gestão de crediário na sua loja

3 Motivos para centralizar a gestão de crediário na sua loja

Até bem pouco tempo atrás, quanto mais lojas uma rede varejista tinha, mais crediaristas eram necessários para analisar os clientes, definir limites e aprovar as vendas no crediário.

Mas hoje em dia isso já não é mais uma regra. 

Utilizando soluções para automatizar a gestão de crédito, o varejista pode reduzir consideravelmente a quantidade de análises manuais e trabalhar com essa demanda de forma centralizada, juntamente com a cobrança. 

Com uma única central de análise e cobrança, não é mais necessário ter um crediarista em cada loja. 

Mas há ainda outras vantagens de trabalhar de forma centralizada. 

É por isso que reunimos neste artigo 4 motivos para centralizar a gestão do crediário na sua rede de lojas.

Centralização da análise de crédito

Sempre que uma rede de lojas se expande e passa a administrar um número cada vez maior de unidades, é preciso encontrar maneiras de escalar a operação sem que o custo se eleve de forma proporcional.

Isso significa que, se a rede dobrar seu número de lojas, os custos para a gestão do crediário não podem crescer na mesma proporção.

Ao trabalhar de forma centralizada, você não precisa replicar toda uma estrutura de análise de crédito em cada unidade da rede. 

E o que é melhor: 

Ao centralizar a tomada das decisões de crédito em um só lugar, sua rede passa a não depender mais da análise subjetiva de crediaristas.

Do contrário, quando a aprovação depende demais desse tipo de decisão, algumas unidades podem apresentar índices de inadimplência muito diferentes da média da rede.

O principal objetivo de centralizar a concessão de crédito é justamente equilibrar esses índices e manter a inadimplência sob controle em todas as unidades.

Padronização de processos facilitada

Uma das principais dificuldades na gestão de uma rede de lojas é padronizar as políticas de concessão de crédito que devem ser seguidas em todas as unidades.

Trabalhando de forma centralizada, você precisará ter uma série de procedimentos pré-definidos para orientar as diferentes etapas da concessão de crédito.

Isso inclui definir padrões operacionais para cadastro de clientes, consulta aos órgãos de proteção ao crédito, análise de perfis de risco, definição de limites e aprovação de vendas.

Agora, por exemplo, imagine ter que padronizar todas essas decisões em uma rede com 20 lojas que não trabalhe com crediário centralizado? 

Seriam necessárias diversas reuniões com pelo menos 20 gerentes e mais uma equipe de crediaristas para tentar criar um padrão. E ainda assim seria difícil se livrar da subjetividade de cada um na hora da análise. 

Um mesmo cliente pode ter R$ 500 de crédito com um crediarista, enquanto outro liberaria apenas R$ 200.

Centralizando o crediário em uma plataforma automatizada fica muito mais fácil manter o padrão da análise, já que o sistema tem condições de aprovar automaticamente mais de 98% das vendas. 

O restante é encaminhado para a central, onde um crediarista se encarrega de analisar vendas vindas de qualquer loja da rede.

Trabalhando de forma centralizada, a tomada de decisão realmente vai ser uniforme porque a diretoria da rede é quem vai parametrizar essas regras.

Centralização da cobrança

Além de reduzir os custos operacionais, o maior benefício de centralizar as ações de cobrança é manter as lojas focadas nas vendas

Em primeiro lugar, ao trabalhar com uma central de cobrança sua rede não precisa mais ter um plano de telefone exclusivo para isso em cada loja, pois toda a estrutura de cobrança por telefone estará concentrada em um único lugar.

Deixar a cobrança nas mãos do gerente da cada loja, como muitas redes fazem, não vai trazer resultados e ainda pode atrapalhar a gestão de outros aspectos importantes. 

É preciso ter prazos definidos para ligar para o cliente, com todos os processos adequados e estruturados de forma a reduzir o custo desse contato, utilizando SMS ou WhatsApp antes de partir para uma ligação, por exemplo. 

Quando você deixa isso na mão de um gerente ou de outro colaborador da loja, cada um vai trabalhar de uma maneira diferente. E a rede terá um custo diferente de cobrança em cada unidade.

A melhor opção nesse caso é trabalhar com o crediário centralizado e administrado por uma empresa especializada, que se encarregará de fazer a análise de crédito e organizar as ações de cobrança.

O melhor sistema para centralizar seu crediário

A Tidas e a Servipa, empresas que compõem a Rede Brasil Crediário, oferecem a ferramenta ideal para centralizar as operações em todos os planos de gestão de crediário.

Ao contratar os serviços dessas empresas, sua rede terá acesso total a um sistema de gestão com tecnologia exclusiva de análise de crédito, cadastro de clientes e cobrança automatizada. 

Mesmo não optando pelo serviço de crediário garantido, você ainda pode ter todo o serviço de administração, cobrança e negativação centralizados e terceirizados com quem tem mais de 10 anos de experiência em operações de crédito no varejo.

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