Customer Experience: Saiba o que é e como melhorar a sua
Se você não sabe ainda do que se trata, nós da Rede Brasil Crediário podemos adiantar que é um termo bastante utilizado e discutido nos últimos tempos, principalmente agora que estamos vivendo a Era do Cliente. Se você tem um negócio, precisa saber que cada vez mais os consumidores vêm sendo considerados parte essencial de um negócio. Por isso, proporcionar a melhor e mais adequada experiência para os seus clientes é imprescindível.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo com informações sobre o que é Customer Experience e como você pode garantir essa experiência mais diferenciada no seu negócio.
Quer saber quais são essas dicas? Quer melhorar as suas vendas? Então continue por aqui.
Boa leitura!
O que é Customer Experience ou Experiência do cliente?
Customer Experience pode ser definido como a impressão obtida pelo consumidor a respeito do seu empreendimento. Portanto, do ponto de vista da marca, é a imagem que ela passa para os clientes durante todo o processo de interação, antes, durante e depois de uma conversão, seja ela por meio de uma compra ou de uma contratação de algum serviço.
Basta refletir: vivemos em um momento em que as redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia. Portanto, a fama ou a imagem que você cria entre as pessoas é fundamental para atrair pessoas que compactuam com os mesmos ideais do seu negócio.
É justamente visando esse aspecto que encontramos a maior diferença entre os conceitos “atendimento ao cliente” e “customer experience”. Quando falamos em atendimento ao cliente, como o próprio nome sugere, estamos falando de apenas uma etapa da venda, o atendimento. Ao falar sobre a experiência, levamos em conta todo contato dele com a loja.
Então, como posso melhorar a experiência do meu cliente?
Investir em boas ações para que o seu cliente usufrua de todos os processos de compra e de conhecimento da sua marca pode ajudar (e muito) em todo seu processo de fidelização.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que consideramos essenciais para que você consiga melhorar a sua Experiência do Cliente e garantir melhores vendas no seu negócio.
Mapeie os seus canais de comunicação com seus consumidores
Entender como os seus clientes se comportam e onde eles se encontram é o primeiro passo para conhecê-los e, assim, proporcionar uma experiência mais qualificada para eles. É muito importante identificar cada um dos canais utilizados. A partir disso, é possível estabelecer estratégias muito mais diretas e eficientes. Então, comece agora mesmo com as métricas.
Esteja sempre presente nas redes sociais
As redes sociais garantem que você atinja e conheça mais pessoas, te proporcionam mais credibilidade e te tornam mais presente no dia a dia das pessoas. Quem é visto é lembrado.
Além disso, elas garantem que você estabeleça um diálogo muito mais humanizado. Por isso, é fundamental a importância de investir nesses canais, tornando mais fácil e ágil o contato com diferentes perfis de cliente, além de esclarecer dúvidas e responder a reclamações e sugestões em tempo real.
Esteja preparado para atender da melhor forma
Se a experiência do cliente precisa ser excelente e inesquecível, o atendimento direto é algo que precisa ser muito pensado. Portanto, a dica é que você busque investir em um atendimento rápido, eficiente e multiplataforma. Esteja onde o cliente está, não espere vir atrás de você. Tendo em vista esse aspecto, tente sempre usar as tecnologias a seu favor e investir em inteligência artificial para criar um sistema de atendimento ainda mais eficiente e diferenciado, já que isso trará benefícios para a experiência do cliente em todas as etapas.
Atenção pós-venda
Além de pensar bem no atendimento durante uma compra, é importante saber que pensar na experiência após a venda também é muito necessário. O contato depois garante uma fidelização muito grande. Por isso, invista em pesquisas de satisfação, que podem ser enviadas por e-mail ou telefone. Elas são excelentes aliadas para coletar informações dos clientes, que servirão para melhorar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Sempre se coloque no lugar do cliente
Quando uma empresa considera todo o caminho que um cliente precisa recorrer até finalizar uma venda, ela consegue se colocar exatamente no lugar e compreender quais processos são necessários e quais processos são dispensáveis. Por esse motivo, é importante que, vez ou outra, os vendedores e, também, os gestores, se coloquem no lugar do cliente e façam testes para verificar como é a sua experiência de compra. Esse ato ajuda a evitar erros, garantir melhorias, além de contribuir também no aumento da satisfação do cliente.
Se você gostou de saber sobre as dicas e compreender o que é Customer Experience, te convidamos para conferir o nosso blog clicando aqui. Estamos sempre compartilhando dicas que podem ser valiosas para você e também para seu negócio. Corre lá para conferir!
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