Qual a diferença entre Serasa e SPC

Qual a diferença entre Serasa e SPC?

Quer saber qual a diferença entre Serasa e SPC? Preparamos uma descrição completa com tudo o que você precisa saber sobre eles. Acompanhe aqui e confira.

Você sabe qual é a diferença entre Serasa e SPC? Nós entendemos que apenas de citar esses dois nomes, muitas pessoas já sentem arrepios. Porém, entendemos também que é necessário compreender o que são para evitar falhas e até confusão.

Além disso, é importante entender que esses são serviços que não representam apenas pontos negativos. Muito pelo contrário, eles podem ser muito úteis na vida. 

Portanto, se você quer compreender o que eles são e como exatamente eles funcionam, te convidamos a conferir esse artigo completo que nós da Rede Brasil Crediário preparamos para te ajudar a enxergar as finanças com outros olhos. Bora? 

Prepare as suas anotações e boa leitura! 

O que exatamente é o Serasa e quando posso precisar dele?

O Serasa foi criado no ano de 1968 em uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP). Mas, atualmente, ele pertence à empresa irlandesa Experian. 

O Serasa é, portanto, uma empresa que reúne um banco de dados com todas as informações do comportamento financeiro dos consumidores. Entretanto, ela se tornou muito conhecida entre os brasileiros, por relacionar o nome completo e o CPF dos consumidores para uma consulta de suas dívidas vencidas.

Tendo isso em vista, ela funciona da seguinte forma: quando alguém deixa de pagar uma dívida, a empresa é avisada e a pessoa recebe uma carta informando-a sobre a negativação, tendo então um prazo de 10 dias para resolver a situação. Além disso, qualquer pessoa pode consultar um CPF de graça nas agências da Serasa Experian.

E o SPC? O que é e quando posso precisar dele?

Já o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um enorme banco de dados que reúne informações de crédito geridas e alimentadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL). Ou seja, ele é mais voltado – principalmente – aos lojistas. 

Ele pode ser um aliado, porque o seu banco de dados fornece gratuitamente informações aos cidadãos e lojistas de suas situações de crédito submetidas às normas do Código de Defesa do Consumidor.

Afinal, qual a diferença entre Serasa e SPC?

Apesar das duas empresas possuírem serviços um tanto quanto parecidos, a diferença é que elas contam com uma fonte de dados diferente uma da outra. Enquanto o SPC coleta os dados a partir de dados de lojistas credenciados, o Serasa obtém acesso aos dados em instituições financeiras. 

Além disso, a forma de consulta dos dois é diferente. O Serasa permite que a consulta de dados seja feita de forma online. Já o SPC exige uma consulta física. 

Por que eu preciso saber sobre isso?

Essas empresas atuam diretamente na situação financeira de negócios e de pessoas. Dessa forma, cada vez mais falamos sobre a importância da organização e da boa administração financeira para que um negócio possa prosperar ainda mais. 

Já trouxemos outros artigos aqui no blog da Rede Brasil Crediário sobre organização financeira, administração e dicas de gestão em geral para lojistas. Não deixe de estudar sobre esses temas e avaliar como anda a saúde financeira do seu negócio. 

Lembre-se que, ser um empreendedor no varejo brasileiro não só parece, como é uma tarefa desafiadora, principalmente se você vende a prazo e costuma ter muitas perdas com a inadimplência do consumidor. Tendo isso em mente, para conseguir sucesso nesse mercado, é fundamental preservar a estabilidade financeira da sua empresa. É exatamente nesse intuito que empresas como Serasa e SPC são úteis.  

Porém, infelizmente, nós sabemos que o controle financeiro é um verdadeiro desafio e envolve muitas variáveis, burocracias e tributos, que acabam afastando o empreendedor que tem apenas um único interesse: vender. 

Por desinformação, muitos simplesmente deixam de lado o necessário controle nessa área. Além disso, acreditam que, desde que as vendas estejam aumentando, o negócio está indo bem. Mas agora você sabe que não é exatamente assim que funciona. 

Adiantamos que o simples fato de ter lido esse artigo até aqui já é uma vitória. O conhecimento nessas áreas pode mudar a realidade de muitos empreendedores. 

Nós esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender qual a diferença entre Serasa e SPC. Em caso de dúvidas, fique à vontade para conversar com um de nossos especialistas: 

Clique aqui e fale com a Rede Brasil Crediário.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *