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10 Dicas sobre Experiência do Cliente para lojas de calçados

Quem trabalha com varejo deve ter sempre em mente que a experiência do cliente é um ponto fundamental para alcançar o sucesso. Tratando-se de loja de calçados, por exemplo, onde a concorrência é enorme, os cuidados com o consumidor devem ser redobrados.

Fazer uma promoção, criar uma semana de ofertas ou até mesmo oferecer maior variedade de produtos pode ser o grande diferencial entre uma loja bem sucedida e uma com dificuldades de crescimento.

Um ponto muito importante e, às vezes esquecido por alguns varejistas, é o atendimento ao cliente. Oferecer um bom serviço na hora da venda pode garantir a fidelização do consumidor e assim, suas próximas compras.

Existem diversas estratégias de vendas que podem auxiliar a curto, médio e longo prazo. A experiência do cliente pode ser otimizada através de algumas ações e dessa forma, aumentar o número de vendas e os lucros da empresa.

A importância do vendedor para a experiência do cliente

Sabemos que para uma loja ser bem conceituada, deve trabalhar com produtos de qualidade, se destacar da concorrência, atender as expectativas do consumidor e claro, ter um excelente atendimento ao cliente.

A atuação do vendedor é um ponto muito importante. Seu trabalho é parte fundamental para qualquer loja, seja ela do varejo ou do atacado. A experiência do cliente vai estar diretamente ligada ao atendimento que é oferecido. Por isso, a equipe de vendedores deve estar pronta para a demanda.

Separamos algumas dicas importantes para o vendedor na hora do atendimento, que podem melhorar o serviço e gerar bons feedbacks. Veja!

  • Ter uma abordagem gentil e não ser invasivo;
  • Buscar conhecimento sobre os produtos que estão à venda;
  • Saber ouvir e entender o desejo do cliente;
  • Ter empatia com a busca do consumidor;
  • Ser paciente e organizado na hora do atendimento.

10 dicas para garantir uma boa experiência do cliente

Apesar de parecer simples, garantir uma boa experiência do cliente exige planejamento, além de colaboradores dispostos a oferecer sempre o melhor desempenho em suas atividades. 

Uma simples visita ao estoque de uma loja de calçados pode revelar como estão as vendas. Falta de numeração, cores ou modelos diferentes, acompanhados de pouca movimentação indicam um problema de planejamento e administração. Porém, se isso acontece em um local com muito movimento, as vendas devem estar melhores que o esperado. 

Claro que reduzir o sucesso de um negócio apenas pela apresentação de seu estoque não é justo. Para isso também precisamos analisar o consumidor. Este é o melhor indicativo para saber se uma loja está realmente crescendo ou não. 

Separamos 10 dicas para garantir que a experiência do cliente seja muito mais do que apenas satisfatória. Confira a seguir!

Pesquise sobre o público

É muito importante saber as dores e as vontades de seus clientes. Para oferecer o produto mais adequado, é preciso saber real necessidade do público-alvo e isso só é possível realizando pesquisas de mercado.

Concorrência

É muito importante analisar a concorrência quando estamos buscando expandir um negócio. Comparar preços e qualidade dos produtos é uma forma simples de equilibrar o mercado.

Com essas informações, o varejista pode garantir que seus produtos também sejam procurados e entendidos como boas opções para o consumidor.

Atenção a estética e a organização da loja

Como diz o ditado “A primeira impressão é a que fica”, nada mais verdadeiro tratando-se de uma loja de calçados. É preciso dar atenção para cada detalhe, desde a pintura e o piso do estabelecimento, até o balcão de pagamento e os espelhos onde os clientes analisam suas futuras compras.

Apresentar uma loja limpa, bonita e organizada é fundamental para que a experiência do cliente seja positiva. A vitrine, por exemplo, deve estar sempre repleta de novidades, apresentar os preços dos produtos e claro, ser agradável ao se olhar.

Crie programas de vantagens

Nada melhor para fidelizar clientes do que oferecer programas de vantagens. Todo cliente procura um bom atendimento e quanto mais benefícios ele tiver em uma loja, mais vezes voltará a comprar.

Um bom exemplo é usar o próprio crediário da loja. Com limite de crédito disponível e a possibilidade de parcelar as compras, o cliente tende a retornar. Para incentivar o uso do crediário, ainda é possível oferecer pontos para pagamento realizado na loja e descontos para parcelas pagas antes do vencimento.

Outras opções são criar cartões-fidelidade ou oferecer serviços de cashback. Toda iniciativa que faça com que o consumidor se sinta beneficiado é válida para que haja a fidelização. 

Promova o pós-venda 

A venda não necessariamente acaba com a entrega do produto. É possível prolongar o contato do cliente com a loja realizando um pós-venda eficaz. Alguns ações nesse sentido são:

  • Pergunte se o consumidor está satisfeito com a compra e com o seu produto;
  • Ofereça um cupom de desconto para a próxima visita a loja;
  • Envie convites para eventos e até mesmo brindes em seu aniversário.

Mapeie as datas comemorativas

Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, por exemplo, são datas comemorativas em que as vendas tendem a aumentar significantemente. Tenha essas datas no radar e planeje campanhas especiais para atrair ainda mais o público.

É possível criar diferentes planos de ação para ampliar as vendas, como:

  • Sorteios de brindes;
  • Montagem de kits em promoção;
  • Concursos culturais.

Faça promoções

Promoções são muito atrativas para o consumidor. Planeje alguns momentos estratégicos para alavancar as vendas com preços menores.

Aproveite datas comemorativas e troca de coleções para diminuir o preço de alguns produtos. Faça descontos progressivos, como comprar três pares de sapatos e pagar por apenas dois.

Outra dica é aproveitar a época de Black Friday. A data tem sido cada mais explorada pelo comércio varejista no Brasil e é uma ótima oportunidade para acabar com o estoque antigo. Lembrando sempre que planejamento é fundamental para executar promoções.

Ofereça um atendimento diferenciado

Que tal ter uma rede de Wi-Fi para os clientes? E quem sabe tomadas disponíveis para carregar o celular enquanto realiza a compra? Alguns detalhes podem fazer muita diferença para consumidor, custando pouco para o lojista. 

Investir em pequenos “mimos” fará com que o cliente se sinta confortável e possa fazer suas compras com mais calma, além de perceber que a loja se preocupa com o seu bem-estar.

Organize eventos

Eventos são formas de convidar o público a se divertir, convertendo visitas em compras. Realize eventos no aniversário da loja ou no dia do consumidor, por exemplo. 

Faça coffee breaks, traga uma atração especial ou simplesmente organize um dia com música, balões e brindes.

Divulgue a loja

Vivemos em um mundo digital e para o varejista é muito importante investir em divulgação nas redes sociais.

Aposte em perfil do Instagram e Facebook para divulgar promoções ou novas coleções. Dessa forma, o público se identifica mais com a loja e as chances de visitas e vendas aumentam. 

Viu como é simples? Seguindo algumas dicas e priorizando o bom atendimento da loja, o varejista pode melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas.

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para ler mais dicas sobre gestão de lojas, inadimplência e cobranças!

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