DICAS PARA AUMENTAR O FLUXO DE CLIENTES NA LOJA

DICAS PARA AUMENTAR O FLUXO DE CLIENTES NA LOJA

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Aumentar o fluxo de clientes na loja é fundamental para ampliar o volume de vendas, continuar lucrando e levando sua loja ao sucesso. Para isso, é preciso aplicar boas práticas, sempre colocando foco no cliente e garantindo a melhor experiência em todos os níveis. 

Para te ajudar com todo esse processo, separamos as melhores dicas para aumentar o fluxo de clientes na loja e continuar fazendo seu negócio crescer. Vem conferir e boa leitura!

 

USE FERRAMENTAS DE LOCALIZAÇÃO PARA SUA LOJA

Para aumentar o fluxo de clientes na loja, primeiro, ela precisa ser encontrada. Para isso, uma boa opção são as ferramentas online que possibilitam que você insira seu estabelecimento para que ele possa ser encontrado facilmente em uma busca na internet.

Um exemplo é o Google Maps, um serviço de localização amplamente utilizado pelos usuários. Afinal, ter a sua empresa no mapa é um ótimo passo para que a loja seja encontrada facilmente pelo seu público-alvo, além de garantir muito mais credibilidade.  

Além disso, com outras ferramentas, como o aplicativo Crediário Digital da Tidas e Servipa, os clientes também podem encontrar informações sobre a sua loja, basta disponibilizá-las.  

TENHA UMA VITRINE CRIATIVA E SEMPRE ATRAENTE

 

Ao falarmos em lojas físicas é importante organizar a vitrine e mantê-la chamativa e atraente. Se sua loja estiver em um local de alta circulação de pessoas, você pode observar quem são essas pessoas e quais são os seus interesses para pensar em uma ótima vitrine.

Invista em um visual cativante. Utilize boa iluminação, inclua elementos visuais certeiros sem poluir demais o espaço e utilize cores estrategicamente para transmitir diferentes sentimentos e sensações. Outra dica importante é apostar na padronização para ficar mais harmônico. Se você trabalha com calçado, um bom exemplo é sempre colocá-los alinhados.

Lembre-se que o cliente precisa ver os produtos e, principalmente, a etiqueta com o valor. E, ao elaborar as etiquetas, também leve em consideração seu público. Se a grande maioria dos clientes compra em parcelas, por exemplo, você pode utilizar etiquetas que destaquem as parcelas para que o cliente identifique rapidamente que os valores cabem no bolso dele.

 

OFEREÇA PROMOÇÕES CHAMATIVAS

Uma das maneiras mais eficazes para aumentar o fluxo de clientes na loja é oferecer promoções chamativas. Condições especiais, descontos e brindes são excelentes opções.

Para criar uma boa promoção, conheça seu público-alvo para pensar em algo bem direcionado, valorize aqueles clientes que são fiéis e fique atento ao calendário do varejo. Datas comemorativas, como Dia das Mães, por exemplo, são boas opções para promoções. 

Invista em boas estratégias, que sejam lucrativas e, ao mesmo tempo, irresistíveis aos consumidores. Além disso, treine seus vendedores para que o atendimento seja o melhor. 

 

INVISTA NO ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Muitas vezes o atendimento da loja faz um cliente voltar ou falar bem do estabelecimento indicando para outras pessoas. Por isso, em sua loja, o atendimento precisa ser impecável.

Para isso, verifique se sua equipe de vendas está atuando da maneira certa para atrair mais clientes e agradar os que já são fiéis à sua loja. Para isso, algumas boas práticas são:

  • Sorrir;
  • Tratar o cliente pelo nome;
  • Perguntar se está tudo bem;
  • Utilizar linguagem de acordo com o público, sempre respeitosa;
  • Mostrar-se bastante disponível;
  • Sensibilizar-se com o problema do cliente, mostrando bastante empatia;
  • Manter a paciência sempre;
  • Despedir-se adequadamente. 

Outro ponto importante, ainda, é oferecer uma água ou um cafézinho, se estiver disponível na sua loja. São pequenas ações que contribuem bastante para a experiência e preferência do cliente e podem, consequentemente, aumentar o fluxo de clientes na loja.

 

CERTIFIQUE-SE DE QUE HÁ UMA COMUNICAÇÃO CLARA

A comunicação é essencial e precisa ser clara em todos os âmbitos. Há muitas lojas que os clientes não entram por acreditarem que não é para o bolso dele. Isso pode ser revertido se a loja adequar seu visual, seu posicionamento, seu atendimento e até a atitude dos funcionários pode fazer a diferença. 

Tenha como foco a experiência do cliente, deixando os consumidores bem confortáveis com um atendimento alinhado ao público da cidade. Faça seu cliente se sentir à vontade. 

 

MANTENHA CONTATO COM OS CLIENTES APÓS A COMPRA  

Manter o contato mesmo após a compra é uma estratégia pós-venda fundamental para manter o fluxo de clientes na loja fazendo-os voltar e indicar seu negócio. Essa prática é importante, pois conquistar novos clientes pode custar muito mais que fidelizar os consumidores que já compram na sua loja.

Uma boa opção é oferecer descontos e condições especiais para engajar os consumidores e divulgar novidades primeiro para quem é cliente, garantindo sentimento de exclusividade.

Se você vende no crediário, aproveite os dados do cadastro do cliente para fazer promoções personalizadas e entrar em contato em datas especiais, como em feriados e aniversários.

 

ENVOLVA OS CLIENTES ANTIGOS 

Continuar envolvendo os clientes antigos é um esforço importante para manter o fluxo de clientes na loja. É preciso manter o relacionamento com os clientes que você já tem.

Se há muitas pessoas que não voltaram à sua loja ou voltaram pouco, procure novas estratégias para trazê-las de volta. Use as redes sociais ou uma ferramenta de SMS marketing para oferecer descontos especiais ou um brinde.

 

CRIE ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO

Fidelizar os clientes é uma forma de mantê-los voltando à loja. Para isso, é importante ter em mente que as estratégias de fidelização consistem em oferecer ao cliente todas as vantagens possíveis. Quando você tem acesso a informações, gerar essa sensação no atendimento e nas promoções fica bem mais fácil, portanto, armazene os dados possíveis.

Sua loja também pode criar programas de fidelidade com sistemas de pontos para ganhar serviços ou produtos extras. Isso os incentiva a voltar para ter mais chances de ganhar recompensas.

 

PROCURE VENDER NO CREDIÁRIO 

Uma das maiores vantagens de vender no crediário, além de atrair e fidelizar os consumidores, é justamente aumentar o fluxo de clientes na loja. Isso porque, ao vender parcelado, o consumidor precisará voltar ao menos uma vez por mês para pagar as prestações. 

Voltando frequentemente à loja, ele entra em contato com os produtos, novidades e promoções, alimenta o relacionamento com a marca e aumenta as chances de continuar comprando.

Com a Rede Brasil Crediário, as lojas possuem acesso aos dados dos clientes garantindo informações, como índice de recompra, ticket médio e muitos outros indicadores que ajudam a formar e revitalizar a carteira de clientes.  E você pode começar agora! 

Visite nosso site para saber sobre o modelo Rede Brasil Crediário de crediário terceirizado.

Publicado por: Milton Goetten de Lima