inauguração de loja
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As melhores estratégias para uma inauguração de loja de sucesso!

O seu negócio está prosperando e chegou a hora de pensar na inauguração da próxima loja. Você sabe quais ações precisam ser adotadas para garantir que ela também será um sucesso?

É preciso ter em mente que a inauguração de filial requer planejamento e análise. Afinal, o público pode ser distinto, assim como suas necessidades. Logo, é preciso se adaptar a essa realidade – não somente replicar o que vinha dando certo.

Para ajudar nessa missão, reunimos abaixo 8 dicas de ações para a inauguração de loja. Inspirando-se nelas, sua empresa tem tudo para iniciar novos relacionamentos e parcerias que farão o seu negócio deslanchar. Boa leitura!

8 dicas para obter sucesso na inauguração de uma nova loja

1. Comece pelo planejamento

Às vezes, na emoção de estar próximos da inauguração de uma nova loja, os empresários deixam de lado o planejamento e a organização, e isso pode se tornar um grande problema.

É importante planejar tudo, desde:

  • Produtos que serão vendidos;
  • Quantidade de colaboradores;
  • Disposição da loja;
  • Formato de divulgação;
  • Eventos e ações de lançamento.

Defina, ainda, o diferencial oferecido na nova loja e encontre formas de expor isso no dia da inauguração.

2. Padronize o seu espaço

A identidade visual é um fator-chave para a padronização da sua rede de lojas. O ambiente deve estar alinhado com a essência da empresa, seja nas cores ou no estilo decorativo.

Esse alinhamento é importante para que as pessoas tenham a mesma experiência em qualquer uma das suas lojas. Isso ajuda a fortalecer a marca e fixá-la na memória.

Ainda sobre o estabelecimento, ele deve ser organizado de forma estratégica pensando na inauguração. Disponha os produtos de forma a seguir a estratégia de merchandising pré-estabelecida e criar um ambiente mais harmonioso.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica!

3. Faça parcerias para atrair mais pessoas para a sua loja

Independentemente se a inauguração é de franquia ou somente uma segunda loja, é preciso encontrar alternativas para atrair o maior número de convidados. Uma opção para movimentar o ambiente é firmar parcerias.

Por mais simples que possa parecer, iniciar pelos familiares e amigos oferece bons resultados. Convide-os para a abertura e estimule-os a chamar sua lista de contatos.

A segunda dica é procurar estabelecimentos que tenham públicos similares ao do seu negócio. Você pode, por exemplo, contemplar empresas da região com convites ou mesmo vouchers de desconto para o grande dia da inauguração.

Dependendo do seu segmento, também é possível criar parcerias com profissionais que possam propagar seu evento e, principalmente, sua marca. Se o seu comércio é de roupas, por exemplo, influenciadores e blogueiros podem agregar valor ao seu evento e ainda gerar conteúdo positivo sobre você.

4. Divulgue a inauguração de loja de forma antecipada

O ideal é começar a divulgar informações sobre a inauguração da próxima loja com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Por mais que os canais de imprensa sejam muito atraentes, existem outras maneiras mais baratas e eficientes de realizar isso.

Uma delas é distribuindo folders de divulgação. Você pode deixar em estabelecimentos da região ou entregar de mão em mão, por exemplo. Por mais antiquado que possa parecer, essa ação ainda funciona.

As redes sociais também são grandes aliadas. Crie perfis exclusivos para a sua nova loja e, aos poucos, publique conteúdos que atraem a atenção e geram curiosidade.

Uma dica extra: não esqueça de convidar os clientes das suas outras lojas.

5. Faça ações promocionais para potencializar sua marca junto ao lançamento

As redes sociais são canais que possibilitam criar ações promocionais diversas, seja para potencializar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes ou atrair públicos distintos para a inauguração de loja.

Uma dica é criar eventos e convidar seus contatos. Você pode disponibilizar, por exemplo, ticket de descontos em forma de código para aqueles que confirmarem presença.

Facebook e Instagram também permitem a realização de promoções e sorteios. Neste caso, é importante ficar atento às regras da Caixa Econômica Federal.

6. Organize um evento de inauguração

Em meio às etapas de planejamento e divulgação, é importante se dedicar ao evento de inauguração em si. Esse é um momento especial para apresentar sua loja e conhecer os clientes de perto.

Escolha uma data que não coincida com feriados ou outros eventos grandes e avalie se será aberto ao público ou restrito a convidados. Pense com cautela na decoração e nos demais elementos, como:

  • Som ambiente;
  • Alimentação;
  • Bebidas.

Faça um cronograma com a programação e organize-se junto aos fornecedores. A inauguração é uma grande oportunidade para fortalecer sua marca e começar a criar laços com os novos clientes.

7. Aposte em promoções no dia da inauguração

Tem estratégia melhor para incentivar as pessoas a conhecerem seus produtos do que oferecendo promoções? Trabalhar com ofertas e descontos é um ótimo caminho para estimular as vendas logo na inauguração de loja.

Além disso, você estará incentivando o início do marketing boca a boca. Afinal, as pessoas têm tendência a compartilhar experiências positivas com amigos e familiares.

8. Invista no relacionamento para fidelizar clientes

Ainda sobre o evento de inauguração de loja, é importante que o dono do negócio esteja presente, de forma a criar um laço de empatia logo no início. 

Receba e atenda os convidados com educação e cortesia e aproveite o momento para saber suas preferências, necessidades e tipo de produto que procuram.

Uma dica é cadastrar seus primeiros clientes e visitantes para realizar divulgações futuras. Peça informações como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone e e-mail de contato;
  • Produto preferência.

Com esses dados, é possível criar ações personalizadas e fazer a gestão do relacionamento com o cliente. Poderá, por exemplo, enviar mensagens em datas sazonais e festivas ou quando estiver realizando promoções para renovar o estoque de produtos.

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