diferentes formas de administrar esta modalidade de pagamento e destacar as vantagens que o crediário terceirizado pode oferecer.

Em primeiro lugar, vamos responder a pergunta que você mesmo deve estar se fazendo nesse momento:

Por que terceirizar o crediário?

Em seu processo de crescimento, muitas lojas passam situações que as fazem questionar os modelos utilizados para vender a prazo ao consumidor. E é muito comum, especialmente nas lojas mais tradicionais ou familiares, começar a trabalhar o crediário com recursos próprios.

Enquanto o negócio ainda é pequeno (e os volumes financiados também) esse modelo pode até funcionar, desde que a loja invista em análise de crédito e cobrança.

Mas com a expansão do empreendimento e o aumento do público, aumenta também a demanda por crédito. E quando chegam nesse ponto, muitas empresas que trabalham com crediário próprio se vêem sufocadas, pois precisam reservar parte de seus recursos para financiar o consumidor.

Afinal, quanto mais um varejista cresce, mais ele precisa investir em estoques, estrutura física, mão de obra, etc. Ter capital de giro disponível se torna cada vez mais necessário para manter toda a operação funcionando.

Diante disso tudo, fica muito arriscado para um lojista de médio porte continuar financiando o crediário com recursos próprios. Ainda mais se levarmos em conta a situação atual da inadimplência no país.

Simplesmente não dá para assumir esse risco sozinho!

Sendo assim, restam dois modelos para o lojista que deseja vender a prazo sem depender do cartão de crédito e, principalmente, sem arriscar seu próprio capital:

A venda financiada

Nesse modelo, você contrata os serviços de uma financeira e usa os recursos dessa empresa para terceirizar suas vendas a prazo.

Cobrando uma taxa de deságio sobre o valor de cada venda, a financeira assume todo o risco da concessão de crédito, incluindo o custo com ações de cobrança e perdas decorrentes da inadimplência.

A grande desvantagem deste modelo é que ele não permite ao lojista criar um relacionamento com o cliente, fidelizá-lo e gerar novas oportunidades de venda. É por isso que não podemos chamá-lo de “crediário financiado”, apesar de muita gente confundir essas duas modalidades de venda.

A diferença está na forma de pagamento.

Na venda financiada, o cliente paga suas prestações por meio de um boleto bancário direto no banco, em um caixa eletrônico ou mesmo pela internet.

Isso pode até ser uma vantagem para quem está pagando (e para a própria financeira). Mas para a sua loja definitivamente não é!

O fato é que nenhuma dessas opções traz o consumidor de volta ao ponto de venda. Com isso, a loja perde a oportunidade de criar relacionamento e gerar novas vendas com a recorrência do cliente.

O crediário garantido

Outra forma de crediário terceirizado é o modelo conhecido como “garantido”, onde a loja trabalha em conjunto com uma empresa administradora de crediário. A ideia é que esta empresa assuma o risco da inadimplência e garanta o pagamento integral e sem atrasos para o lojista.

Até aí ele funciona de forma semelhante ao modelo financiado. A administradora também cobra uma taxa de deságio e se responsabiliza pela aprovação do crédito.

A grande diferença está na forma de pagamento!

Utilizando o carnê ou o cartão próprio, você consegue trazer o cliente de volta para sua loja sempre que ele for pagar uma parcela.

Além de gerar novas oportunidades de venda, estas duas formas de pagamento trazem a logomarca e a identidade visual do seu negócio. É quase como se fosse uma propaganda permanente da sua loja na casa daquele cliente.  

Bem diferente de um boleto padrão emitido por uma financeira, não é?

Aqui na Rede Brasil Crediário nós costumamos dizer que o crediário garantido reforça o vínculo do cliente com a loja. E não com o banco! 😉

É um modelo bem interessante para quem atua no varejo de roupas, calçados ou ótica, onde o valor médio por venda gira entre R$ 150 e R$ 600.

Nosso modelo de crediário terceirizado

No trabalho que realizamos aqui na Rede Brasil Crediário, buscamos oferecer uma solução completa de crediário terceirizado, com foco na venda, gestão e cobrança.

Temos três planos à disposição do lojista, de acordo com a necessidade de cada negócio.

Mais do que garantir que você receba em dia todas as prestações no crediário, oferecemos também o pagamento antecipado do valor integral no momento da venda.

Assim, você passa a contar com fluxo de caixa para investir no gerenciamento da loja e na expansão do negócio.

Se você prefere apenas terceirizar a administração do seu crediário, sem garantir ou antecipar recebimentos, nós também podemos ajudá-lo. Todos os nossos planos dão acesso a um sistema especializado em cadastro e análise de crédito, e as ações de cobrança ficam por nossa conta.

Ficou interessado?

Visite nosso site e saiba mais sobre o modelo Rede Brasil Crediário de crediário terceirizado.

Publicado por: Rede Brasil Crediário