Score de Crédito: o que significa e qual a importância?

Score de Crédito: o que significa e qual a importância?

Se você vende no crediário, já sabe que um passo fundamental para uma venda segura é a análise de crédito.

Esse processo avalia o perfil do cliente, evidenciando se ele é um bom pagador ou se apresenta risco de inadimplência à loja.

Para fazer isso, o score de crédito é a ferramenta que dá suporte ao vendedor trazendo dados valiosos.

Se você ainda não conhece a ferramenta ou não sabe como utilizá-la da melhor forma, continue a leitura porque vamos te contar!

O que é Score de crédito?

O score de crédito é um indicador que revela a probabilidade de um consumidor pagar efetivamente a conta. Por esse motivo, é uma ferramenta utilizada para ajudar as lojas que trabalham com o crediário, deixando a concessão de crédito mais segura com uma boa análise do perfil do cliente.

Para indicar a probabilidade do comprador pagar, ele reflete todo o histórico do consumidor e sinaliza às empresas, normalmente, com um número de 0 a 1000.

Quanto mais próximo do 1000, maiores são as chances do consumidor pagar. E, quanto menor o score, maiores as chances de inadimplência.

Assim, costuma-se classificar de 0 a 300 como score baixo ou regular. Os clientes que se encontram nessa numeração são aqueles que oferecem maior risco de inadimplência.

Para mais, de 301 até 700 é considerado score médio e 701 a 1000 score alto.

Qual a importância do Score de crédito?

Para vender no crediário com segurança, é fundamental que, antes de conceder crédito, o cliente passe por uma análise completa e aprofundada que verifique seu perfil e risco de inadimplência.

E definir o limite de crédito e o parcelamento ideal pode ser feito por meio do score de crédito. Pré-classificando os clientes, entende-se com mais nitidez o perfil de risco, e não se baseia somente em renda ou outros dados genéricos.

Além disso, a loja também identifica o parcelamento ideal para aquele cliente específico. Para alguns, pode-se vender em 6x, enquanto outros, será preferível um número menor de prestações.

Como garantir as vantagens do score de crédito?

Já sabemos que o score de crédito oferece uma análise valiosa para o crediário. Entretanto, é possível contar com os scores mais genéricos e outros especializados no varejo.

Os scores de crédito genéricos são oferecidos por birôs por meio de uma métrica simples que, como mencionado, costuma ir de 0 até 1000. Nesse caso, quando o score é alto, de 701 a 1000, maiores são as chances do cliente pagar em dia.

Esse formato genérico pode ser consultado facilmente em birôs, até mesmo de forma online, como o Boa Vista, Serasa e SPC Brasil.

Contudo, para aproveitar ao máximo todas as vantagens de uma análise aprofundada com o score de crédito, o ideal é utilizar uma ferramenta especializada para isso, como a da Rede Brasil Crediário.

Nosso sistema de gestão completa de crediário trabalha com um modelo próprio de score de crédito focado em vendas baseado em inteligência artificial que reduz a inadimplência e facilita o processo de cobrança.

Nós calculamos o risco de inadimplência do cliente em segundos, com base em 15 anos de informação acumulada sobre crediário, com a experiência de milhões de carnês emitidos, ou seja, é uma análise extremamente confiável.

Você também organiza o cadastro de clientes, centraliza todo o crediário da sua rede, enquanto nós oferecemos suporte especializado e integração total com seu sistema de frente de caixa.

É mesmo a ferramenta completa para a gestão do seu crediário que garantirá uma análise de crédito confiável e assertiva.

Quer conhecer melhor os benefícios do nosso sistema? Clique aqui para acessar nosso site e transformar seu crediário em uma máquina de vendas!

 

Publicado por: Milton Goetten de Lima