Como organizar o Financeiro de uma Loja

Como organizar o Financeiro de uma Loja

Uma boa administração e um bom controle financeiro são passos essenciais para garantir o bom funcionamento de qualquer tipo de empreendimento. Afinal, é importantíssimo saber como está o fluxo de caixa, a entrada e a saída de dinheiro para saber como está o negócio.

Pensando nisso, no artigo dessa semana preparamos as melhores dicas para te ajudar a organizar toda a parte financeira da sua loja. O que acha de aprender e dominar o assunto?

Lembre-se sempre que a importância de organizar o financeiro de um negócio está no levantamento de custos, desperdícios, compreender o nível exato de endividamento e também os melhores investimentos disponíveis. A melhor forma de prever como a loja está.

Quais práticas são importantes para organizar o Financeiro de uma Loja?

Assim como falamos, o processo de organização financeira é uma atividade diária que vai possibilitar escolhas mais conscientes e corretas para a avaliação da condição econômica da empresa. Vale lembrar que a organização financeira permite equilíbrio das finanças, realização de investimentos a médio e a longo prazo e a estruturação de reservas emergenciais. Além disso, ela garante a formatação de projeções mais acertadas no futuro.

Confira alguns pontos que você precisa ter atenção na hora de organizar as suas finanças:

  1. EXERCITE A SUA DISCIPLINA;
  2. SEPARE AS CONTAS PESSOAIS DAS EMPRESARIAIS;
  3. CONHEÇA BEM TODOS OS SEUS PRAZOS;
  4. DEFINA UM ORÇAMENTO ANUAL;
  5. FAÇA UMA GESTÃO ADEQUADA DOS FORNECEDORES;
  6. NEGOCIE BOAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS;
  7. FAÇA UM BOM CONTROLE DE ESTOQUE;
  8. USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR. 

Esses são apenas alguns passos que podem fazer toda a diferença no dia a dia da sua loja.

Vale lembrar também que a organização financeira e a administração da sua loja devem andar de mãos dadas. Por isso, te indicamos esse artigo sobre como administrar uma loja.

Clientes Inadimplentes: o que você precisa saber para se organizar

Muitas vezes, falamos de saúde financeira, de formas de organização, porém não levamos em conta a parte externa que pode causar uma oscilação nas suas finanças. No caso das lojas, estamos falando dos clientes inadimplentes, que precisam também do seu cuidado.

O cliente inadimplente é um consumidor das soluções oferecidas pela sua empresa que não cumpriu com os compromissos financeiros definidos na hora da contratação. As razões podem estar relacionadas a problemas financeiros, insatisfação com o que foi oferecido, assim como diversos outros fatores. Porém, nesse caso, estamos lidando com um atraso.

Para lidar com as questões e evitar que os seus pagamentos fiquem atrasamos faça isso:

1- Crie uma regra de cobrança ativa:

Com essa regra de cobrança bem definida, é possível evitar atrasos mais facilmente, além de recuperar o dinheiro das eventuais inadimplências. Isso porque, dessa forma, os colaboradores da área financeira saberão como proceder conforme as inadimplências.

2- Verifique o perfil do consumidor:

Por mais que ele seja um conhecido seu, é fundamental verificar o perfil do seu consumidor para saber se ele é um bom pagador ou não. Se o cliente for um bom pagador, você pode esperar um tempo para fazer a cobrança, porque pode ter ocorrido um imprevisto. Agora se ele já for um inadimplente, você já pode saber que deve tomar as devidas providências.

3- Ofereça alternativas:

Uma das melhores maneiras de conseguir reverter uma inadimplência é oferecendo boas alternativas de pagamento. Você pode, por exemplo, oferecer um desconto para pagamento à vista ou, dependendo do caso, oferecer uma opção de parcelamento para quitar a dívida.

Aqui é importante estabelecer uma conversa e compreender como pode auxiliar seu cliente.

4- Procure meios legais de cobrança:

Respeito e profissionalismo são regras para quem trabalha com público e com finanças. Lembre-se que não basta ter uma boa organização, é importante saber cobrar de forma legal. Nesse caso, você pode acionar uma equipe jurídica ou então buscar meios legítimos.

5- Conte com um bom sistema de gestão de crediário:

Saiba que todos os conselhos que citamos acima podem ser facilmente realizados se você optar por uma boa ferramenta de gestão de crediário. Com ela, você pode ter acesso a um score de crédito que automaticamente classifica o risco de inadimplência que o seu cliente pode oferecer já na hora da venda. Tudo isso é feito de forma automatizada e em segundos.

Clique aqui e entenda mais sobre o que é Score de Crédito.

Esperamos que tenhamos conseguido responder a sua pergunta “como organizar o financeiro de uma loja?”. Se continuar com alguma dúvida, não hesite em perguntar por aqui.

Depois de seguir todos esses passos, tanto sobre organização quanto sobre o preparo para lidar com a inadimplência, com certeza o seu fluxo de caixa estará muito mais seguro. Lembrando que, tendo uma boa gestão ao seu lado tudo fica muito mais prático e fácil.

Por isso, além de garantir que as suas vendas sejam mais eficazes, a nossa ferramenta disponível aqui na Rede Brasil Crediário também realiza o processo de cobrança. Você conta com um time de especialistas dispostos a recuperar seus créditos sem prejudicar o bom e duradouro relacionamento da sua loja com os seus clientes, mantendo eles fidelizados.

Ficou interessado(a)? Quer saber mais sobre esse serviço? Veja mais detalhes dessa solução completa clicando aqui.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *