Como organizar o Financeiro de uma Loja

Como organizar o Financeiro de uma Loja

Uma boa administração e um bom controle financeiro são passos essenciais para garantir o bom funcionamento de qualquer tipo de empreendimento. Afinal, é importantíssimo saber como está o fluxo de caixa, a entrada e a saída de dinheiro para saber como está o negócio.

Pensando nisso, no artigo dessa semana preparamos as melhores dicas para te ajudar a organizar toda a parte financeira da sua loja. O que acha de aprender e dominar o assunto?

Lembre-se sempre que a importância de organizar o financeiro de um negócio está no levantamento de custos, desperdícios, compreender o nível exato de endividamento e também os melhores investimentos disponíveis. A melhor forma de prever como a loja está.

Quais práticas são importantes para organizar o Financeiro de uma Loja?

Assim como falamos, o processo de organização financeira é uma atividade diária que vai possibilitar escolhas mais conscientes e corretas para a avaliação da condição econômica da empresa. Vale lembrar que a organização financeira permite equilíbrio das finanças, realização de investimentos a médio e a longo prazo e a estruturação de reservas emergenciais. Além disso, ela garante a formatação de projeções mais acertadas no futuro.

Confira alguns pontos que você precisa ter atenção na hora de organizar as suas finanças:

  1. EXERCITE A SUA DISCIPLINA;
  2. SEPARE AS CONTAS PESSOAIS DAS EMPRESARIAIS;
  3. CONHEÇA BEM TODOS OS SEUS PRAZOS;
  4. DEFINA UM ORÇAMENTO ANUAL;
  5. FAÇA UMA GESTÃO ADEQUADA DOS FORNECEDORES;
  6. NEGOCIE BOAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS;
  7. FAÇA UM BOM CONTROLE DE ESTOQUE;
  8. USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR. 

Esses são apenas alguns passos que podem fazer toda a diferença no dia a dia da sua loja.

Vale lembrar também que a organização financeira e a administração da sua loja devem andar de mãos dadas. Por isso, te indicamos esse artigo sobre como administrar uma loja.

Clientes Inadimplentes: o que você precisa saber para se organizar

Muitas vezes, falamos de saúde financeira, de formas de organização, porém não levamos em conta a parte externa que pode causar uma oscilação nas suas finanças. No caso das lojas, estamos falando dos clientes inadimplentes, que precisam também do seu cuidado.

O cliente inadimplente é um consumidor das soluções oferecidas pela sua empresa que não cumpriu com os compromissos financeiros definidos na hora da contratação. As razões podem estar relacionadas a problemas financeiros, insatisfação com o que foi oferecido, assim como diversos outros fatores. Porém, nesse caso, estamos lidando com um atraso.

Para lidar com as questões e evitar que os seus pagamentos fiquem atrasamos faça isso:

1- Crie uma regra de cobrança ativa:

Com essa regra de cobrança bem definida, é possível evitar atrasos mais facilmente, além de recuperar o dinheiro das eventuais inadimplências. Isso porque, dessa forma, os colaboradores da área financeira saberão como proceder conforme as inadimplências.

2- Verifique o perfil do consumidor:

Por mais que ele seja um conhecido seu, é fundamental verificar o perfil do seu consumidor para saber se ele é um bom pagador ou não. Se o cliente for um bom pagador, você pode esperar um tempo para fazer a cobrança, porque pode ter ocorrido um imprevisto. Agora se ele já for um inadimplente, você já pode saber que deve tomar as devidas providências.

3- Ofereça alternativas:

Uma das melhores maneiras de conseguir reverter uma inadimplência é oferecendo boas alternativas de pagamento. Você pode, por exemplo, oferecer um desconto para pagamento à vista ou, dependendo do caso, oferecer uma opção de parcelamento para quitar a dívida.

Aqui é importante estabelecer uma conversa e compreender como pode auxiliar seu cliente.

4- Procure meios legais de cobrança:

Respeito e profissionalismo são regras para quem trabalha com público e com finanças. Lembre-se que não basta ter uma boa organização, é importante saber cobrar de forma legal. Nesse caso, você pode acionar uma equipe jurídica ou então buscar meios legítimos.

5- Conte com um bom sistema de gestão de crediário:

Saiba que todos os conselhos que citamos acima podem ser facilmente realizados se você optar por uma boa ferramenta de gestão de crediário. Com ela, você pode ter acesso a um score de crédito que automaticamente classifica o risco de inadimplência que o seu cliente pode oferecer já na hora da venda. Tudo isso é feito de forma automatizada e em segundos.

Clique aqui e entenda mais sobre o que é Score de Crédito.

Esperamos que tenhamos conseguido responder a sua pergunta “como organizar o financeiro de uma loja?”. Se continuar com alguma dúvida, não hesite em perguntar por aqui.

Depois de seguir todos esses passos, tanto sobre organização quanto sobre o preparo para lidar com a inadimplência, com certeza o seu fluxo de caixa estará muito mais seguro. Lembrando que, tendo uma boa gestão ao seu lado tudo fica muito mais prático e fácil.

Por isso, além de garantir que as suas vendas sejam mais eficazes, a nossa ferramenta disponível aqui na Rede Brasil Crediário também realiza o processo de cobrança. Você conta com um time de especialistas dispostos a recuperar seus créditos sem prejudicar o bom e duradouro relacionamento da sua loja com os seus clientes, mantendo eles fidelizados.

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