Como usar a biometria para identificar o cliente no crediário?

Como usar a biometria para identificar o cliente no crediário?

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Confirmar a identidade do cliente que está comprando na sua loja é uma medida fundamental para vender no crediário com segurança

Afinal de contas, as fraudes no varejo são muito comuns e você precisa ter certeza de que aquela pessoa é realmente a titular dos documentos apresentados ao crediarista. 

Mesmo que sua loja exija a apresentação de um documento com foto, os golpistas podem ser muito hábeis em substituir essa imagem pelo rosto de outra pessoa.

Além de não ser 100% seguro, esse processo de conferência de documentos ainda toma um bom tempo da loja e do cliente na hora de fechar uma venda.

Mas já existe uma tecnologia que pode facilitar a vida tanto do lojista quanto dos seus clientes.

É a identificação biométrica!

Você pode nunca ter ouvido falar nisso, mas certamente já deve ter utilizado esse recurso para desbloquear seu celular com a impressão digital.

Antes restritas a grandes empresas e bancos, a biometria é hoje uma tecnologia acessível e que está sendo adotada amplamente no varejo.

Vamos entender melhor como ela funciona e como pode ser usada no seu crediário?

O que é biometria e para que serve

A biometria analisa características físicas como impressão digital, formato dos olhos ou o contorno da boca para reconhecer uma pessoa e distingui-la das demais. 

Trata-se de um dos modos mais seguros para autenticar transações, pois utiliza características bem particulares e únicas de cada indivíduo.

Uma das modalidades mais comuns e com menor custo atualmente é a leitura da impressão digital.

Este é um método de identificação que une velocidade com alta confiabilidade, permitindo identificar um cliente em questão de segundos.

Um leitor óptico capta a imagem do dedo e a compara com uma base de dados biométricos. 

O sistema então analisa detalhes como terminações e bifurcações dos sulcos da digital, assim como os arcos e voltas que fazem com que cada impressão seja única.

Usando a biometria na sua loja

A identificação por biometria é uma proteção antifraude muito eficaz e uma excelente ferramenta para evitar a ação de estelionatários. 

No caso do sistema acusar um erro na identificação, basta que o atendente peça ao cliente que apresente um outro documento além da carteira de identidade que acabou de mostrar.

Se ele realmente for dono daquela identidade, certamente terá como comprovar. 

Já um golpista provavelmente vai disfarçar e dizer que esqueceu o documento em casa. Ou então vai pedir para ir ao banheiro e nunca mais retorna para fechar a compra.

Mesmo quando se trata de um cliente legítimo, a biometria ainda contribui para melhorar processos e reduzir custos operacionais, já que o atendimento se torna muito mais rápido e econômico depois que a digital é cadastrada.

Sem contar que o seu uso dispensa a loja de armazenar e enviar vias de carnês e cópias de documentos. 

Será que os clientes vão aceitar a biometria?

Essa é uma dúvida muito comum quando se pensa em implantar um sistema de identificação biométrica em uma loja. 

Muitos lojistas temem que seus clientes reajam de forma ruim ao saber que vão ter que registrar suas digitais em um sistema.

Pela experiência que temos com os sistemas das empresas que compõem a Rede Brasil Crediário, podemos afirmar justamente o contrário.

Esses sistemas já foram aplicados com sucesso em centenas de lojas, e na ampla maioria dos casos os clientes adoraram a novidade! 

Segundo nossas pesquisas de satisfação, a biometria transmite a sensação de que estão comprando em uma loja moderna e atualizada.

Preciso comprar um leitor de digitais para usar a biometria?

O leitor de impressões digitais é um equipamento bem simples de usar e de custo acessível.  

Ele é a peça-chave do sistema de identificação biométrica utilizado por empresas como a Tidas e a Servipa, duas das maiores administradoras de crediário do Brasil. 

Ambas fornecem o leitor aos lojistas, que têm a opção de comprar o equipamento ou alugá-lo enquanto utilizarem os serviços de garantia e gestão de crediário de ambas as empresas. 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como a biometria pode ajudar sua loja a evitar fraudes e agilizar o atendimento no crediário.

Continue acompanhando o blog da Rede Brasil Crediário para mais conteúdos imperdíveis sobre gestão de varejo e concessão de crédito. 

Até a próxima!

Publicado por: Milton Goetten de Lima