Quando a loja deve devolver o dinheiro do cliente
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Quando a loja deve devolver o dinheiro do cliente?

Quando a loja deve devolver o dinheiro do cliente? Você, trabalhando no varejo, já teve que lidar com algo parecido? Sabe quais são as melhores atitudes. Confira aqui. 

Você já ouviu falar sobre direito de arrependimento? Sabe quando a loja deve devolver o dinheiro do cliente? Se você ainda não sabe sobre isso e trabalha no varejo, é muito importante que você busque conhecimentos para estar preparado. 

E esses conhecimentos estão aqui. Separamos as principais informações que você precisa ter para estar por dentro das leis e promover o melhor atendimento para os seus consumidores. Então, se você tem interesse em saber mais, continue por aqui. 

Esperamos que esse artigo seja útil para os seus negócios. Tenha uma boa leitura!

O que o Código de Defesa do Consumidor diz a respeito da devolução de dinheiro?

Aqui no Brasil, todas as regras sobre assuntos que dizem respeito ao direito do consumidor estão previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Com isso, o código também prevê alguns pontos sobre a devolução do dinheiro ao consumidor.

Para pedir a devolução, alguma dessas situações precisa ocorrer obrigatoriamente:

  • O consumidor deve exercer seu direito de desistir da compra;
  • O produto entregue não atender aos termos da oferta;
  • O produto apresentar algum defeito.

Além disso, apesar de ser um direito do consumidor, a devolução nem sempre é a primeira e única opção. Ela se aplica em alguns casos específicos para se atentar. 

Afinal, o que é Direito de Arrependimento? 

O Código de Defesa do Consumidor dá aos compradores o direito de arrependimento de uma compra. Isso significa que, dentro de um prazo de sete dias, o consumidor tem direito de desistir da compra ou do contrato sem explicar o motivo.

Esse benefício inclui compras por telefone, compras online e compras por domicílio. Entretanto, ele não se aplica ao caso de compra em loja física, isso porque partimos do pressuposto que é o próprio consumidor que se dirige até a loja e efetua compra. Portanto, por ser uma busca ativa, ele não tem direito à devolução do valor por arrependimento. 

Dessa forma, é importante ter em mente que a devolução de produtos com dinheiro de volta somente é possível por motivos de defeitos sem a possibilidade de reparo.

Quando a loja deve devolver o dinheiro do cliente? Tempo de devolução

De forma geral, não existe um prazo específico para que o consumidor receba os valores de volta. Isso costuma acontecer pelo motivo de que, até que a devolução seja feita por completo, é necessário aguardar que a própria empresa faça os trâmites internos e que o banco ou instituição financeira repasse o valor acordado.

Dessa forma, é muito importante que o consumidor sempre acompanhe se os valores já estão ou não disponíveis, principalmente se a empresa der prazo para concluir essa restituição.

Qual é a garantia que o cliente tem de um produto com defeito? 

Quando falamos de produtos com defeito, o primeiro ponto é ter a compreensão de que essa devolução não precisa se aplicar ao prazo de 7 dias de arrependimento. 

Todos os produtos possuem um prazo de garantia legal que é obrigatório independente da garantia dada pelo fabricante. Por isso, estar atento no prazo e na parte de inspeção de qualidade dos produtos que você vende para evitar dores de cabeça futuras. Ponto fundamental para garantir a qualidade da sua marca e a satisfação dos seus clientes. 

Dessa forma, como vimos, não são em todas as situações que o consumidor tem direito a devolução do dinheiro. O que é necessário, nesse caso, é o lojista compreender todas as leis e trâmites para fazer com que esse processo ocorra de forma legal.  

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender quando a loja deve devolver o dinheiro do cliente

Além disso, ao compreender mais sobre esse importante assunto na vida de empresários e empreendedores, você compreende cada vez mais o papel da gestão

O que garantimos é que, com conhecimento, é possível fazer com que os clientes se sintam nas nuvens com o seu estabelecimento. Para isso, te convidamos a conferir o nosso blog que está recheado de dicas para lojistas com todos os temas que você precisa saber para atrair cada vez mais e mais consumidores para a sua loja. Clique aqui e confira

Em caso de dúvidas, se sinta à vontade para conversar com um de nossos especialistas.  

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