5 dicas para melhorar a aprovação de crédito na sua loja

5 dicas para melhorar a aprovação de crédito na sua loja

Se você trabalha com comércio, já deve saber que a APROVAÇÃO DE CRÉDITO é uma das etapas consideradas mais importantes durante uma venda feita no crediário, não é mesmo? 

Afinal, se você não cuidar de todo o processo de aprovação de crédito para seus possíveis consumidores, os resultados podem afetar diretamente na inadimplência do seu negócio. Essa é sempre uma parte importante, porque é nesse exato momento em que você tomará uma decisão que vai impactar diretamente no lucro, ou no prejuízo, do seu empreendimento.

Então, se você deseja saber quais são as melhores formas de melhorar a aprovação de crédito na sua loja, saiba que você está no lugar certo. Continue aqui e entenda mais sobre.

Mas e como funciona a aprovação de crédito no crediário?

As lojas que oferecem a possibilidade de pagamento através do crediário sempre vão consultar o score de crédito de um cliente, que nada mais é do que um indicador que revela a probabilidade dele pagar efetivamente a conta ou não. Essa ferramenta é usada para ajudar lojas que trabalham com o crediário, garantindo maior segurança nas vendas através da análise do perfil desse cliente, sabendo, assim, se ele tem um perfil inadimplente ou não.

Durante essa análise, é feita uma classificação para entender qual é o melhor limite que pode ser dado a cada consumidor. Assim, é oferecida a aprovação de crédito ideal para ele.

A principal vantagem de ter esse sistema de aprovação é garantir a segurança do lojista. Assim, ele tem menos chances de sofrer com a inadimplência e evita que isso afete o caixa.

O que fazer para melhorar a aprovação de crédito na loja?

O processo de aprovação de crédito, por ser muito importante, exige alguns cuidados especiais para garantir que a sua concessão de crédito seja dada de uma forma justa e benéfica para todos os envolvidos. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre isso:

1- Nunca julgue um consumidor pela sua aparência:

Infelizmente, o preconceito ainda é algo muito enraizado entre muitas pessoas. Porém, é importante ter em mente que não é porque um cliente está bem vestido que ele é um bom pagador. Nunca será pela aparência de alguém que você irá definir o limite de crédito dela. 

2- Faça um cadastro completo de seus clientes:

Aqui sim você poderá avaliar de forma precisa e com base em dados o que é possível oferecer para determinado cliente. Quanto mais completo esse cadastro estiver, mais acesso à informações você terá para verificar como está o nome dele no mercado. Se ele é casado, se é solteiro, se tem filhos, se tem carro próprio ou financiado. Isso faz a diferença.

3- Sempre consulte os órgãos de proteção ao crédito:

Essa é uma informação que muitas vezes passa despercebida durante uma compra. Entretanto, não basta que você conheça o cliente. É importante sim verificar como está o nome dele nos Órgãos de Proteção ao Crédito. Saber o histórico é uma forma de prevenção.

4- Entenda que todos os perfis de clientes são diferentes:

Esse é um conhecimento importante de se ter. Imagine que você atenda pela primeira vez dois clientes. Os dois são do sexo masculino, com uma idade parecida e uma renda parecida. Isso não significa que a concessão de crédito seja a mesma. Por isso, sempre falamos que é necessário analisar cada caso. Se um é solteiro e outro tem filhos, os gastos mensais mudam completamente de uma situação para a outra. Já pensou dessa maneira?

5- Nunca deixe de fazer um contrato com o seu cliente:

É fundamental que, tanto o lojista quanto o consumidor tenha acesso a um contrato com todas as regras previstas. Isso garante a segurança de ambas as partes. É importante que, nele, esteja especificado as parcelas, as datas de pagamento e as condições de atraso dessa venda. Dessa forma, fica mais fácil negociar com esse cliente de forma profissional. 

Lembre-se: a sua segurança e a segurança do seu cliente são fundamentais. Faça todos os processos de aprovação de crédito de forma profissional que não ocorrerão erros futuros. 

Por aqui, estamos sempre te ajudando a lidar com score de crédito, aprovação, inadimplência, entre outros pontos que envolvem o crediário, da melhor forma possível. E se você quer começar a trabalhar com um sistema de crediário, pode contar com a nossa ajuda também. Agende já uma conversa com nossos especialistas e alavanque as vendas:

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