BOAS PRÁTICAS PARA COBRAR UM CLIENTE POR WHATSAPP

BOAS PRÁTICAS PARA COBRAR UM CLIENTE POR WHATSAPP

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Trabalha com vendas, mas quando chega a hora de ter que fazer uma cobrança sente arrepios? Possui dificuldade de falar com seus consumidores sobre pagamentos atrasados?

Cobrar um cliente realmente pode ser uma tarefa delicada para quem não está acostumado, porém ela não é tão complicada quanto você imagina, basta ter conhecimento sobre as boas práticas para fazer isso. O primeiro ponto é saber que uma conversa transparente, clara e amigável é o caminho certo e que, muitas vezes, essa simples atitude já é suficiente.

Com o avanço das tecnologias, o WhatsApp tem se tornado uma das principais opções de comunicação para as lojas venderem mais e também para casos de cobrança. Mesmo assim, vale lembrar que é preciso adotar boas práticas. Afinal, esse é um espaço privado.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com dicas de práticas consideradas de bom tom para serem utilizadas na hora de cobrar um cliente por WhatsApp. Confira a leitura!

 

ANTES DE COBRAR, ENVIE UM LEMBRETE

A primeira orientação sempre dada para quem vende no crediário é que envie um lembrete ao cliente avisando sobre o vencimento da parcela. Isso é importante porque há clientes que são bons pagadores, mas acabam esquecendo da data de pagamento. Sendo assim, um simples e rápido lembrete já pode resolver toda a questão sem nenhuma dificuldade.

Para isso, certifique-se de que é mesmo o número do cliente e envie uma mensagem clara e objetiva dias antes do pagamento e no dia do vencimento, sempre informando sobre a data específica. Entretanto, se mesmo assim não houver pagamento, vá para o próximo passo…

 

PRIORIZE O BOM TRATAMENTO SEMPRE 

Ao cobrar um cliente por WhatsApp, tenha como principal objetivo, além de receber, preservar o bom relacionamento com o consumidor. Isso porque, se isso não acontecer, ele acabará se tornando um comprador a menos na sua loja ou até gerar recomendações ruins.

Desse modo, sempre priorize o bom tratamento. Na comunicação online, certifique-se de que nada está gerando dupla interpretação ou entendimento ruim a respeito das frases. A dica é ser amigável, atencioso e nunca se esquecer de que o WhatsApp é um espaço privado, por isso, não deve enviar mensagens cedo ou tarde demais, nem em excesso, caso contrário, o cliente pode acabar te bloqueando, o que gera má reputação para a sua loja.

 

ENVIE UMA MENSAGEM CLARA E OBJETIVA

Ao escrever a mensagem no WhatsApp, utilize boas práticas de uma mensagem de cobrança e sempre verifique se está bem claro o que está tentando dizer. Para começar, procure usar palavras respeitosas, apresente-se e apresente a empresa para que o cliente saiba com quem está falando. 

Em seguida, pergunte se está tudo bem, preservando o bom tratamento e deixe clara a cobrança. Porém, procure substituir termos indelicados, como “dívida” por “valor em aberto”.

Certifique-se também do comprometimento dele e despeça-se, agradecendo e encerrando a conversa de forma bastante educada. Se preferir que a conversa seja por telefone, sugira no fim da mensagem que o próprio cliente ligue ou informe o horário para realizar a chamada.

 

FACILITE O PAGAMENTO

Ao enviar a mensagem para cobrar o cliente pelo WhatsApp, busque enviar o passo a passo do que ele precisa fazer para realizar o pagamento. Lembre-se de incluir o novo valor em aberto, que inclui os juros e multas necessárias. Além disso, estabeleça uma nova data de pagamento ao cliente, facilitando ao máximo o processo. Caso a data seja complicada para o consumidor, você pode oferecer mais de uma alternativa para o cliente se sentir melhor.

 

SAIBA NEGOCIAR

No WhatsApp, você fará a cobrança como em qualquer outro meio. Por isso, é necessário ouvir o cliente também. Se ele desejar se justificar, deixe que ele se explique e busque entender as necessidade desse cliente e os motivos pelos quais ele está devendo. 

Pode ser que ele seja um bom pagador que apenas está passando por um momento específico de crise. Para entender mais isso, com o histórico do cliente em mãos, você conseguirá reconhecer se é uma exceção e já pode sugerir uma negociação interessante.

Durante a conversa, é essencial que você também possa esclarecer ao cliente os benefícios que ele perde com essa dívida, por exemplo, o fim do cadastro na empresa, tendo o nome negativado ou, ainda, restrições na concessão de crédito no mercado.


LIVRE-SE DAS COBRANÇAS: CONTE COM UMA GESTÃO DE CREDIÁRIO

Se você ainda tem dificuldade de enfrentar situações como listamos anteriormente, existe uma alternativa simples, segura e eficaz que pode te ajudar a se livrar de qualquer cobrança. 

Afinal, nós sabemos que o processo de cobrança é delicado e pode até parecer complicado, mesmo com toda a praticidade do WhatsApp. Por isso, nosso conselho é contar com uma ferramenta de gestão de crediário que cuida da cobrança e te deixa com a missão de venda.

Com o sistema de gestão, há especialistas em cobrança trabalhando para garantir a recuperação de dívidas sem prejudicar o relacionamento do seu negócio com o cliente inadimplente. 

As ações de cobrança são executadas com base no perfil do devedor, por meio de mensagens via WhatsApp, SMS, E-mail ou ligações telefônicas, e o processo é conduzido à negociação de possíveis acordos. Ou seja, uma forma mais prática e sem preocupações.

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Publicado por: Milton Goetten de Lima