Limite de venda do crediário

Como saber se seu ERP indica correto o limite de venda do seu crediário!

A área de vendas do varejo é bastante ampla e deve estar em constante atualização, para manter-se competitivo no mercado. Oferecer um limite de venda do crediário para os clientes é uma forma de gerar satisfação e garantir melhores resultados econômicos. Mas você sabe o limite correto para o consumidor da sua loja? 

Essa é uma dúvida muito comum entre os varejistas. Abrir a possibilidade de crediário na loja é um grande atrativo. Porém, antes de oferecer tal benefício, o lojista deve se certificar de que o limite de venda do crediário é apropriado para o perfil de cada comprador. E para isso, muitos ERPs surgiram como alternativas.

O ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser utilizado em diferentes setores, como finanças, recursos humanos e claro, vendas. Em uma única plataforma, o ERP é capaz de reunir informações que auxiliam na administração de contas e pagamentos, além do gerenciamento de dados individuais. 

No caso de lojas, ele pode ser utilizado tanto para organização interna, quanto externa. Veja algumas funcionalidades que o ERP pode apresentar para setores varejistas:

  • Controle de estoque;
  • Controle de custos;
  • Otimização de produtividade;
  • Simplificação de processos operacionais;
  • Cadastro e registro do consumidor.

Reunindo informações importantes e trazendo benefícios para as empresas, o ERP se tornou uma ferramenta muito utilizada em diversos setores.

O ERP também funciona em lojas de varejo e pode auxiliar no controle de acesso aos dados de clientes. Por isso, sua implementação pode se tornar essencial na hora de fechar uma venda.

Mas muitos ERPs não trazem funcionalidades essenciais para o setor varejista, como :

Avaliação dos riscos da venda;

  • Aviso sobre vencimento;
  • Apontamentos sobre diferenças entre bons e maus pagadores.

Continue a leitura e entenda melhor como os ERPs podem trazer algumas lacunas em relação a análise do limite de venda do seu crediário.

Limite de venda do crediário: será que seu ERP indica corretamente?

O limite de crédito é uma ótima ferramenta para aumentar as vendas. Oferecer a possibilidade de abrir um crediário na loja, pode ser bastante atrativo para o cliente. É uma forma de incentivar compras com valores maiores, que não aconteceriam se precisassem ser pagas à vista. Isso possibilita maior número de vendas e futuramente, um fluxo de caixa mais saudável para o negócio. 

O problema que muitas lojas encontram quando optam por esta opção é o de garantir um limite justo de venda do crediário para o consumidor. Isso porque alguns ERPs não possuem especialização no varejo, fazendo com que a avaliação de crédito, muitas vezes, seja falha.

O que acontece nesses casos é a utilização de ERP sem expertise no setor varejista. Ou seja, um sistema que, apesar de reunir e analisar dados sobre o consumidor, não é capaz de avaliar os riscos de inadimplência. 

Esse tipo de ERP avalia apenas o cadastro positivo do consumidor. Isso quer dizer que o sistema faz um levantamento dos registros de compras e pagamentos recentes, sem levar em consideração a renda mensal em relação aos gastos do cliente.

Pensando que o consumidor é analisado apenas pelo salário que recebe, podemos criar o seguinte exemplo:

  • Uma pessoa que recebe R$ 2.000 por mês de renda fixa vai a uma loja e abre um crediário;
  • Seu limite inicial é de R$ 200;
  • Ela repete o processo em outras quatro lojas e todas liberam o mesmo limite, baseados apenas na análise de crédito que o ERP fornece;
  • Se ela decide utilizar todos os seus limites de compra, terá comprometido metade de sua renda mensal;
  • Considerando outras despesas fixas, sua chance de se tornar inadimplente é grande e torna-se um risco para todas as cinco lojas.

Por isso, é importante ter um sistema integrado, que possibilite uma análise mais profunda sobre as atividades de compras e pagamentos do cliente. 

O que é importante analisar para ofertar o crediário?

Sabemos que o ERP é um sistema muito útil, que reúne diversas informações sobre o cliente, se esta for sua programação. Porém, é preciso entender como suas funções podem trabalhar com inteligência para auxiliar nas vendas do setor varejista.

As medidas para saber como oferecer um crediário de acordo com o perfil do cliente são as seguintes:

  • Analisar a renda fixa mensal e o cadastro positivo;
  • Levar em consideração seu perfil como consumidor;
  • Fazer uma análise de riscos baseado em suas últimas compras e formas de pagamento.

Uma das ferramentas desenvolvidas para auxiliar comerciantes nessa análise é o score de crédito. Ele nada mais é que um indicador do cliente, que analisa as chances reais de inadimplência, através do histórico de compras do consumidor.

Como dito anteriormente, o ERP é uma ótima opção para auxiliar a organização de venda, mas ele por si só não basta para proteger o lojista. Para ser eficaz, é preciso que esteja aliado a um cadastro de cliente. 

Utilizar um sistema de gestão específico pode ser a melhor solução para o lojista se sentir seguro em oferecer um limite de venda do crediário para os seus clientes. 

A solução da Rede Brasil Crediário, por exemplo, permite uma análise de risco mais satisfatória de forma integrada aos outros comércios que possuem o mesmo sistema. Dessa forma, o lojista tem acesso tanto ao histórico negativo quanto ao positivo de vendas. Isso possibilita uma liberação de limite de acordo com o perfil do cliente.

A análise beneficia não apenas o lojista, que pode ter mais segurança na hora de oferecer o crediário, mas também o consumidor, que tem a liberdade de realizar compras com parcelas controladas, que não fujam do seu orçamento.

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