5 dicas para expandir a sua rede de lojas

5 dicas para expandir a sua rede de lojas

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Você tem planos e/ou está sonhando com a expansão da sua rede de lojas? Já parou para pensar em quais são as estratégias necessárias para que você obtenha sucesso com essa evolução? Sabemos que o mercado atualmente pode ser muito desafiador e, por isso, separamos algumas dicas valiosas para te ajudar em todo esse processo. 

Afinal, o sonho de qualquer empreendedor é, em algum momento, expandir o próprio negócio e aumentar as vendas, estimulando ainda mais o crescimento da empresa. Entretanto, é bem comum ouvirmos relatos de lojistas com dificuldades de encontrar um modelo de expansão ideal e que também fique dentro das condições financeiras esperadas. 

Mas fique tranquilo, porque estamos aqui para te ajudar nessa missão. No artigo de hoje, separamos 5 dicas que acreditamos que podem ser de grande valia para que você possa decidir sobre a expansão do seu negócio e, por consequência, aumentar também as suas vendas. Ficou curioso(a) sobre como fazer isso? Acha que essas dicas podem ser úteis para você?

Então, continue neste artigo completo e tenha acesso a todos os detalhes que podem te ajudar a evoluir e expandir a sua rede de lojas da forma que você tanto deseja. Confira: 

QUAL O MOMENTO CERTO PARA PENSAR EM EXPANDIR?

Antes de compartilhar as dicas, é muito importante que você saiba interpretar qual é o momento mais adequado para pensar em uma expansão. Afinal, essa é uma melhoria que precisa de investimento. 

Para pensar em expandir, é preciso que o seu negócio esteja não apenas consolidado, mas também pronto para a expansão. Para avaliar isso, felizmente, existe uma série de indicadores que demonstram se a sua operação está preparada ou não para ser ampliada. 

Entre esses importantes indicadores que devem ser avaliados, citamos aqui os principais:

  • Finanças em ordem;
  • A lealdade dos seus clientes;
  • Os pedidos para você crescer;
  • O lucro nos últimos três anos;
  • Uma equipe afinada e motivada;
  • Oportunidades de mercado;
  • O crescimento do seu ramo de atuação;
  • A necessidade de produtos e serviços adicionais. 

Ao considerar que você está pronto e esses indicadores estão realmente em crescimento e apresentam resultados positivos, você agora está mais capaz de saber que chegou o momento de expandir. 

DICAS PARA EXPANDIR A SUA REDE DE LOJAS

Agora que você está preparado para dar início a essa expansão, te convidamos para conferir as dicas que preparamos especialmente para você. Vamos lá?

  1. PLANEJAMENTO: COMECE ESTUDANDO O SEU MERCADO

Você já deve conhecer bastante o seu segmento, porém, fazer uma análise de mercado ainda assim é muito importante para evitar riscos, ser mais assertivo e aumentar as vendas.

Seguir esse passo faz com que você identifique com mais precisão as oportunidades de venda para os seus consumidores. De modo geral, estamos falando de tomar como referência as lojas que fazem maior sucesso e fugir das práticas que não dão resultado. A nossa dica aqui é para que você observe com atenção as estratégias de marketing, quem são os fornecedores, as formas de pagamento, o tipo de atendimento, entre outras coisas que você pode achar interessante. Afinal, cada detalhe aqui pode fazer total diferença.

  1. ORGANIZE E PADRONIZE A SUA EMPRESA

Conhecer a própria empresa é tão importante quanto monitorar a concorrência. Coloque na ponta do lápis tudo o que você precisa saber que está acontecendo no seu próprio negócio, desde contas, funcionários, funcionamento e até mesmo a organização do seu espaço. 

Após se planejar dessa forma, agora chegou a hoje de padronizar todos os detalhes da sua empresa. Tenha em mente que o ambiente deve estar alinhado com a essência do negócio. Isso é necessário porque o alinhamento garante que as pessoas tenham a mesma experiência em qualquer uma das suas lojas, fortalecendo, assim, a marca na memória dos clientes.

Sobre o estabelecimento, tente sempre mantê-lo organizado de forma estratégica pensando desde a inauguração até o funcionamento. Disponha os produtos de forma a seguir a estratégia de merchandising estabelecida, sempre buscando criar um ambiente harmonioso. Lembre-se: é a primeira impressão que fica!

  1. CAPACITE A SUA EQUIPE

A equipe que trabalha para você acaba automaticamente sendo a alma do seu negócio. Por isso, é fundamental que ela esteja capacitada e pronta para atender os seus consumidores da melhor forma e como você deseja. 

Nesse momento o treinamento se faz relevante, mas busque também engajar as suas equipes em seus objetivos, mostrando a relação entre o sucesso da nova loja e o dos profissionais envolvidos.

Uma dica que pode te ajudar também é investir em qualificação específica ou em cursos on-line e outros tipos de palestra. Garanta a capacitação técnica e, claro, a motivação de cada um para que o desempenho dos profissionais seja ainda melhor do que o esperado.

  1. ESCOLHA UM MODELO DE EXPANSÃO

Organização é também compreender especificamente que tipo de expansão você está buscando. Sim, existe mais de um tipo de expansão. Confira algumas das possibilidades:

  • ABRIR UMA FILIAL: Essa geralmente é uma das primeiras opções que vem à mente, mas deve ser avaliada com cuidado. É importante que a empresa tenha um lucro consistente e venha apresentando crescimento constante nos últimos anos.
  • MONTAR UM SISTEMA DE FRANQUIAS: Se a sua marca é bem consolidada no mercado, uma boa alternativa é expandir por meio de franquias. Assim, você não assume as despesas do investimento.
  • LICENCIAR O SEU PRODUTO: Vender a licença para a fabricação do seu produto é também uma boa maneira de aumentar os lucros. Essa é uma alternativa ao sistema de franquias, já que o isenta dos custos extras e você lucra com os royalties pagos pelos associados.
  • ADQUIRIR OU SE FUNDIR COM OUTRA EMPRESA: Comprar ou se unir a outra empresa é uma boa forma de ganhar mercado e aumentar o alcance da sua. Entretanto, esse é um investimento que deve ser avaliado com muita cautela.
  • MONTAR UM E-COMMERCE: Expandir o seu negócio para o ambiente virtual é uma forma simples, rápida e econômica para aumentar as vendas (entenda mais no próximo tópico).
  1. APOSTE EM MARKETING E OUTRAS ESTRATÉGIAS DIGITAIS

A transformação digital no mercado do varejo se intensificou ainda mais durante a pandemia, obrigando praticamente os lojistas a se atualizar e adotar novas soluções para permanecer em contato com os clientes, continuar ou até mesmo aumentar as suas vendas. Por isso, na hora de pensar em expandir é fundamental que você tenha planos que incluam os meios digitais.

Além disso, cada vez mais pessoas estão utilizando as redes sociais, especialmente depois da necessidade de realizar o isolamento social. Esse acontecimento fez com que as estratégias de marketing digital se tornassem ainda mais importantes para aumentar a visibilidade da marca, melhorar as vendas e expandir o negócio.

Outra dica é utilizar modelos de vendas on-line, optar por crediário digital e estar atento às novidades que o mercado vem apresentando pode ser de grande valia para a sua expansão. 

Seguindo essas dicas, a sua expansão fica muito melhor estruturada e as chances de sucesso só aumentam!

Esse conteúdo foi útil para você? Se você gosta de estar por dentro de dicas, novidades e assuntos que envolvam a área do varejo e de vendas, te convidamos para conferir o nosso blog. Estamos sempre compartilhando dicas que podem ser valiosas para o seu negócio!

 

Publicado por: Milton Goetten de Lima