6 Vantagens de adotar um Sistema de Crediário Próprio
Comprar no crediário pode ser um atrativo a mais para os clientes visitarem a sua loja. Isso porque ele possibilita realizar compras maiores sem a necessidade de ter o valor em mãos.
Para as empresas, as vantagens são diversas, como fidelização de clientes e possibilidade de vender o ano todo, independentemente da época. Entretanto, ele pode apresentar algumas dificuldades, que devem ser contornadas para evitar dores de cabeça e prejuízos.
Neste artigo, você irá conhecer as principais vantagens e desvantagens de oferecer essa modalidade de pagamento em sua loja. Descobrirá, também, como um sistema para gestão de Crediário Próprio pode se tornar a melhor alternativa.
Boa leitura!
Vale a pena oferecer a opção de pagamento no crediário?
Lojas que se preocupam em vender no crediário garantido costumam se destacar no mercado. Isso porque esse formato consegue atrair pessoas com qualquer poder aquisitivo. Sendo, portanto, uma ferramenta eficaz de fidelização. Dentre essas vantagens, podemos destacar:
Melhor negociação com o cliente
Comprar parcelado permite que o consumidor adquira mais produtos. Nesse caso, o valor fica diluído ao longo dos meses, sem que isso prejudique o seu orçamento e aumentando o poder de compra.
Diferentemente do cartão de crédito, que possui opções restritas de parcelamento, o crediário é mais flexível. Contando com o sistema para gestão de crediário adequado, o lojista consegue definir o número de parcelas e oferecer mais condições para as compras.
Atende diversos tipos de públicos
Outro benefício é que o crediário é uma modalidade democrática, pois permite que pessoas de qualquer classe econômica adquira os produtos e serviços que desejam. Além disso, contar com esse sistema estimula novas compras e faz com que a loja se destaque frente à concorrência.
Dificuldade que os lojistas podem ter com o crediário
Apesar das vantagens, a modalidade também apresenta alguns desafios para o lojista e é essencial ficar atento a boas práticas antes de procurar uma administradora de crediário.
Um erro comum é não realizar a gestão de risco, ou seja, não fazer uma análise de crédito adequada antes de liberar a compra. Por exemplo, caso o consumidor não tenha condições de arcar com o compromisso, a organização financeira pode ser prejudicada. Aqui vale consultar no Serasa para ver se o cliente já não está negativado no mercado.
Mas isso não é certeza de adimplência. O ideal é o lojista ter acesso a uma administradora de crediário que possui um “score de crédito” ligado ao seu segmento de varejo, o que reduz os riscos da operação e pode assegurar uma venda que seria recusada por uma análise simplista.
Outra dificuldade comum é lidar com a inadimplência. É necessário criar estratégias de aproximação com o cliente para informar o parcelamento em aberto e passar propostas de renegociação da sua dívida.
O cadastro do cliente também merece atenção especial, pois a falta de dados pode acarretar em problemas sérios ao negócio. Logo, oriente a equipe de vendas a realizar essa tarefa com a maior atenção possível, conscientizando-os sobre a importância da tarefa para manter as contas da loja no azul. Lembrando que cadastros malfeitos resultarão em uma base de dados poluída e incompleta.
Neste cenário, como oferecer crediário em minha loja sem ter a preocupação com essas dificuldades que podem surgir? É sobre isso que falaremos a seguir!
O que a gestão de crediário pode fazer pela minha loja?
Ele conta com funcionalidades específicas e que são benéficas para qualquer negócio. Confira as 6 principais vantagens:
Gerenciamento do crediário
O sistema tem a função de administrar o crediário como um todo, desde a análise de crédito do consumidor até o momento da cobrança.
Assumir o risco de vendas
Mesmo se o cliente deixar de quitar alguma parcela, o lojista recebe o pagamento integral das vendas. Conforme o plano escolhido, é possível receber todo o valor em um pagamento único ou de forma parcelada, em datas pré-fixadas.
Antecipação de pagamentos
Quando o consumidor realiza uma compra no crédito, o lojista precisa aguardar o pagamento de cada parcela para receber. Porém, quando a empresa tem uma necessidade de ajuste em seu fluxo de caixa , pode precisar antecipar o fluxo de pagamentos.
O sistema para gestão de crediário oferece a garantia de antecipação dos pagamentos , ou seja, o valor que entraria mensalmente é depositado na conta do empresário de uma única vez.
Plano de recuperação de crédito
Mais do que garantir que os pagamentos serão realizados, o sistema de crediário próprio visa fazer uma negociação saudável e benéfica para ambas as partes. Com isso, é possível recuperar o crédito junto ao cliente, permitindo que ele faça novas compras no futuro.
Cobrança humanizada
O jeito com que a cobrança é feita influencia diretamente no relacionamento que o cliente tem com o negócio. Logo, um sistema para gestão de crediário realiza essa tarefa de forma mais humanizada possível, propondo negociações e sempre focado em recuperar a capacidade de compra do consumidor.
Geração de relatórios
A melhor maneira de avaliar a saúde de um negócio é através de relatórios gerenciais. No sistema, é possível gerar diversos tipos, que podem ser acessados em documentos detalhados online ou em aplicativos específicos.
Com esses números, o empresário pode tomar decisões rápidas e precisas, visto que terá em mãos informações detalhadas sobre:
- PERFIL DOS CLIENTES;
- CRÉDITOS EM ABERTO;
- EVOLUÇÃO DAS VENDAS;
- ÍNDICES DE INADIMPLÊNCIA.
Ficou interessado(a)? Quer saber qual a melhor solução para o seu negócio? Converse com um dos nossos vendedores. Eles avaliarão a sua necessidade e indicarão o melhor sistema para gestão de crediário para a sua loja.