Como vender durante a crise?

Como vender durante a crise?

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Em um momento de crise, como o causado pela pandemia de Covid-19, pequenos e médios negócios precisam se reinventar para seguir funcionando. A principal dúvida que surge é como continuar a vender durante a crise, já que é um momento delicado. Neste artigo, vamos ver como superar com criatividade e planejamento.

Se você faz parte do grupo de micro, pequeno e médio empreendedor no setor de varejo, com certeza já está sentindo os impactos. Com lojas físicas fechadas pelo período da quarentena, é normal que haja quedas no número de vendas. Para que essa situação não se torne um grande problema, é necessário buscar diferentes alternativas para vender durante a crise. 

Essa situação pode mudar a forma como o consumidor realiza suas compras. Além de buscar por alternativas online, o cliente tende a ser mais ponderado na hora de gastar seu dinheiro, já que sua renda mensal também pode ser afetada.

Pensando nisso, o lojista precisa investir em um planejamento que inclua novos canais de vendas, melhoria no marketing da loja e adaptação do atendimento ao cliente. 

Separamos a seguir 5 dicas para ajudar a minimizar os problemas em tempos como esse. Confira!

5 dicas para vender mais durante a crise

Inovação é um termo que deve estar sempre presente quando o assunto é vendas. Acostumados com o alto nível de concorrência, lojistas do atacado e do varejo costumam ser criativos em épocas comemorativas, quando há maior disputa pela atenção dos clientes. 

Para continuar com as vendas durante a crise, também é necessário inovar e se adaptar ao momento.

1 – Foque no e-commerce

A primeira dica é bastante óbvia, mas merece o máximo de atenção. Em épocas de lojas físicas fechadas ou com horário de funcionamento reduzido, é necessário que o lojista invista nas vendas online. 

Ter um bom site, com ferramentas que auxiliam na busca de produtos pelos clientes é fundamental para continuar vendendo neste momento. 

Veja 3 pontos essenciais para a construção de um bom e-commerce:

Boas fotos 

O cliente quer enxergar cada detalhe do produto que está para comprar. É fundamental que as fotos sejam de boa qualidade e mostrem exatamente o que está à venda. Ninguém gosta de comprar um produto pela internet e receber algo totalmente diferente em casa!

Acessibilidade na navegação

A facilidade de navegação é o que mantém o consumidor na página de compras. Um site de vendas precisa ser simples e acessível. 

Também é muito importante garantir que seja leve, já que a demora para carregar uma página pode encerrar a navegação no mesmo minuto. Isso impacta na experiência. Isso porque, desde 2018, o celular é o principal meio de acesso no Brasil.

Forma de pagamento

Em tempos de crise, é importante que o cliente perceba o esforço da loja em lhe oferecer um bom produto online, com o mesmo preço e qualidade que teria caso fosse comprado fisicamente. 

Para isso, procure oferecer as mesmas condições de pagamento que ofereceria em vendas físicas. Uma boa dica é dar a opção de desconto em pagamento à vista, por exemplo. 

2 – Dê atenção às entregas

O serviço de entregas oferecido pelo e-commerce precisa ser efetivo e de qualidade. O cliente que compra pela internet espera receber seu produto o mais breve possível e sai na frente quem investe em entregas rápidas. Cumprir com o prazo de entrega é essencial para quem deseja trabalhar com vendas online. 

Entre um prazo muito mais curto e um frete mais barato, o consumidor tende a optar pelo menor tempo de espera, dependendo de sua necessidade. Mas lembre-se da importância de manter o frete com valores concorrentes, para que a entrega rápida não tenha efeito contrário ao que se busca.

Uma dica extra é oferecer diferentes tipos de serviços na hora da entrega. Que tal entregar as compras em horários alternativos para bairros próximos? Oferecer uma opção a mais para o consumidor também é uma forma de buscar por sua fidelização.

3 – Crie uma nova forma de atendimento ao cliente

Não é porque a maior parte do atendimento é online, que o consumidor precisa fazer tudo sozinho. Para uma melhor experiência de compra, o lojista pode oferecer auxílio de vendedores através de chat, telefone ou até WhatsApp. 

É importante que o cliente perceba o cuidado e a atenção da loja, e nada melhor para isso do que ter uma pessoa realizando o atendimento.

Também é necessário investir na capacitação dos funcionários, para que efetuem um bom atendimento, seja este online ou semipresencial. Use o tempo de pausa para planejar o futuro do seu negócio. Ao invés de reduzir o número de funcionários, que tal incentivá-los a aprimorar suas habilidades e atualizar as informações sobre os clientes mais frequentes?

Além dos colaboradores, o lojista também pode e deve usar esse tempo para se capacitar como empreendedor. Entender melhor estratégias de marketing e aprender mais sobre o mercado em que está inserido com certeza lhe ajudará a superar esta crise ainda mais rápido. 

4 – Comunique-se com seu público

A comunicação é essencial em qualquer negócio e, em momentos como esse, se faz extremamente necessária. Para continuar a vender durante a crise, o lojista deve traçar estratégias e utilizar canais de atendimento para informar como pretende prosseguir.

Tenha um canal de comunicação com os clientes, como o e-mail marketing, e invista em conteúdo informativo. 

Para o consumidor, é interessante receber ofertas e destaques de produtos com certa frequência, mas também pode ser de seu interesse receber materiais educativos, como:

  • Produção de um item específico;
  • Mercado da moda;
  • Dicas de como aproveitar o tempo livre para limpar o guarda-roupa. 

Também é uma forma do lojista se aproximar do cliente, informando quais medidas de prevenção está tomando e como isso pode afetar suas compras. Seja transparente e tenha uma comunicação aberta!

5 – Facilite a forma de pagamento

Com tantas opções online, é normal que o cliente busque fechar sua compra onde lhe ofereçam mais vantagens. Já falamos do prazo de entrega, agora vamos mostrar a importância de oferecer diferentes meios de pagamento para garantir a venda. 

Seja para uma compra presencial ou online, o consumidor precisa sentir que está fazendo a melhor escolha e nada melhor para isso do que poder escolher a forma de pagamento que mais lhe agrada. 

Todas as opções podem ser vantajosas para os dois lados, já que cliente satisfeito costuma voltar a comprar em pouco tempo. E você ainda pode melhorar a experiência de compra.

Que tal oferecer um cupom de desconto para a próxima compra realizada em 30 dias? Essa é uma forma de fidelizar o cliente e fazer com que ele se sinta ainda mais beneficiado. 

Vimos que esse momento de crise é uma oportunidade de encontrar novos meios para vender mais.

Se quiser ver mais dicas como estas para ajudar no crescimento da sua loja, continue acompanhando nosso blog!

Publicado por: Milton Goetten de Lima