Vantagens do PIX para sua Loja e a importância do Crediário nesse momento
Nos últimos tempos, você provavelmente ouviu falar sobre o PIX. As transações nesse formato começaram a acontecer em 16 de novembro e, entre os varejistas, já surge muito interesse para entender esse novo modelo de pagamento e suas possibilidades.
A boa notícia é que o PIX traz muitas vantagens para sua loja e o crediário continua sendo de grande importância nesse momento.
Vamos entender o que acontece com a chegada dessa nova forma de pagamento? Continua aqui, pois vamos esclarecer…
O que é o PIX?
O PIX é um novo modelo de pagamento, lançado pelo Banco Central do Brasil, que permite que os usuários façam transferências e paguem contas de forma rápida, sem a necessidade de esperar alguns dias para o pagamento cair.
Com ele, as transações vão acontecer em tempo real, em até 10 segundos, e podem ser feitas em qualquer lugar e em qualquer horário, funcionando 24 horas por dia, em 7 dias da semana.
Além disso, o custo das operações de pagamentos e transferências será bem mais baixo, diferente dos TEDs e DOCs, sendo aproximadamente R$0,1 por transação.
Para utilizar o serviço, basta que o pagador e recebedor tenham uma conta, corrente ou não, em um banco, instituição de pagamento ou fintech.
A partir disso, as transações podem ser feitas por meio da chamada chave PIX, que pode ser seu telefone celular, CPF, CNPJ, e-mail, uma chave aleatória ou, ainda, da maneira como já estamos habituados, simplesmente informando os dados bancários.
Não é necessário o número da conta do banco como em outras transações, a chave PIX estará associada a uma conta e o dinheiro processará automaticamente.
Um grande diferencial é que, junto com o envio do dinheiro, também será possível inserir uma mensagem. Ao pagar alguém, você pode, por exemplo, acrescentar um pequeno texto esclarecendo o pagamento para o destinatário.
Vantagens do PIX para a sua loja
Só de saber que o pagamento será praticamente instantâneo, acontecendo em até 10 segundos, já enxergamos as vantagens para a loja, certo? Entretanto, há outros benefícios a ganhar com a chegada do PIX. Veja só:
Menos boletos
Uma das vantagens do PIX para os varejistas é que, com a possibilidade de realizar transações instantâneas, sem dúvidas reduzirá o uso dos boletos ou parcelas de cartões private label.
Trata-se de um ponto positivo porque o dinheiro entra na hora. Além disso, o processo fica mais simples para o comprador, sem a necessidade de ir a um banco ou lotérica para pagar.
Menos filas nas lojas físicas
Apesar de parecer algo simples, um efeito indireto do PIX nas lojas físicas será no tamanho das filas. Com um modelo de pagamento mais prático e com confirmação instantânea, alguns segmentos ganharão agilidade.
Possibilidade de pagar remotamente e mais facilidade em cobrar
Outra vantagem do PIX é a possibilidade de pagar de forma remota, isto é, o cliente terá mais uma alternativa para realizar os pagamentos, algo que vai te ajudar a cobrar determinados clientes.
Aqueles consumidores cheios de desculpas, que sempre alegam não poderem ir à loja apenas para pagar, agora, podem ser cobrados com muito mais tranquilidade, porque, com o PIX, eles podem pagar estando em qualquer lugar.
Nesse sentido, o PIX também será um grande auxílio na recuperação do crédito do cliente para quem trabalha com o crediário.
Se aliado ao crediário digital, você conseguirá fazer acordos direto pelo celular, fornecer detalhes da parcela aos clientes diretamente por um aplicativo, enviar notificações e muitas outras vantagens. Conheça mais clicando aqui!
A importância do crediário nesse momento
Com PIX ou sem PIX, a grande questão é: seu cliente ainda precisa ou prefere as possibilidades das compras a prazo.
Muitos clientes escolhem sua loja por ter o crediário como modalidade de pagamento. Muitos outros escolhem o crediário porque já possuem um relacionamento longo com sua loja.
E mais: muitos clientes vão continuar optando pelo crediário, porque precisam do parcelamento que só sua loja oferece para ele!
Portanto, o crediário da sua loja continua sendo de extrema importância.
E, para adequá-lo à chegada do PIX, basta elaborar algumas novas estratégias que ajudem a manter o fluxo de clientes.
Por exemplo, ao optar pelo QR Code, que, segundo o Banco Central, pode ser estático ou dinâmico, você pode fazer com que eles possam ser pagos somente se o cliente estiver na sua loja, assim, o consumidor ainda terá que voltar ao local.
De todo modo, agora que existe uma modalidade tão ágil como o PIX, o processo do seu crediário também precisa ser ágil.
Para isso, você pode contar com uma ferramenta de gestão de crediário que permita que a análise de crédito seja feita de forma rápida, te ajudando a vender de forma segura, e todo o processo de compra seja bem prático de modo que sua única preocupação seja vender.
Quer conhecer melhor essa ferramenta? Saiba mais clicando aqui!