Como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp
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Como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp?

Quer saber como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp? Você está no lugar certo. Preparamos as melhores dicas para você colocar em prática sem medo!

Muitos empreendedores nos relataram sobre a dificuldade que costumam encontrar na hora de fazer uma cobrança de clientes com contas atrasadas. Entre os seus principais receios, eles costumam relatar que é o medo de serem invasivos ou até de perderem esses clientes. 

Porém, essa é uma ação necessária. Então, qual será a melhor forma de colocá-la em prática? Reunimos as melhores dicas de como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp aqui neste artigo da Rede Brasil Crediário. Vamos juntos aprender como fazer? 

Prepare já o seu material para anotações e venha estudar com a gente. Boa leitura!

Antes de mais nada, o que é uma mensagem de cobrança?

A mensagem de cobrança, como o próprio nome já indica, é uma mensagem que os lojistas utilizam para lembrar os seus clientes de alguma conta em atraso ou perto do vencimento. 

Quando enviada da maneira correta, ela é considerada uma importante aliada para lembrar os consumidores dos pagamentos em aberto e, com isso, evitar a inadimplência da sua loja

Atualmente, a forma mais comum de fazer essa cobrança é através do WhatsApp, que é um local que a maioria das pessoas passam constantemente conectadas, facilitando assim o tempo de resposta. Pensando nisso, hoje vamos ensinar como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp.

Como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp: A lei Permite?

Quanto a isso, você pode ficar tranquilo. Desde que você tome as devidas precauções para evitar situações de cobrança abusiva ou indevida, essa prática é sim completamente legal.

Porém, falando sobre leis, é importante sim manter alguns cuidados ao fazer essa cobrança educadamente e nunca invadindo a privacidade do seu cliente. Portanto, é necessário tomar cuidado com a quantidade de mensagens enviadas e, claro, não usar expressões ofensivas. 

Para te ajudar a entender de uma vez por todas quais são as formas esperadas que essa mensagem tenha, preparamos um passo a passo com pontos para fazer a cobrança correta.

  • Sempre inicie a sua mensagem se apresentando e apresentando o seu negócio;
  • Informe o motivo do seu contato, explicando detalhadamente sobre o assunto;
  • Informe e deixe claro qual é o valor da cobrança e as formas de pagamento; 
  • Facilite o pagamento já enviando o link ou o boleto para o cliente;
  • Mostre disponibilidade e também empatia. Você não sabe o que aconteceu. 

Esse é um modelo que costuma ser bastante assertivo na hora de como cobrar um cliente corretamente por WhatsApp. Dessa forma, você não é invasivo e consegue obter sucesso. 

4 Dicas de como criar a mensagem de cobrança pelo WhatsApp de forma eficaz

Agora que você já sabe o que se espera de uma mensagem de cobrança por WhatsApp, queremos compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a montar essa mensagem e, melhor ainda, que ela seja certeira e eficaz. Acompanhe aqui quais são essas quatro dicas:

1. Mande lembretes para os seus clientes para prevenir o atraso:

Essa é uma forma de evitar a necessidade das mensagens de cobrança. Isso porque, é importante ter em mente que a maioria das pessoas que atrasam o pagamento não fazem isso por maldade. É fundamental saber como lidar com os clientes que estão com as contas atrasadas. E entender que muitos deles realmente esquecem a data de vencimento da conta. 

No lembrete, os itens que você precisa comunicar são:

  • A data limite para o pagamento;
  • O valor da cobrança;
  • A forma de pagamento;
  • As informações para o pagamento ser efetivado (como a chave pix, por exemplo).

2. Prepare e salve modelos padrão de mensagem:

Essa é uma dica que pode ser muito útil. Avalie o que já funcionou e salve esses modelos. Dessa forma, você não precisa pensar em uma nova mensagem a cada cobrança. Essa é uma maneira muito eficaz de criar mensagens melhores e ainda economizar o seu tempo.

3. Seja educado e objetivo:

Na maioria dos casos, as pessoas que estão com as contas em atraso se sentem envergonhadas de falar sobre esse assunto. Por isso, não force a barra. Seja objetivo, informe o que precisa informar e se despeça educadamente. Rodeios aqui não funcionam. 

4. Faça uma régua de cobrança:

Uma régua de cobrança nada mais é do que um roteiro usado pelas empresas para cobrar os seus clientes de forma sistemática. Ela costuma definir as datas específicas para enviar lembretes, disponibilizar os meios de pagamento, informar sobre as faturas atrasadas, entre outros eventos que são importantíssimos para realizar uma cobrança bem-sucedida.

Essa régua de cobrança pode ser implementada manualmente, por meio de um cronograma de mensagens, notificações e contatos ou até ser automatizada com um sistema de gestão. 

Agora que você sabe como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp, esperamos que os resultados sejam cada vez melhores e que o relacionamento com os seus clientes esteja sempre satisfatório para as duas partes. E, para alcançar ainda mais sucesso no seu empreendimento, te convidamos para fazer a leitura do artigo como montar uma loja de roupas de sucesso?  

Em caso de dúvidas, se sinta à vontade para conversar com um de nossos especialistas.  

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