5 Dicas para reduzir a Inadimplência do seu negócio
Qual é o empresário que não sonha em reduzir os índices de inadimplência do próprio negócio, não é mesmo? Esse é um desejo seu? Saiba que esse artigo foi totalmente pensado com o intuito de te ajudar. Continue aqui e tenha acesso a 5 dicas que irão reduzir a inadimplência e, automaticamente, aumentar seus lucros e melhorar o seu faturamento.
Já sabemos que para obter as melhores vantagens do sistema de crediário é necessário estar bem organizado e com um planejamento bem definido. Pensando nisso, nosso objetivo é te ajudar com orientações que podem fazer a diferença para uma melhor gestão.
De acordo com o Serasa, no Brasil, quase metade da população adulta possui dívidas que não consegue pagar. Por esse motivo, quem possui uma empresa precisa estar atento e tomando os devidos cuidados para que uma alta de inadimplência não afete diretamente o seu caixa.
Porém, se você não sabe nem por onde começar a tomar esses cuidados, você precisa continuar por aqui. Neste artigo preparamos dicas e detalhes didáticos para te ajudar a se ver livre o quanto antes de altos índices de inadimplência. O que acha da ideia? Vamos lá?
Como reduzir os índices de inadimplência?
Um dos primeiros passos para evitar ao máximo a inadimplência é apostar em uma boa organização e planejamento. Toda forma de crédito oferecida ao cliente precisa ser previamente planejada e estudada, identificando os possíveis impactos que ela pode ocasionar para os negócios.
Atualmente, muitas empresas têm escolhido trabalhar com outras formas de parcelamento além do cartão de crédito, como o crediário, na busca por diferentes formas de pagamento. Isso vem acontecendo cada vez mais porque esses métodos realmente podem atrair mais clientes que enxergam na sua loja ou negócio em geral uma oportunidade mais facilitada e inclusiva de aquisição de um produto ou serviço.
Entretanto, não basta só querer agradar o consumidor e deixar as finanças da empresa de lado. Por esse exato motivo, um dos primeiros (e mais importantes) passos para evitar a inadimplência de clientes está na prevenção. E como fazer isso!? Confira algumas dicas:
Saiba mais sobre o seu cliente
Fazer uma boa pesquisa antes de oferecer crédito e entender as melhores formas de disponibilizá-lo é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes. Você pode iniciar pesquisando o CPF do consumidor. Além disso, é imprescindível que a sua empresa colete todos os dados básicos dessa pessoa, ou seja, os documentos e informações de contato.
DICA: Atualmente, uma das formas mais práticas e seguras de realizar uma pesquisa de histórico dos clientes é através do SPC e Serasa. Com as informações fornecidas por essas entidades, fica ainda mais fácil reconhecer quem são os bons pagadores.
Informe de maneira clara todas as regras do crediário
Quando você opta por vender no crediário para um cliente, é de extrema importância que você sempre procure ser claro e transparente em relação às regras do seu crediário. Para garantir isso, é fundamental que a sua loja também tenha essa política de crédito bem clara aos vendedores, até porque são eles que vão esclarecer essas regras aos consumidores.
Assim, com uma política bem definida, no momento da compra, passe todos os detalhes sobre as condições de pagamento disponíveis, incluindo os prazos, o valor total e como esse valor ficará parcelado.
Vale lembrar que você e/ou o seu funcionário precisa deixar claro a necessidade de consultar o CPF e analisar o crédito, além de ressaltar as implicações de não pagar a prestação na data do vencimento. Lembre-se: esse é o momento do cliente ter certeza se quer optar pelo crediário como forma de pagamento.
Mantenha um bom relacionamento e aprenda a cobrar
Uma das melhores formas de reduzir a inadimplência está exatamente na construção de um bom relacionamento com o cliente. Além de atrair seus clientes, tente também fidelizá-los na sua loja ou estabelecimento. Afinal, os clientes seguidores da marca e que confiam no seu produto ou serviço são os mais propensos a nunca atrasar um pagamento.
Além disso, para ter uma relação ainda melhor, é muito importante que as cobranças sejam realizadas de forma cautelosa, correta e também prezando a imagem de cada consumidor.
Muitos clientes deixam de pagar apenas por esquecimento. Isso poderia ser resolvido facilmente com um lembrete. Portanto, se encarregue de enviar um SMS, uma mensagem no WhatsApp ou um e-mail apenas lembrando que o momento do vencimento se aproxima.
Caso o pagamento não seja feito, você pode adotar uma postura adequada para cobrar um cliente e realmente receber. Para isso, uma boa opção é realizar uma chamada telefônica, na qual a conversa poderá ser mais clara. Sempre priorize a conversa amigável e a linguagem respeitosa. Seja sempre pacífico para não gerar insatisfação e agressividade, afastando o cliente da sua loja e até mesmo gerando uma má reputação para seu negócio.
Esteja aberto a negociações
Mesmo seguindo todos os passos e fazendo inúmeras tentativas de não ser pego pela inadimplência, uma hora isso pode acontecer. Nesse momento, é fundamental que você esteja bem preparado e saiba negociar com o cliente.
Ponto importante: ao fazer a cobrança, a sua empresa deve se mostrar compreensível em relação a atual situação do cliente e se mostrar disposta a negociar, sempre respeitando as regras de desconto e reparcelamento.
Conte com um bom sistema de gestão de crediário
Saiba que todos os conselhos que citamos acima podem ser facilmente realizados se você optar por uma boa ferramenta de gestão de crediário. Com ela, você pode ter acesso a um score de crédito que automaticamente classifica o risco de inadimplência que o seu cliente pode oferecer já na hora da venda. Tudo isso é feito de forma automatizada e em segundos.
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Tendo uma boa gestão ao seu lado tudo fica muito mais prático, fácil e seguro. Ou seja, além de garantir que as suas vendas sejam mais eficazes, a nossa ferramenta disponível aqui na Tidas e na Servipa também realiza o processo de cobrança. Você conta com um time de especialistas dispostos a recuperar seus créditos sem prejudicar o bom e duradouro relacionamento da sua loja com os seus clientes, mantendo estes sempre fidelizados.
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