7 INDICADORES PARA GESTÃO DE CREDIÁRIO DISPONÍVEIS NO NOSSO APP

7 INDICADORES PARA GESTÃO DE CREDIÁRIO DISPONÍVEIS NO NOSSO APP

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Como você faz a gestão do seu negócio? Quer entender mais sobre os benefícios de pensar sobre gestão do crediário para as suas vendas? Ao falarmos sobre esse tema por aqui, nosso intuito é chamar a sua atenção para a importância e a necessidade de tomar esse cuidado no seu dia a dia para garantir os melhores resultados durante as suas vendas. 

Afinal, quando falamos do comércio e do uso do crediário, um dos principais desafios é garantir o recebimento das vendas realizadas a prazo. E é exatamente nesse momento que uma boa gestão pode fazer total diferença. Entretanto, muitos lojistas ainda não sabem como aplicar isso no próprio negócio. 

Pensando nisso, a Servipa e a Tidas criaram um aplicativo que surgiu com a missão de te ajudar a melhorar ainda mais a gestão do seu crediário, mostrando todos os passos e cuidados que podem ser mantidos durante as suas vendas e, também, porque isso pode trazer vantagens e lucros para você. 

Quer aprender mais sobre isso? Continue nesse artigo completo que preparamos e entenda mais sobre esse tema que pode te ajudar a melhorar ainda mais o seu trabalho com uma tecnologia totalmente planejada para atender melhor o seu crediário. 

 

PARA QUE SERVE A GESTÃO DE CREDIÁRIO?

Atualmente, é praticamente impossível imaginar uma empresa que não ofereça vendas a prazo em suas formas de pagamento, não é mesmo? Pois então, essa é realmente uma prática bastante comum e que visa oferecer uma maior comodidade para quem está comprando. 

Porém, se não for feita de forma cuidadosa e organizada, essa necessidade do cliente pode se tornar uma dor de cabeça para o lojista. E é exatamente por causa desse cenário que a gestão de crediário se tornou tão importante. 

 

BENEFÍCIOS QUE A GESTÃO DE CREDIÁRIO OFERECE:

Quem não quer trabalhar com toda a segurança e tranquilidade hoje em dia, não é mesmo? Por isso, sempre reforçamos que os cuidados com a gestão são fundamentais. Entenda mais dos benefícios que essa prática pode proporcionar ao seu negócio:

  • Análise do fluxo de caixa;
  • Garante as melhores orientações para a equipe de vendas;
  • Institui taxas de juros que servem como garantia;
  • Estabelece as regras e critérios para o parcelamento dos valores;
  • Determina as informações necessárias para o cadastro dos clientes. 

 

APLICATIVO SERVIPA/TIDAS:

Assim que entendemos a importância de aplicar a gestão de crediário nos negócios e como isso pode converter bem as vendas dos nossos clientes, desenvolvemos uma facilidade para contribuir com os lojistas em todo esse processo. 

Com base nisso, atualmente já disponibilizamos um aplicativo que é um sucesso em nossa empresa e que pode entregar todos os serviços necessários para fazer a sua gestão de crediário de forma eficaz, prática e tecnológica. 

 

INDICADORES PARA GESTÃO DE CREDIÁRIO DISPONÍVEIS NO NOSSO APP:

Agora te convidamos a conhecer os principais módulos disponíveis em nosso aplicativo e que devem ser levados em conta na hora de gerir o seu crediário. Vamos lá?

  1. FATURAMENTO:

Você pode acompanhar de perto o desempenho do seu crediário. Com isso, os dados comparativos ficam sempre à mão, o que torna ainda mais fácil a possibilidade de saber como você está caminhando em seu negócio. Além disso, com esses módulos disponíveis, é possível ter acesso imediato ao faturamento diário, mensal e até mesmo o acumulado do ano. Além disso, é possível comparar o faturamento mensal com os resultados do mês anterior ou do mesmo mês no ano anterior.  

  1. CLIENTE COM POTENCIAL:

Este é um indicador que oferece informações estratégicas para a gestão do seu crediário. Com base nos clientes que compraram no carnê durante o mês, ele mostra três dados interessantes: 

  • O valor total disponível e pré-aprovado, que indica quanto o cliente pode comprar, que fica disponível para os clientes que possuem um limite garantido ou limite sujeito à análise;
  • O limite que foi realmente utilizado pelos clientes;
  • O limite não utilizado.

Nesses casos, o que algumas vezes não se percebe é que é possível aproveitar melhor os clientes que tiveram o crédito liberado, aumentando o valor vendido dentro do limite pré-aprovado.

  1. CLIENTES INATIVOS:

Este é um indicador que utiliza a base de clientes da sua loja e seleciona os clientes que não têm parcelas em aberto há mais de 90 dias. Isso é interessante, pois todos esses clientes podem garantir novas vendas e você pode tentar reativá-los mandando mensagens promocionais, por exemplo.

Saiba que a taxa de retorno desse tipo de ação é incrível: são 13 vendas em média para cada 100 mensagens enviadas. Além disso, você tem acesso rápido a uma lista com os aniversariantes do mês para enviar mensagens de felicitações ou oferecer promoções exclusivas. Saiba que essa é uma excelente estratégia para fidelizar o seu consumidor.

  1. CLIENTES NO MÊS:

Com esse indicador você pode acompanhar a taxa de novos cadastros de clientes no seu crediário e o valor das compras feitas por eles. Além disso, outro indicador importante nesse módulo é a taxa de recompra, ou seja, as compras feitas quando o cliente volta à loja para pagar uma parcela. E essas vendas provavelmente não existiriam se não fosse o crediário

  1. TIPOS DE VENDAS:

Neste módulo você pode acompanhar como sua loja está utilizando as diferentes modalidades de venda no crediário:

  • Garantida: são aquelas cujo pagamento é garantido pela Servipa e pela Tidas, sem nenhum risco para a loja.
  • Avalizada: são vendas que, por algum motivo, não são garantidas e apresentam um certo risco. Mas o lojista pode vender se quiser, caso conheça o cliente. A Servipa/Tidas faz o pagamento e se encarrega da cobrança e, em caso de inadimplência, a Administradora efetuará o estorno do pagamento realizado da mesma forma que uma venda garantida. 
  • Administrada: são vendas consideradas de maior risco. Nessa modalidade, a estatística indica que, de cada dez vendas, duas ou três não são pagas. Mesmo assim, o lojista ainda pode aprovar o crediário. Só que, nesse caso, nem a venda nem o pagamento estão garantidos. A Servipa/Tidas faz toda gestão e a cobrança, como nas demais modalidades, mas a loja só recebe algo quando (e se) o cliente pagar.
  1. INADIMPLÊNCIA:

Neste caso, é possível acompanhar a inadimplência da sua loja por meio de dois indicadores, de acordo com o risco:

  • Inadimplência avalizada: são aquelas vendas que a loja avaliza sem que tenham sido originalmente garantidas e, em caso de inadimplência, quem assume todo o risco é o lojista;
  • Inadimplência administrada: são vendas que originalmente não foram garantidas e mesmo assim a loja autoriza a venda. Mas, nesse caso, quem assume todo o risco é o lojista.
  1. AGENDAS FINANCEIRAS:

Neste módulo você tem uma previsão dos próximos pagamentos que a sua loja tem para receber, com o valor total das vendas a serem pagas em cada dia.

 

MÃOS À OBRA: 

Agora que você já conhece as principais funcionalidades do nosso app de gestão, deve ter percebido a importância de contar com esse tipo de serviço para a sua segurança e também para obter os melhores lucros. 

E a boa notícia é que todos esses excelentes serviços podem ser obtidos em apenas um clique usando o nosso sistema de gestão: Servipa/Tidas.

Vale lembrar apenas que, por medida de segurança, somente os usuários cadastrados terão acesso a essa funcionalidade. Portanto, revise o cadastro dos seus gerentes e valide quem poderá ver os dados desse serviço.

Lembre-se: quanto mais você vender no aplicativo Servipa/Tidas, melhores e mais confiáveis serão as informações que receberá. Por isso, quem tem informação tem poder e sabe onde vai chegar. 

No mercado brasileiro, empresas como Servipa e Tidas são pioneiras em pensar e colocar em prática formas de utilizar a tecnologia a favor da sua loja. Entre em contato e venha saber mais!

Publicado por: Milton Goetten de Lima