As funções de um gerente de loja

As funções de um gerente de loja

Você sabe quais são as funções de um gerente de loja? Entende a importância de saber qual é o escopo para seu negócio? Confira o artigo completo para saber mais!

É muito comum no ambiente do varejo vermos a figura do dono da loja muito presente. Em muitos casos é ele o responsável pela gestão de todo o seu negócio. 

E não tem absolutamente nada de errado nisso. Entretanto, na medida que o negócio vai crescendo, tanto em tamanho, quanto em filiais, é comum que esse empreendedor sinta a necessidade de ajuda e até mesmo de ter um braço direito. 

E é nesse momento que um gerente pode se tornar uma figura essencial no negócio. 

Vamos entender mais sobre as funções de um gerente de loja? Acompanhe a leitura.

Qual é a função de um gerente? 

O cargo de gerência possui muita relevância em todo o papel organizacional de uma loja. Mas de forma simples e direta, o gerente é responsável por manter a organização dos processos e, de modo geral, tomar decisões importantes para o desenvolvimento do negócio. 

Entre as principais funções que estão no seu escopo, podemos citar:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Controle;
  • Definição de estratégias. 

Porém, como é um cargo que engloba a gerência, essas funções podem variar muito de acordo com o estilo de negócio, o público, as necessidades e até as habilidades. 

E em uma loja? Qual é o seu papel?

Em termos gerais, o papel de um gerente de loja é exercer uma função de representante geral do negócio, se envolvendo com os mais diferentes públicos, dentre fornecedores, funcionários e clientes. 

Além disso, ele é o responsável por toda a parte organizacional, garantindo que o negócio funcione, vá para frente, tenha boas vendas, bons atendimentos, boas negociações. 

Exatamente por englobar uma série de diferentes responsabilidades, é importante que esse gerente tenha fit com a cultura da empresa e realmente vista a camisa para ajudar o processo em busca do sucesso da marca e das finanças do negócio.

Qual deve ser a relação do gerente com os demais funcionários? 

Uma das melhores formas de ter resultados concretos com o seu trabalho é exercer um papel de facilitador na vida dos demais. Essa figura de referência na hora de resolver qualquer problema fica centralizada, organizada e deixa os demais funcionários se sentindo mais seguros em seus ambientes de trabalho. 

Já no que se refere ao desempenho dos vendedores, sua função é motivar e dar um norte dos objetivos de vendas e objetivos de crescimento do negócio. Afinal, quando sabemos para onde queremos crescer, se torna mais fácil agir em torno dessas estratégias de crescimento.  

O gerente deve ter alguma relação com o crediário da sua loja? 

Isso varia de negócio para negócio, porém, o gerente tem a tendência de melhorar a saúde financeira da loja. Afinal, ele organiza todas essas esferas e compreende a saúde financeira do seu negócio. 

Dentro disso, ele pode estabelecer as melhores formas de atingir resultados e melhorar as vendas. E, qualquer bom gerente sabe que a opção de vendas no crediário pode ajudar a prospectar novos clientes e facilitar a vida do vendedor na hora de finalizar uma venda. 

Por fim, um dos pontos mais importantes para fazer o crediário dar certo é ser organizado e fazer uma boa avaliação de crédito. Funções essas que também podem ser comandadas por um gerente de lojas. 

Já tinha parado para refletir em todos os benefícios que um gerente responsável e com os conhecimentos certos pode ter em relação a saúde financeira e administrativa da sua loja? 

Vale sempre lembrar que, mais garantido do que qualquer outra coisa, é o bom conhecimento das possibilidades que você tem para alavancar os seus negócios. Para isso, te convidamos a conferir o nosso blog que está recheado de dicas para lojistas com todos os temas que você precisa saber para atrair cada vez mais clientes e também para ter cada vez mais sucesso na sua loja. Clique aqui e confira.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a entender as funções de um gerente de loja.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para conversar com um de nossos especialistas.  

Clique aqui e faça um orçamento com o time da Rede Brasil Crediário!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *