Como administrar uma loja: O que você precisa saber

Como administrar uma loja: O que você precisa saber

Administrar uma loja é um ponto fundamental para garantir o sucesso desse tipo de negócio. Por isso, queremos saber se você tem esse conhecimento e sabe como colocá-lo em prática. E, se quer aprender mais sobre isso, está no lugar certo. Este artigo vai te ajudar.

A primeira coisa importante que precisamos ter em mente é que administrar uma loja vai muito além de manter as despesas inferiores à receita. É necessário traçar metas, contratar pessoas capacitadas e eficientes e também oferecer todas melhores soluções aos clientes.

Por esse exato motivo, ter em mente como deve ser a administração correta de um estabelecimento desse tipo é crucial para atrair sucesso e, por consequência, boas vendas.

Para te ajudar com essa parte, nós da Rede Brasil Crediário reunimos neste material as melhores dicas e conselhos para saber como administrar uma loja. O que acha de contar com a nossa ajuda para obter ainda mais reconhecimento nos negócios? Continue por aqui.

Prepare as suas anotações e boa leitura!

O que você precisa saber antes de abrir um empreendimento?

Antes de te trazer as dicas necessárias sobre administração, queremos relembrar alguns pontos importantes e que você precisa saber caso esteja abrindo um negócio ou tenha recém aberto. Para isso, é interessante você saber que o mercado de moda é um dos mais lucrativos se for bem aplicado. Trabalhar com loja e com boa gestão é chance de sucesso…

Além disso, o mercado do varejo tem uma capacidade única de compreender os seus clientes e se comunicar de inúmeras formas com ele. Estamos te lembrando disso para que você entenda a necessidade de ter um bom preparo para levar esses negócios em frente.

Agora vamos conferir as principais dicas que você deve saber sobre administrar uma loja.

Saiba já como administrar uma loja com dicas fáceis e práticas:

Muitos empreendedores se dedicam apenas a colocar a mão na massa. Porém, vale lembrar que saber sobre teoria é um diferencial e tanto. Vamos te ajudar a estudar sobre esse tema:

1- Tenha um bom planejamento:

Para garantir uma boa administração, é fundamental saber onde você quer chegar e qual será o caminho que você vai percorrer para conquistar isso. É por isso que por aqui já falamos inúmeras vezes sobre a importância de um bom planejamento. Prestar atenção na parte financeira, criar um sistema de gestão e ter um plano de negócios faz toda diferença.

Para isso, coloque no papel metas a curto, médio e longo prazo e quais são os melhores caminhos para levá-lo a realização dessas metas. No curto, pense em direcionamento cotidianos de cada setor e em problemas que podem e devem ser resolvidos no dia a dia.

Já no médio prazo, divida e coordene os trabalhos de cada área, como financeira, vendas, estoque, entre outras. E, por fim, nas metas de longo prazo defina onde quer chegar, os lucros e como você se imagina em um futuro entre 5 e 10 anos. Reflita sobre esses pontos.

2- Contrate as pessoas certas:

Trabalhar com uma equipe competente é uma das chaves para obter bons resultados. Lembre-se que o gestor precisa estar atento ao perfil que cada função exige na loja, além de avaliar se essas pessoas têm o perfil necessário para lidar com as necessidades da loja.

Para tal, é preciso lembrar que os funcionários compõem a base de qualquer organização.

3- Faça um controle de estoque eficiente:

Saber o que você tem em loja, quais peças saem com mais frequência e quais estão encalhadas é uma organização simplesmente fundamental para qualquer empreendimento.

Por mais que seja “apenas” o local onde você guarda os seus produtos, ele precisa de organização para você compreender quais produtos têm mais saída, quais precisam ser repostos, quais possíveis promoções você pode criar. Enfim, são muitas coisas interligadas.

Existem uma série de benefícios no controle e organização de estoque. Entre os principais:

  • Evita a perda de mercadorias;
  • Otimiza o tempo dos vendedores na busca de um produto;
  • Ajuda a compreender mais facilmente o que precisa ser reposto;
  • Evita a venda de mercadorias com estoque negativo;
  • Gera relatórios de estoque muito mais confiáveis. 

Confira nosso eBook sobre Organização e Gerenciamento de estoque clicando aqui.

4- Use o público como o seu guia:

Toda empresa que quer ter um bom funcionamento precisa ter um público-alvo bem definido. Isso é importante para saber o que o seu cliente realmente espera da sua loja. Porém, não é apenas saber para quem vender. Você deve saber também qual é o tipo de cliente da sua loja para que possa se guiar em todas decisões relacionadas ao seu negócio.

É com base nesse público-alvo que você irá escolher quais produtos serão vendidos na loja, quais as marcas, onde a loja física ficará localizada, quais meios de comunicação você irá utilizar, as redes sociais que precisa estar presente. Ou seja, uma série de importantes questões que precisam ser vistas e revistas para, não só atrair clientes, como fidelizá-los.

5- Melhore a experiência de compra do seu cliente:

A experiência de compra do cliente está diretamente ligada à possibilidade dele voltar ou não à sua loja. Para alcançar isso, é interessante avaliar as melhores estratégias. Entre elas, podemos citar o marketing sensorial, as formas de pagamento, que podem ser mais variadas, incluindo a possibilidade de vender no crediário e proporcionar um bom crédito.

Essas são formas de fazer com que os seus consumidores se sintam bem-vindos e acolhidos no seu estabelecimento, que é exatamente o que você busca proporcionar por ali.

6- Tenha um controle financeiro atualizado:

Quando falamos em administração, muitas pessoas pensam nessa parte automaticamente. Porém, como vimos no decorrer deste artigo, são inúmeros pontos que estão interligados.

Entretanto, essa realmente é uma etapa muito importante. Sobre esse assunto, uma parte fundamental de ser falada é nunca misturar suas finanças pessoais com as profissionais. Além disso, anote todas as entradas e saídas para garantir que seu caixa funcione sempre.

Agora que você está por dentro de todas essas dicas, esperamos que o seu negócio colha cada vez mais frutos. “Como administrar uma loja: o que você precisa saber” foi um material feito pela Rede Brasil Crediário para te ajudar cada vez mais a obter o sucesso dos sonhos.

Em caso de dúvidas ou outras curiosidades sobre esse assunto, te convidamos a conferir nosso blog. Ele é recheado de dicas e conteúdos para lojistas. Clique aqui e venha conferir.

E, em caso de mais dúvidas, se sinta à vontade para procurar um de nossos especialistas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *