Crediário e antecipação de recebíveis
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Crediário e antecipação de recebíveis: 4 coisas que você não sabia

O crediário próprio oferece diversos benefícios para os lojistas, proporcionando aumento de clientes e faturamento. No entanto, o parcelamento com crediário significa que a empresa precisará esperar meses até que a quantia seja paga integralmente, o que prejudica o fluxo de caixa mensal das lojas.

O atraso no capital que era esperado de pagamento dos clientes pode ser problemático quando somado a sazonalidade de vendas e despesas variáveis. No entanto, existe a antecipação de recebíveis como solução para este problema.

Ela consiste em uma operação de crédito, permitindo que o lojista antecipe o valor referente às parcelas dos crediários que seriam pagas no decorrer dos meses seguintes.

Com este tipo de antecipação, o lojista tem um aumento no capital de giro, podendo sobreviver às baixas sazonais e até mesmo investir em temporadas com alto volume de vendas.

No entanto, este tipo de operação de crédito deve ser feito com cautela para ter impactos positivos e não gerar prejuízos. Afinal, existem diversos fatos ao redor deste assunto que a maioria dos lojistas desconhece.

Então, se você não quer cometer erros com esta operação, confira a seguinte lista com 4 coisas que você não sabia sobre crediário e antecipação de recebíveis!

4 Fatos que você precisa saber sobre crediário e antecipação de recebíveis

Fato 1: A antecipação de recebíveis impacta na pontuação da empresa

Ter uma boa pontuação de crédito (score) é indispensável para que uma empresa seja aprovada. Com isso, ela conseguirá empréstimos com juros menores e outros benefícios em operações de créditos. 

Esta métrica reflete o quão boa pagadora a sua empresa é, levando em consideração diversos fatores relacionados ao comportamento do negócio, concessão de crédito e seus pagamentos. Nisso, inclui-se o histórico de pagamentos em dia e dívidas negativadas.

Portanto, para que uma companhia obtenha crédito facilmente, é preciso fazer esforços para não atrasar o pagamento de fornecedores ou ficar com dívidas pendentes. Porém, esta não é uma tarefa fácil quando um negócio enfrenta baixa nas vendas e os valores a receber demoram meses para serem quitados.

Nestes momentos a antecipação de recebíveis é uma ótima ferramenta, pois os valores dos parcelamentos de crediários podem ser recebidos antes do vencimento da parcela do cliente. Assim, o capital de giro do empreendimento aumenta rapidamente, facilitando sua gestão financeira e permitindo que seus compromissos sejam honrados. 

Desta forma, a pontuação da empresa se mantém elevada, mantendo sua boa fama como pagadora e facilitando a obtenção de créditos futuros com juros mais baixos.

Fato 2: A antecipação de crédito pode reduzir custos com fornecedores

Pagamentos à vista são uma ótima forma de barganhar e conseguir preços menores ao negociar com os fornecedores da sua loja. Afinal, receber o pagamento na hora da compra diminui os riscos de inadimplência nas transações e traz diversos benefícios para o fornecedor. Assim, ele pode ceder um pouco na sua precificação, oferecendo descontos. 

Alie isso à boa gestão financeira com uma sábia utilização do crediário e antecipação de recebíveis. O resultado possibilita ao lojista ter recursos financeiros suficientes para pagar seus fornecedores à vista, mostrando que essa é uma ótima ferramenta de redução de custos com fornecedores. 

Isto, por sua vez, aumenta o capital de giro da empresa, permitindo que ela tenha uma margem melhor. Logo, também terá preços mais atrativos que a concorrência, aumentando sua lucratividade.

Fato 3: O crediário e a antecipação de recebíveis podem reduzir a inadimplência

A inadimplência é um dos maiores problemas de lojistas que oferecem crediário próprio, sendo um fator que pode desestimular muitas empresas a aderirem a este tipo de pagamento parcelado. Afinal, nem todo mundo sabe como vender a prazo com segurança e sem inadimplência

E lidar com atrasos de pagamento e todo o processo de cobrança é uma tarefa que traz gastos, exige tempo e recursos, causando dores de cabeça. No entanto, ao combinar crediário e antecipação de recebíveis, a sua empresa se livra de uma parte deste problema.

Isso porque quem antecipa os valores das parcelas do crediário se torna responsável por cuidar do recebimento, precisando lidar com toda a parte da cobrança dos inadimplentes. Além disso, estas empresas são especialistas em cobrança, sabendo cuidar dessa situação delicada para conseguir reduzir as taxas de inadimplência e também manter o cliente sempre comprando na loja onde está fidelizado. 

Fato 4: A antecipação de recebíveis possui taxas

A antecipação de recebíveis tem grandes benefícios e traz diversas vantagens aos lojistas, reduzindo a inadimplência, aumentando o capital de giro e promovendo redução de custos com fornecedores. No entanto, estes benefícios não vêm de graça, pois são feitos por empresas que buscam resultados e tem altos custos para manter a operação.

Então, fique esperto, pois a antecipação de recebíveis tem taxas de juros! No entanto, as taxas envolvidas na antecipação de recebíveis costumam ser menores do que as taxas encontradas em empréstimos e nas máquinas de cartão, sendo uma opção interessante para situações emergenciais. 

Mas lembre-se que mesmo sendo uma taxa de juros menor, ainda existem riscos envolvidos. Principalmente em casos de inadimplência, nos quais quem antecipa os valores pode aplicar restrições e até mesmo exigir compensação financeira dos valores devidos. 

Portanto, tome muito cuidado com o perfil dos consumidores do seu crediário e só antecipe os recebíveis depois de analisar a situação e conhecer bem a reputação da empresa parceira.

Dica Bônus: Use estas ferramentas com muito planejamento e responsabilidade

Como pode ser observado neste artigo, crediário e antecipação de recebíveis podem ser recursos valiosos para sobreviver às flutuações sazonais do negócio. Afinal, eles permitem que a empresa mantenha contas em dia, reduza custos com fornecedores e aumente a lucratividade. 

Isso além de reduzir a inadimplência e permitir investimentos pontuais em alta temporada de vendas. No entanto, este tipo de recurso precisa ser utilizado com muita responsabilidade, exigindo um ótimo planejamento para evitar problemas. 

Então, não limite seus esforços na hora de planejar a antecipação de recebíveis, estudando muito bem as empresas escolhidas e as taxas envolvidas. O ideal é utilizar um simulador de antecipação de recebíveis para facilitar sua tomada de decisão.

Agindo desta forma responsável, você terá a segurança de que esse recurso renderá bons frutos. Logo, os benefícios de oferecer um crediário próprio em sua loja serão aproveitados ao máximo ao aumentar seus lucros e melhorar o capital de giro. 

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