Black Friday 2019: como se preparar para vender mais?

Black Friday 2019: como se preparar para vender mais?

Milton Goetten de Lima

Diretor em Tidas e Servipa

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A internet revolucionou o comércio de produtos, modificando os hábitos dos consumidores e a cultura em geral. Uma das heranças desta revolução cultural é a Black Friday que, apesar de existir nos Estados Unidos da América muito antes da invenção da Internet, chegou ao Brasil em 2010.

Sendo inicialmente 100% online, a data se popularizou com o passar dos anos e se estendeu às lojas físicas. Agora em sua 9ª edição, a Black Friday 2019 ocorrerá no dia 29 de novembro deste ano – na última sexta-feira do mês, como de costume.

O evento sempre acontece logo após o feriado americano de Ação de Graças, quando são feitas campanhas de vendas com promoções, grandes descontos e benefícios. Tudo isso tem o objetivo de encantar os consumidores e turbinar o número de vendas das empresas. 

E esta cultura inspirada na “Sexta Feira Negra” americana conquista cada vez mais adeptos no Brasil. Hoje, aderir a ela deixou de ser opção, tornando-se quase que uma obrigação para negócios que querem aumentar seu faturamento e fortalecer a imagem da sua marca.

Vale ressaltar que esta data é bastante desafiadora, pois a ausência de um preparo e planejamento adequados pode acarretar em impactos negativos nas vendas. Portanto, se você quer se preparar para vender mais na Black Friday 2019, leia este artigo e confira as dicas que preparamos para você!

Como se preparar para vender mais na Black Friday 2019?

Faça um planejamento eficiente

Um planejamento adequado sobre os produtos que serão oferecidos é imprescindível para que sua empresa tire o maior proveito da Black Friday 2019. Para alcançar bons resultados, o ideal é seguir alguns passos como: 

  • Analisar seu histórico de vendas; 
  • Checar os produtos em estoque;
  • Verificar o preço dos concorrentes; 
  • Fazer ofertas com produtos que tenham maior demanda e margem para desconto, precificando de maneira inteligente.

Além disso, aproveite a data para incluir ideias de promoções e descontos para produtos que estejam “encalhados”. Dessa forma você pode aproveitar a data para fazer uma queima de estoque que beneficia seu faturamento e capital de giro.

Aliás, gestão de estoque e planejamento são pontos vitais para o sucesso na Black Friday 2019. Afinal, de nada adianta receber um grande número de consumidores nesta data especial se a sua loja não for capaz de suprir essa demanda. 

Por isso, analise a capacidade do seu estoque e o reforce com produtos que tenham mais taxa de saída. Sempre procurando os melhores preços com seus fornecedores e evitando produtos que tenham pouca demanda.

Seja impecável na divulgação online e se destaque da concorrência

Estar presente na Internet é essencial para que as empresas sobrevivam à realidade do mercado atual. Isto se torna ainda mais claro durante a Black Friday, onde a concorrência é enorme e os consumidores são bombardeados por descontos. Então não poupe esforços para divulgar as suas promoções durante a Black Friday 2019, investindo em:

  • Redes sociais;
  • Sites;
  • Mecanismos de busca;
  • Email marketing e muito mais.

Faça anúncios estratégicos, diferenciados e de qualidade, incluindo o marketing de conteúdo. Eles aumentam o engajamento e a divulgação orgânica das promoções. 

E como a concorrência é enorme durante a Black Friday, faça um esforço extra para captar a atenção do consumidor. Por isso, seja criativo e invista em uma boa qualidade visual que remeta à imagem da sua marca. 

Por fim, faça uma pré-campanha relacionada à Black Friday 2019, instigando e engajando seus consumidores em potencial.

Além disso, você também pode (e deve!) aproveitar o momento para ampliar sua base de clientes. Realize o cadastro dos novos compradores e aposte no marketing de relacionamento para que eles voltem a visitar sua loja, mesmo quando o período de promoção acabar.

Prepare a infraestrutura da sua empresa

Sem a infraestrutura adequada a Black Friday pode deixar de ser um sucesso e se tornar um desastre. Afinal, investir em marketing, fortalecer o estoque e não conseguir vender para o público no dia pode gerar prejuízos financeiros e prejudicar a imagem da sua marca. 

Por isso, garanta o melhor no servidor de hospedagem do seu e-commerce. Lembre-se que ele deve suportar picos de acessos simultâneos sem cair e não apresentar problemas de segurança ou mau-funcionamento.

Além disso, esteja atento à toda a infraestrutura com relação ao estoque, funcionários, fornecedores e frete. Assim, os seus clientes terão a melhor experiência possível em toda a jornada da compra, desde o acesso ao site ou visita à loja física até a entrega do produto.

Forneça o melhor atendimento para evitar prejuízos

Muitos consumidores ansiosos para aproveitar as ofertas da Black Friday 2019 aparecerão, e o sucesso do dia depende da qualidade do atendimento oferecido. Afinal, o cliente irá atrás da concorrência caso tenha problemas na compra ou dúvidas que não sejam atendidas com agilidade e qualidade.

Por isso, invista em treinamentos para sua equipe de vendas e suporte ao usuário. Assim, você garantirá que todos os seus colaboradores conheçam profundamente os produtos oferecidos e saibam lidar com qualquer crise ou questionamento durante a negociação.

O ideal é prevenir sua equipe contra as objeções mais comuns do cliente, garantindo que ele não tenha dúvidas na hora da compra. E se sua empresa estimular o cliente a comprar no crediário, o treinamento da equipe de vendas é ainda mais importante para evitar prejuízos.

Lembre-se também que clientes insatisfeitos deixam de comprar e se manifestam rapidamente nas redes sociais e em sites de reclamações. Isso prejudica a credibilidade da loja e desestimula as aquisições de outros compradores na Black Friday 2019. 

Por isso, dê o seu máximo para garantir que sua empresa esteja próxima do consumidor. Para isso, sempre forneça um atendimento impecável em todos os canais, incluindo redes sociais, suporte do site, email, telefone e outros meios de contato.

Ofereça descontos reais e qualidade na entrega

Devido à uma prática enganosa que muitas empresas realizaram no passado, a Black Friday foi alvo de muitas críticas e piadas. Inclusive, ela chegou até mesmo a ser chamada de “Black Fraude”.

Isso ocorreu porque muitas empresas ofereciam descontos inexistentes, prometiam prazos de entrega que não conseguiam cumprir e chegavam a aumentar o preço nos meses que antecedem a data (reduzindo durante a Black Friday para iludir o consumidor).

Por isso, ofereça descontos e benefícios reais para os clientes. Essa atitude aumenta a credibilidade da Black Friday 2019 na percepção dos consumidores. Porém, este esforço deve ser contínuo, pois as pessoas estão cada vez mais alertas a práticas enganosas.

Conclusão

A Black Friday é um fenômeno que tende a continuar crescendo e conquistando cada vez mais consumidores. Então, se você não quer ficar para trás e deixar de aproveitar seus benefícios, siga as dicas mencionadas neste artigo e prepare sua empresa para aproveitar a Black Friday 2019!  

Assim, sua loja realmente oferecerá valor em suas promoções, aproveitando este evento para alavancar o faturamento e a imagem da sua marca no mercado. Sempre reafirmando a credibilidade da sua loja, conquistando a preferência do consumidor e aumentando seus lucros.

 

Publicado por: Milton Goetten de Lima