o que é garantia de crédito

O que é Garantia de Crédito e como usá-la para Impulsionar seu Crediário

Para o lojista que trabalha com crediário próprio, o grande risco dessa operação é o fato de não haver nenhuma garantia de que o cliente vai realmente pagar pelo crédito que a loja lhe concedeu.

É claro que o empreendedor precisa assumir certos riscos na concessão de crédito se quiser ampliar as vendas e obter melhores resultados.

Mas não seria melhor se houvesse uma forma de minimizar esses riscos e ainda assim facilitar as vendas, reduzindo as perdas com inadimplência e os custos de cobrança?

Pois é exatamente isso que oferece o serviço de garantia de crediário, prestado por empresas especializadas em gestão de crédito para varejistas.

A ideia consiste em assumir a administração financeira (e os riscos) da operação para que o lojista possa se concentrar naquilo que ele faz melhor: vender.

O que é garantia de crédito no varejo?

A concessão de crédito com garantia é uma maneira de oferecer mais segurança para lojas que vendem no crediário próprio. 

É um serviço oferecido por empresas terceirizadas, que administram o risco da concessão de crédito e garantem ao lojista o pagamento integral das vendas mesmo se o cliente deixar de pagar alguma prestação.

Dependendo do modelo, a garantia de crédito pode cobrir transações com cheques, carnês, boletos ou duplicatas.

Vantagens do crediário garantido

A primeira vantagem da garantia de crédito é bastante clara: 

Proteger seu crediário da inadimplência!

Além de não se preocupar com clientes que deixam de pagar ou atrasam o carnê, você fica sabendo exatamente quanto e quando vai receber.

Com isso, fica muito mais fácil administrar o fluxo de caixa da loja e não ter surpresas desagradáveis com receitas previstas que acabam não entrando.

Mas a garantia de crédito é só uma parte dos serviços oferecidos por uma administradora de crediário garantido. 

Com o auxílio de um sistema baseado em score de crédito, a loja pode ter mais agilidade na aprovação do cliente, além de proteção anti-fraude com uso de biometria, cobrança e negativação automatizada, e muito mais!

Como funciona a garantia de crédito para o crediário

As empresas que fazem concessão de crédito terceirizada trabalham de uma forma parecida com a das financeiras, com a diferença de que são especializadas em varejo e oferecem uma série de serviços extras para o lojista.

Assim como as financeiras, essas empresas cobram uma taxa para fazer a antecipação de recebíveis.

É um tipo de operação voltada principalmente para os segmentos de calçados, confecções, óticas e lojas de departamento.

Trata-se de um modelo muito prático para empresas com dificuldades de capital de giro, que precisam ter certeza de que cada recebimento vai entrar em caixa na data programada.

Dependendo da escolha do lojista, é possível receber da operadora o pagamento antecipado do valor total da compra ou receber de forma parcelada, em datas pré-fixadas. 

A loja ficará apenas como recebedora das parcelas e deverá repassar esses valores para a administradora, sem nenhuma responsabilidade caso o cliente deixe de pagar.

Como o cliente vai pagar as prestações?

Na maior parte das vezes, o lojista recebe as prestações por meio de um carnê de pagamentos que pode ser quitado no caixa da loja. 

Assim, gera-se uma nova oportunidade de venda cada vez que o cliente volta para pagar uma parcela.

Contudo, é importante destacar que, em tempos de pandemia, a tecnologia do crediário digital já permite o pagamento remoto ou por boleto bancário, deixando a fidelização do cliente a cargo de estratégias online.

E como fica o cadastro do cliente?

Para que a administradora possa fazer a análise de crédito e realizar as ações de cobrança ele vai precisar dos dados do seu cliente. 

Por isso, o cadastro do cliente deve ser feito diretamente no sistema de gestão de crediário.

Muitas dessas empresas inclusive já abrem mão do processo de digitalização de documentos e utilizam a identificação biométrica do cliente, agilizando consideravelmente o processo de cadastramento.

Depois que os dados dos clientes estão cadastrados no sistema, a análise de crédito é praticamente instantânea!

Mas, ao contrário do que ocorre com as financeiras, nesse modelo de crediário garantido o cliente continua sendo da loja.

Ou seja, você tem total acesso aos dados para fins de marketing e também pode acompanhar o perfil de risco e o comportamento de compra dos clientes por meio de relatórios gerados pelo sistema.

Como impulsionar as vendas com a garantia de crédito

Por dar o lojista acesso aos dados gerados na análise dos clientes, o serviço de crediário com garantia permite expandir a oferta de crédito e ampliar as vendas a prazo, mantendo a inadimplência sob controle.

Conhecendo o risco, é possível conceder um limite maior de acordo com o score de crédito de cada cliente e incentivar os bons pagadores a comprar mais no crediário.

Ou seja:

Você passa a vender apenas para quem pode te pagar!

E se a solução contratada pela loja incluir a cobrança terceirizada, os poucos casos de clientes inadimplentes são resolvidos diretamente pela administradora do crediário.

Contratando um serviço de garantia de crédito

As empresas que compõem a Rede Brasil Crediário oferecem garantia de crédito para lojistas dentro de duas modalidades de crediário garantido: com pagamento antecipado ou pagamento parcelado.

Em qualquer um dos modelos nós garantimos o pagamento para a loja em datas determinadas, mesmo que o cliente deixe de pagar a prestação.

Entenda a diferença entre eles:

  • Crediário garantido antecipado: basicamente, é como vender a prazo e receber à vista. O lojista recebe todo o valor da venda de uma única vez, independente de quantas parcelas o cliente tenha para pagar.
  • Crediário garantido parcelado: nesse modelo, a administradora paga ao lojista de forma parcelada, no dia do vencimento de cada prestação ou em outra data a combinar. 

Seja qual for a modalidade escolhida, a garantia de crédito é uma grande “mão na roda” para o controle financeiro da loja.

Além disso, tendo a certeza de que vai receber, você pode focar seus esforços em novas estratégias para aumentar o volume de vendas e expandir o seu negócio.

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