O que é Score de Cobrança e como usar essa ferramenta ao seu favor

O que é Score de Cobrança e como usar essa ferramenta ao seu favor

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Quando o assunto envolve vendas e cobranças, é importante sempre se manter atento às ferramentas disponíveis no mercado para ter melhores resultados, para trabalhar com mais agilidade e até mesmo para ter uma abordagem muito mais assertiva em sua (suas) loja(s).

 

E se você já trabalha com o sistema de crediário, provavelmente já ouviu falar sobre o conceito de score de crédito, que nada mais é do que uma avaliação do risco do cliente no momento da compra. 

 

Mas e você já ouviu falar sobre Score de Cobrança? Ainda não? Então continue neste artigo completo que preparamos especialmente para você e entenda tudo o que você precisa saber sobre essa nova ferramenta que pode ser muito útil para o seu negócio. 

 

O QUE É SCORE DE COBRANÇA?

 

O Score de Cobrança é um sistema que foi adotado recentemente pela Tidas e pela Servipa e já tem apresentado um grande sucesso entre os lojistas. Ele nada mais é do que um modelo estatístico, que utiliza diferentes fontes de informação, para avaliar a probabilidade de um cliente inadimplente pagar a sua dívida. 

 

Uma forma bastante eficaz de agir de frente para uma recuperação de crédito. Ou seja, com a ajuda desta ferramenta você consegue de forma muito mais simples identificar as chances de um cliente realizar a promessa de um pagamento de determinado acordo, por exemplo. 

 

SCORE DE CRÉDITO X SCORE DE COBRANÇA

 

A diferença entre esses dois tipos de sistemas é uma das dúvidas mais comuns sobre esse assunto. Então, criamos um resumo bem simplificado para entender de uma vez por todas como cada um contribui com as suas vendas:

 

SCORE DE CRÉDITO: Avalia os perfis dos clientes no momento da compra e quais riscos eles oferecem e, a partir disso, libera um limite adequado de acordo com cada um. 

 

SCORE DE COBRANÇA: Depois que a compra já foi realizada, o score de cobrança avalia o perfil dos clientes já inadimplentes e, a partir disso, verifica as chances desse cliente realizar ou não o pagamento que foi prometido. 

 

COMO FUNCIONA O SCORE DE COBRANÇA?

 

O score de cobrança utiliza a mesma classificação do score de crédito, que é feito com letras de A até E, sendo A o perfil de risco mais baixo e E o perfil de risco mais alto para a sua venda. Portanto, a grande diferença no cálculo para que o score de cobrança funcione está no fato de que ele leva em consideração o risco de não receber de um cliente em atraso, mesmo com as nossas ações de cobrança.

 

Com a ajuda desse sistema, dependendo do risco em que é avaliado, a sua loja já pode realizar ações preventivas para cobrar esse cliente antes mesmo do período de vencimento. Sendo que, para outros clientes de risco menor, essa cobrança costuma ser feita somente após cinco dias do período de vencimento. 

 

Ou seja, com o uso desse score de cobrança muito mais moderno, você não vai mais tratar todos os clientes de uma mesma forma. Essa estratégia reduz o trabalho de quem está cobrando, torna essas cobranças muito mais efetivas e ainda faz com que a sua loja reduza os custos com negativação de forma mais significativa. 

 

Entenda mais sobre essas vantagens:

 

  • OPERAÇÃO MAIS ASSERTIVA: Pelo simples fato de sua base de devedores já estar mais segmentada, os seus funcionários conseguem entrar em contato com uma maior facilidade com esses devedores, tendo uma maior chance de negociação da dívida.

 

  • DIMINUIÇÃO DOS GASTOS: Com uma lista segmentada em mãos, o seu time de cobrança não perde mais tanto tempo entrando em contato com um cliente que tem menor possibilidade de pagamento, o que facilita toda a transação. 

 

Com a ajuda desse sistema, a sua loja agora ficará muito mais preparada para lidar com a inadimplência, que é um dos principais medos de todos os lojistas. E a boa notícia é que agora você tem acesso a esse excelente serviço com a Tidas e a Servipa.

 

Já se sente pronto para colocar em prática esse novo modelo de cobrança? Peça a ajuda de um de nossos especialistas e boas vendas!

 

Clique aqui e fale com a Tidas.

 

Clique aqui e fale com a Servipa.  

Publicado por: Milton Goetten de Lima