descontos para os clientes
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Quando dar desconto para os clientes?

Você costuma dar muitos descontos para os clientes? O desconto é uma estratégia de vendas que pode ser muito utilizada para fidelizar clientes, criar uma imagem positiva da marca, ajudar na decisão de compra, estimular a descoberta de novos produtos e até mesmo com o intuito de reposicionar um produto no mercado. 

Uma coisa nós temos certeza: todo consumidor adora receber um desconto. E oferecer esses descontos realmente pode ser uma estratégia benéfica para o seu negócio. Porém, como toda boa estratégia, é importante que ela seja feita de forma bem pensada para que realmente traga resultados positivos para todas as pessoas envolvidas, não só aos clientes.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nosso intuito é explicar quando pode ser um bom momento para oferecer desconto aos seus consumidores e como fazer isso de forma efetiva e bem pensada. Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre esse assunto? Então continue por aqui para ter acesso a todos os detalhes que podem te ajudar a evoluir e melhorar as suas vendas da forma que você tanto deseja. 

Vamos lá? 

O que levar em conta antes de dar descontos para os clientes?

Existem três pontos que devem sempre ser levados em conta na hora de pensar em uma estratégia de vendas: empresa, público e comunicação. Afinal, não é segredo para ninguém que é fundamental que o empreendedor conheça o seu produto ou serviço de olhos fechados. E, para isso, é importante entender todo o entorno e tudo que está envolvido nele.

Por isso, para que a sua estratégia se torne efetiva, nossa principal dica é que você conheça bem o seu público, o seu serviço e a sua empresa e, claro, aposte em uma boa comunicação para que essa estratégia alcance as pessoas corretas. Além disso, existem algumas dicas que podem ser seguidas na hora de aplicar um desconto na sua loja. Confira:

Comece com um bom planejamento

Estude as melhores formas de trabalhar com esse tipo de ação e quais produtos realmente precisam de descontos para vender mais. O planejamento é a peça chave para que você consiga fazer ações que representem acordos vantajosos e lucrativos e prospectando novos clientes. 

Ofereça valor agregado 

Para que você não precise necessariamente diminuir muito o valor do seu produto, tente mostrar sempre ao seu cliente o custo-benefício de adquiri-lo. Exemplos: boa assistência, entrega rápida, flexibilidade de pagamento. 

Aprenda as melhores técnicas de negociação

No mundo do varejo uma coisa é bastante clara: bons comerciantes e vendedores sempre se sobressaem pela concorrência pela habilidade de comunicação e também por ter um embasamento forte de seus argumentos. Saber ouvir, respeitar os limites do cliente, ter conhecimento dos produtos, conhecer bem as ofertas são apenas alguns exemplos interessantes. 

Escolha os produtos certos para dar desconto

Sabemos que, para alguns produtos e serviços específicos, o ato de fornecer alguns descontos para os clientes pode prejudicar a margem de lucro das vendas. Por isso, é importante saber avaliar quais são os produtos que podem fazer parte da oferta, estabelecendo critérios na concessão desses benefícios. 

O que você deve considerar antes de diminuir o preço

Esse é o momento de colocar em seus custos não apenas o valor de compra da mercadoria. A dica é que você passe a contabilizar também o frete que pagou para recebê-las ou o custo do transporte para comprá-las. 

Essa parte também entra no planejamento: Coloque na ponta do lápis as taxas da máquina de cartão, conta de internet, luz, telefone e todos os outros gastos que você tem para fazer o seu negócio funcionar. Com esse total nas mãos ficará ainda mais fácil saber qual o mínimo que você pode receber em uma peça para ter lucro e quando realmente vale a pena dar desconto.

Então, quando vale a pena dar descontos para os clientes?

✔ Se o seu estoque está cheio e as vendas não estão acontecendo, um desconto pontual pode ser um atrativo de vendas. Uma boa estratégia é atrelar o desconto a compra de dois ou mais produtos;

✔ Para saldar um estoque antigo, você pode criar uma promoção bacana, estimulando a compra por preços menores;

✔ Em datas comemorativas;

✔ Para clientes especiais virem conhecer a nova coleção.

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre essa estratégia e esteja se sentindo pronto para colocar ela em prática no seu negócio e ver a diferença acontecendo. Gosta de saber mais sobre esse tipo de conteúdo? Te convidamos para conferir nosso blog clicando aqui. Estamos sempre compartilhando dicas que podem ser valiosas para o seu negócio!

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