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Meios de pagamento: A melhor forma de receber dos clientes

Com a ampliação do comércio varejista, é cada vez mais importante oferecer diferentes meios de pagamento para atrair consumidores. Se manter estável no mercado depende do sucesso do negócio. E, para isso, é preciso garantir que o público esteja sempre satisfeito.  

Com base nesse pensamento, a principal dúvida do comerciante é “como manter o consumidor ativo, comprando cada vez mais?”. Não existe uma única resposta para esta questão, mas é possível listar pontos que são considerados fundamentais, por exemplo:

  • OFERECER PRODUTOS DE QUALIDADE;
  • DESENVOLVER UMA BOA ESTRATÉGIA DE VENDAS;
  • TER UM BOM ATENDIMENTO DO COMEÇO AO FIM DA VENDA;
  • ESTAR PRESENTE TAMBÉM NO MEIO VIRTUAL;
  • FACILITAR A FORMA DE PAGAMENTO.

Todos os tópicos citados trazem exemplos do que pode ser feito para receber os clientes da melhor forma possível. E nesse post vamos focar principalmente no último ponto. Entretanto, o que significa facilitar os meios de pagamento para o consumidor? Você sabe?

Acompanhe o artigo a seguir e compreenda já o que são e os seus benefícios. Boa leitura!

Dinheiro, cartões e crediário: Diferentes meios de pagamento

Com o fluxo constante de consumidores, as lojas de varejo precisam estar atentas a todas as possibilidades de aumentar suas vendas. Oferecer diferentes meios de pagamento é uma ótima forma de garantir isso, até porque cada cliente tem sua preferência na hora de pagar.

Dinheiro

A compra paga em dinheiro, teoricamente, é a mais vantajosa. Isso porque a entrada e saída de dinheiro em cédula não envolve taxas e não compromete o fluxo de caixa. Para o consumidor, também é uma compra que traz vantagens, já que muitas lojas optam por dar descontos em pagamentos feitos à vista. 

Porém, apesar de parecer uma ótima opção para o varejista, as vendas em dinheiro também possuem lados negativos. Lojas com sedes em ruas movimentadas podem ser alvo de assaltos, o que torna um risco ter muito dinheiro em caixa. Além de que o lojista não tem oportunidade de obter um lucro ainda maior com taxas e estratégias inteligentes de venda.

Cartão de débito

Assim como o pagamento em dinheiro, pagar com cartão de débito é uma prática muito comum entre os consumidores. O meio eletrônico é popular pois trata-se de uma escolha segura e também considerada bastante prática, tanto para o varejista quanto para o cliente. 

Aliando um controle maior de gastos por parte do consumidor, com a agilidade de recebimento do lojista, esse meio de pagamento é o segundo mais aceito em estabelecimentos, ficando atrás apenas do dinheiro. As taxas de cobrança são relativamente baixas, quando comparadas aos cartões de crédito. O que pode ser benéfico.

Cartão de crédito

Outra alternativa de pagamento bastante popular é o cartão de crédito. Além dos benefícios que o cartão de débito fornece, a opção crédito traz aquilo que mais agrada ao consumidor: a possibilidade de parcelamento. De modo geral, as compras efetuadas com o cartão de crédito são feitas de forma parcelada ou com prazo de pagamento estendido. O que pode parecer uma boa oportunidade para o consumidor e para o varejista no primeiro momento.

Já por outro lado, essa opção de pagamento pode trazer grandes problemas para o cliente e exige uma estrutura adequada no local, contendo maquininha de cartão, integrados aos terminais de emissão de nota fiscal. Além desses fatores, as taxas desse tipo de cartão também costumam ser mais altas se comparadas aos outros meios de pagamento. 

Nesse caso, a vantagem para o varejista é que não há risco de inadimplência, mesmo se tratando de uma compra parcelada. Isso porque o banco contratado deve garantir o recebimento total do valor da venda. A venda parcelada também atrai mais consumidores. 

Crediário

O crediário é o meio de pagamento que mais gera dúvida entre os varejistas. Isso porque pode parecer um pouco arriscado confiar no cliente sem que uma instituição financeira esteja por trás da parcela. E é por isso que queremos esclarecer pontos importantes aqui.

*A verdade é que essa é uma opção que traz uma série de vantagens que você nem imagina. A segurança de pagamento acontece através dos órgãos de proteção ao crédito, que passam a ser responsáveis pelas cobranças em casos de atrasos e inadimplências. 

Além disso, esse método de pagamento está conquistando cada vez mais lojistas e clientes por apresentarem uma série de benefícios. Quer entender mais sobre eles? Confira abaixo: 

Vender para quem não tem crédito no cartão

Uma das grandes vantagens do crediário é possibilitar a venda para clientes que não tenham limite no cartão de crédito ou não costumam utilizar este meio de pagamento.

Ou seja, essa é uma forma de ampliar a sua gama de consumidores, já que o crediário também permite que as compras sejam parceladas. Com isso, um interessado que não compraria em sua loja por falta de opção de pagamento, pode virar um cliente fiel no futuro. 

Entenda que aqui você tem a possibilidade de ampliar o poder de compra para muitos clientes, especialmente no Brasil, onde o sistema bancário é muito restritivo na concessão. 

Maior prazo e comodidade para o cliente

Baseado no valor da compra, o varejista pode definir o número de parcelamento e o valor mínimo a ser pago. Com a análise de crédito que é feita antes da liberação do crediário, é possível identificar o perfil do consumidor. Dessa forma, a própria loja pode estabelecer padrões de vendas parceladas.

Aumento de vendas e fidelização do cliente

Com o crediário é possível aumentar o número de vendas, já que os consumidores podem ter mais uma opção de pagamento. Além disso, oferecer o crediário mostra que a loja está disposta a confiar em seus clientes, facilitando suas compras e conquistando seus clientes.

Novas receitas financeiras

O crediário tem uma vantagem que muitas vezes é esquecida e pode afetar positivamente as receitas, se bem administrado. Nessa modalidade o lojista tem acesso às receitas financeiras, como a Mora e Juros, que em outros modelos de parcelamento que estão na mão dos bancos e das operadoras de Cartão de Crédito.

O melhor meio de pagamento para o seu negócio

De maneira geral, é importante para o varejista estudar o perfil dos seus consumidores, para saber as melhores formas de pagamento que deve oferecer. Afinal, conhecimento é tudo.

Como você viu também no decorrer desse artigo, todos os meios de pagamentos possuem vantagens e desvantagens. Sem dúvidas, quanto maiores forem as opções, mais chances de aumentar as suas vendas você terá. Porém, por terem pontos positivos e negativos, conhecer o seu negócio e os seus consumidores se torna indispensável para o seu sucesso.

Lembre-se sempre: o melhor meio de pagamento para o seu negócio é aquele que atenda a maior parcela de consumidores possível. Entretanto, não é necessário seguir nenhuma regra à risca, já que quanto mais possibilidades existirem, maior acabará sendo a gama de perfis. 

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