O que você precisa para fazer o cadastro de clientes?

O que você precisa para fazer o cadastro de clientes?

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Manter-se bem informado sobre a própria empresa e conhecer a fundo o consumidor é uma característica de lojistas comprometidos com o sucesso. Conhecimento é um ponto importante que permite a compreensão das maiores necessidades do seu público para satisfazê-los da melhor forma possível.

Para que isso seja possível, o cadastro de clientes é o primeiro passo. Um cadastro bem elaborado e preenchido na sua integralidade facilita a tomada de decisão ao fornecer informações valiosas sobre o comprador.

No entanto, para que esse procedimento seja realmente funcional, é preciso realizá-lo e mantê-lo do jeito certo. Sempre observando a organização, segurança, praticidade e todas as informações essenciais para que ele sirva a seu propósito.

O que é um cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é um registro que reúne dados sobre cada consumidor de uma loja, servindo como uma fonte de informações ao lojista. Ele pode ser feito através de:

  • Folhas de papel;
  • Planilha;
  • Sistema de gestão.

No entanto, registrar tudo em folhas de papel não é tão assertivo quanto fazer isso em uma planilha ou em um sistema de gestão informatizada. Afinal, é muito mais fácil consultar o histórico de compras de um cliente (ou grupo de consumidores) em um sistema informatizado que oferece gráficos e relatórios, por exemplo.

Além disso, cadastrar clientes durante uma venda é mais difícil porque normalmente eles estão com pressa para fazer o check-out e continuar suas compras. Com um sistema ágil e automatizado o tempo gasto com esse cadastro é muito menor. Esse é outro diferencial desse formato em comparação às fichas, planilhas digitais e ERPs que não são pensados para venda rápida.

Qual a importância do cadastro de clientes?

Ele permite que o lojista conheça a fundo o perfil dos clientes de sua loja, compreendendo seus interesses, necessidades e comportamentos. Desta forma, todo o seu processo de planejamento, marketing e venda é facilitado, impactando positivamente no sucesso e resultados da loja. 

Com isso, você pode melhorar o relacionamento com o consumidor. A loja pode oferecer um atendimento personalizado com um pós-venda capaz de manter o relacionamento, engajar e fidelizar.

Isso é impulsionado pelo fato do lojista ter diversas informações sobre os hábitos de consumo do público. Logo, é possível analisar os padrões de demanda, a sazonalidade e os feedbacks. Com isso,o fica mais fácil planejar melhor os seus investimentos e aprimorar os seus produtos e serviços. 

Quais informações são essenciais para um cadastro de clientes?

Para que o cadastro de clientes seja útil para uma loja, é importante que ele tenha algumas informações chave. Sendo assim, esses dados devem estar presentes no procedimento para que ele cumpra sua função da melhor maneira possível:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Telefone Residencial;
  • Telefone celular;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Referências;
  • Informações profissionais.

Você ainda pode enriquecer seu cadastro de clientes com informações importantes e complementares que lhe ajudarão na análise de perfil, tais como:

  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Compras realizadas (data, hora, produto, preço e método de pagamento);
  • Preferências e frequência de consumo;
  • Estilo de vida;
  • Score de crédito;

Vale ressaltar que é importante ser cuidadoso em sua abordagem. As perguntas sobre os dados do cliente devem ser feitas de forma natural, como se estivesse conversando com o consumidor.

Por isso, faça o possível para criar um procedimento enxuto com as informações essenciais em um primeiro momento. Depois, utilize recursos como promoções e outras interações para enriquecer seu cadastro.]

Também é de suma importância trabalhar com sistemas que sejam ágeis e práticos no recolhimento das informações. Um dos diferenciais da Rede Brasil Crediário é a possibilidade de fazer uma análise perfeita do cliente para a venda no crediário com apenas poucos dados.

Como fazer um cadastro de clientes do jeito certo?

O cadastro de clientes é importante e oferece diversos benefícios, mas precisa ser feito do jeito certo para que funcione em pleno potencial. Confira nossas dicas!

1 – Faça um levantamento e cadastre os dados dos clientes

É provável que a sua loja tenha muitas informações sobre o cliente, portanto faça um trabalho de catalogação que engloba desde o setor de vendas até o de finanças. Sempre priorize obter as informações essenciais mencionadas anteriormente

Se você vende no crediário próprio, também é provável ter muitos dados valiosos sobre os clientes obtidos na etapa de análise de crédito, como o seu score de crédito. Por fim, você pode aproveitar promoções especiais, utilizar formulários, pesquisas e outros recursos para levantar estes dados.

2 – Cadastre os dados e todas as compras do cliente

Após fazer um levantamento de todos os dados do cliente, é hora de registrá-los no seu sistema. Nesta etapa, deve-se tomar o cuidado de padronizar todas as entradas de informações para deixar o seu cadastro de clientes o mais coerente possível e fácil de usar no dia a dia. 

Além disso, é importante que você registre todo o histórico de compras de cada cliente, garantindo o necessário para melhorar sua compreensão sobre as tendências e padrões de consumo. Este ponto pode ser facilitado com a utilização de um sistema informatizado de gestão.

É possível utilizar uma planilha digital ou até mesmo folhas de papel para registrar as compras. No entanto, a performance nunca será igual se comparada a utilização de um sistema de gestão.

3 – Mantenha os dados do cliente sempre atualizados

Um cadastro do cliente que permanece estagnado no tempo não cumpre sua função facilitadora. Afinal, ele pode prejudicar suas operações, gerando erros na capacidade de conhecer o estado atual do consumidor e suas preferências.

Portanto, estabeleça uma rotina e realize atualizações periódicas para manter os dados alinhados com a realidade do cliente. Além disso, atualize-os em todas as situações em que ele interaja com a loja de algum modo (como compras e contatos).

4 – Utilize um sistema de gestão informatizado

Um software traz diversos benefícios e faz toda a diferença ao criar e manter seu cadastro de clientes. Isto é possível porque ele automatiza muitos processos, reduzindo a chance de erros enquanto junta e organiza os dados de diversos setores da loja.

Assim, todo o processo de cadastro e consulta das informações dos clientes é facilitado, permitindo que você visualize rapidamente em interfaces intuitivas e fáceis de usar. Além disso, a segurança com relação à integridade dos dados é aumentada e os erros de entrada de informações tendem a ser reduzidos. 

Por fim, um programa para cadastro de clientes facilita diversas funções, como:

  • Atualizações cadastrais;
  • Promoções segmentadas;
  • Contatos personalizados;
  • Cobrança dos inadimplentes.

Alguns sistemas de cadastro de clientes online podem lhe ajudar na realização de email marketing, contatos via SMS e outros recursos úteis.

5 – Use as informações do cadastro em suas estratégias

Inclua na sua rotina de planejamento uma análise que engloba o cadastro dos clientes. Isto é muito valioso na hora de planejar estratégias de marketing, reposição de estoque, estratégia de diversificação na aquisição de novos produtos etc. Afinal, você terá uma visão muito mais aprofundada sobre a demanda que sua loja pode suprir.

Como você viu ao longo deste artigo, criar cadastro de clientes é uma ótima forma de garantir que sua empresa consiga extrair o máximo de informações necessárias para fidelizar os consumidores, fortalecer sua marca e aumentar as vendas. 

Para ter estes benefícios, siga nossas dicas e garanta que sua empresa tenha tudo o que precisa para prosperar e vencer a concorrência, utilizando o diferencial competitivo proporcionado pelo conhecimento sobre o cliente! 

Publicado por: Milton Goetten de Lima