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Instagram para negócios: como explorar para vender no varejo

Já faz algum tempo que as redes sociais fazem parte do dia a dia do brasileiro. Em 2018, cerca de 66% da população era usuária frequente das redes, tornando o Brasil o segundo país no mundo com mais tempo de navegação. O Instagram entrou no ranking como a 4ª plataforma mais utilizada pelos brasileiros em 2020

Se você está se perguntando o que isso tem a ver com o varejo, saiba que o Instagram para negócios é uma excelente ferramenta para aumentar as vendas. Entenda mais a seguir.

Como vender mais com o Instagram para negócios?

Da mesma forma que usuários comuns postam suas fotos e compartilham sua rotina, o varejista pode destacar seus produtos e gerar interação com o público. A vantagem dessa ferramenta é, com certeza, o alcance gerado quando trabalhado corretamente. 

Os resultados de vendas através do Instagram já virou um dado importante de análise para os varejistas. 

Uma pesquisa realizada pela Locowise mostrou que pelo menos 75% dos usuários já visitaram uma página de comércio ao passar por um anúncio ou publicação. Isso significa que essas pessoas talvez jamais chegassem a conhecer ou comprar um produto se não fosse pela rede social.

Para ter bons resultados utilizando o Instagram para negócios, é preciso ter bem definido quem é o público-alvo, assim como o conteúdo a ser trabalhado. Com ideias bem formatadas e um pouco de expertise em redes, é possível ter mais visibilidade e aumentar as vendas online de forma significativa.

Como criar um Instagram para negócios?

Assim como outras redes sociais, o Instagram diferencia perfis comuns de perfis de negócios e marcas. Quando sinalizado como um perfil comercial, o usuário ganha acesso a algumas ferramentas que possibilitam visualizar suas ações, o chamado “Analytics”. 

Como o próprio nome já diz, essas informações auxiliam na análise da conta e são úteis para saber como melhorar o seu engajamento. Então, se a sua intenção é realmente aumentar as vendas, apostar nas redes sociais é uma boa alternativa.

Investir na criação de um Instagram para divulgar seu negócio é uma ótima estratégia. No início, o ideal é investir em bons conteúdos para atrair a atenção do usuário. Uma vez garantida, você pode trabalhar diferentes caminhos que resultem em mais vendas.

Veja alguns passos essenciais na hora de criar um perfil de Instagram para negócio:

1. Utilize fotos de qualidade

Para começar, você precisa mostrar ao público um feed agradável. Fotos profissionais, com cenários planejados e postadas de forma organizadas são muito mais efetivas na hora de conseguir seguidores.

2. Tenha um cronograma de postagens

Um cronograma de postagens é essencial para manter a organização do perfil Use o Analytics para ver os melhores dias e horários para cada postagem. Mantenha uma periodicidade e acompanhe o engajamento do público.

3. Invista em conteúdo relevante

Além de boas fotos, os usuários do Instagram também buscam por conteúdos relevantes para seu cotidiano. Busque assuntos que tenham a ver com a cultura e objetivos da marca e crie pequenos textos que auxiliem ou mantenha o público entretido de alguma forma.

4. Padronize fontes e cores

Uma das coisas mais importantes para um perfil de negócio do Instagram é a apresentação do feed. Mantenha uma paleta de cores com poucas variações e utilize a mesma fonte para stories e artes.

Conquiste os seguidores não apenas pelos produtos, mas também mostrando preocupação e cuidado com o que é apresentado.

5. Aposte nos stories

Os stories são como o carro-chefe de um perfil comercial. Ele pode ser utilizado de diversas maneiras:

  • Apresentar uma nova coleção;
  • Informar sobre datas e eventos;
  • Responder perguntas;
  • Chamar para novas postagens;
  • Divulgar parcerias.

Tenho um Instagram para negócios e agora?

Você criou o seu perfil comercial e está pronto para alavancar as vendas, mas quais são os próximos passos? Trabalhar com redes sociais exige um bom planejamento estratégico.

A interação com os seguidores também é um fator que deve receber bastante atenção. Para aproximar o público e despertar o desejo de compra:

  • Responda as dúvidas de comentários;
  • Entre em contato por inbox;
  • Abra a caixa de perguntas regularmente.

Veja algumas ações que podem aumentar o número de seguidores do seu perfil comercial no Instagram e deixá-lo ainda melhor!

Faça sorteios

Os sorteios são ótimos aliados na hora de conseguir mais seguidores. Geralmente, as lojas sorteiam um produto ou serviço através dos comentários de uma publicação. 

Basta criar uma foto interessante e decidir as regras. Em geral, buscando aumentar o número de seguidores, as regras envolvem seguir o perfil, comentar na postagem e marcar amigos. Quanto mais comentários a pessoa fizer, mais chances ela tem de ganhar.

Para dar o resultado, pode-se utilizar uma ferramenta online que contabiliza os comentários e sorteia um número aleatoriamente.

Também existe a possibilidade de realizar sorteios em parceria. Dessa forma, o fluxo de seguidores pode dobrar, já que é passado de um perfil para o outro. Nesses casos, é necessário escolher a conta principal, ou seja, aquela que realizará o sorteio. A dinâmica funciona da mesma forma e a ação pode ser refeita frequentemente.

Contrate influenciadores

Contratar influenciadores digitais é a forma mais rápida de dar visibilidade para uma marca. Como o nome já adianta, essas pessoas têm poder de influência sobre o próprio público, que não apenas consome o conteúdo, mas também busca conhecer novidades através deles.

Os influenciadores digitais são capazes de potencializar vendas e aumentar o consumo de diferentes tipos de produtos. Aqui, o Analytics também é importante, já que através dele é possível escolher o influenciador que tenha o perfil mais parecido com a marca.

O investimento neste tipo de ação é bastante variável. Pode-se escolher trabalhar com micro ou grandes influenciadores. Tudo depende do valor disponível para contratação e do público que a marca deseja atingir.

Utilize tags de compra

As tags de preços são facilitadores para o cliente na hora da compra. Isso porque, ao navegar pelo Instagram, mesmo que o usuário se interesse por algum produto, o caminho até a loja virtual  pode não acontecer.

Com as tags é possível precificar os produtos e serviços, mostrando ao futuro cliente o que ele precisa. No mundo virtual, as informações devem passar toda a mensagem em poucos segundos.

As tags só podem usadas por contas de Instagram de negócio e deve ser ativada na guia “comprar no seu perfil”. Você encontra mais informações sobre as tags nos próprios termos da plataforma.

No Instagram, o perfil comercial para varejo de roupas é um dos mais comuns, tornando a concorrência bastante acirrada. Para se destacar em meio a tantos perfis comerciais, ter um bom planejamento de comunicação é essencial. 

O Instagram é uma excelente ferramenta de vendas, podendo auxiliar qualquer tipo de negócio, em especial o varejo. Portanto, se planeje, conheça seu público e utilize nossas dicas para aumentar suas vendas online!

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