Atendimento ao cliente: como tornar seu atendimento inesquecível?

Atendimento ao cliente: como tornar seu atendimento inesquecível?

Você entra na loja, espera muito tempo para ser atendido e, no final, ainda passa por uma experiência de atendimento bem ruim… Você já viveu algo parecido com isso? Aposto que foi inesquecível… 

Mas é óbvio que esse é o jeito completamente errado de atender os clientes. Afinal, com uma experiência ruim, eles não voltam a comprar na sua loja e ainda espalham a má reputação do seu negócio para os amigos e conhecidos. 

Por outro lado, um atendimento agradável, inesquecível e que complete a experiência incrível de compra faz com que eles voltem, mantenham o fluxo de clientes na loja, comprem mais e virem fãs do seu estabelecimento.

Por isso, para te ajudar a garantir um atendimento impecável, neste artigo, separamos algumas práticas essenciais para encantar os seus consumidores.

Por que o bom atendimento é tão importante?

O novo cliente do varejo é cada vez mais exigente com sua experiência de compra. Ele é imediatista, tende a passar menos tempo nas lojas físicas e já chega mais decidido sobre o que comprar. Por isso, a experiência de compra dentro da loja precisa ser encantadora para que ele volte. 

Entre os valores desse consumidor, o atendimento é um ponto-chave. De acordo com uma pesquisa feita com mais de 2600 pessoas, realizada pela Hibou, mais do que preço, qualidade e bom atendimento são as características mais essenciais para o consumidor brasileiro. 

Os dados mostram que 94% dos entrevistados têm o bom atendimento como o segundo atributo mais importante na compra. Por outro lado, 72,3% apontam a grosseria de um funcionário como um motivo para não voltar a comprar da marca.

Não basta, entretanto, apenas não ser grosseiro ou desrespeitoso, é claro. É preciso ser encantador. Isso fará com que os clientes se tornem verdadeiros fãs e propagadores da sua loja, além de fortalecer o relacionamento entre loja e consumidor.

Sabendo dessa importância, vamos ao que interessa…

Como tornar seu atendimento inesquecível?

Para garantir um atendimento inesquecível, é importante lembrar que os vendedores devem estar bem treinados e, principalmente, motivados. Se não houver motivação, isso transparecerá no momento de atender o cliente e poderá ser o oposto de algo encantador.

Então, seguem algumas práticas essenciais:

Demonstre boa vontade

Talvez você concorde que uma das piores sensações é a de estar incomodando alguém ao pedir ajuda, certo? E é isso que acontece ao chegar em uma loja e não ter suporte e um vendedor com boa vontade. 

Já que a função é justamente ajudar no momento da compra – e impulsionar a venda –, o primeiro passo do atendente é demonstrar boa vontade e disposição total para ajudar o cliente no que ele precisar.

Além de dizer ao consumidor que você está ali para isso, procure expressar gestualmente o que está dizendo – sorrir, nesse caso, pode ajudar bastante. 

Use empatia

Ter empatia significa saber se colocar no lugar do outro. Nesse caso, você se colocará no lugar do cliente, procurando escutar o que ele tem a dizer e entender o que ele procura. 

Colocando-se na situação dele, você conseguirá reconhecer suas “dores” e saber como abordá-lo e ajudá-lo. Além disso, você também vai identificar qual o produto ideal para o caso dele e qual a melhor forma de demonstrar que aquele produto realmente é o que ele precisa.

Seja claro e bastante explicativo 

Ao apresentar um produto, seja bastante claro na comunicação e também explicativo. Dependendo do objeto, é necessário conhecê-lo profundamente para conseguir fazer uma apresentação que venda.

Para garantir essa venda, aliás, você precisa demonstrar claramente para o cliente qual benefício ele adquire ao levar aquele produto. Sendo assim, é preciso treino – incluindo gatilhos mentais e técnicas de vendas – e muito conhecimento sobre os produtos da loja.

Resolva os problemas de forma rápida 

Se a espera para ser atendido já é ruim, estressante e prejudicial, a espera por uma resolução de problemas é pior ainda.

Um cliente que está com um problema a ser resolvido tem grandes chances de já estar chateado, ou com algum sentimento do tipo. Por isso, sua loja precisa agir da forma mais ágil possível para não irritá-lo ainda mais. 

O ideal é que você saiba antecipar esses problemas. No caso de uma troca de produto, por exemplo, sua loja já deve ter uma política bem estabelecida, com dias ou horários exclusivamente para isso. Assim, a resolução será mais prática e menos cansativa. 

Invista em personalização 

Investir na personalização também é uma excelente prática para garantir um atendimento inesquecível.

Uma pesquisa da Zendesk (relatório Zendesk Customer Experience Trends Report 2020) mostrou que 75% dos clientes desejam experimentar a personalização no atendimento.

O relatório ressalta, ainda, que os clientes preferem que as empresas tenham seus dados se isso levar a essas melhores experiências.

Nesse sentido, sua loja precisa, então, ter dados dos clientes e transformá-los em informações úteis para garantir essa personalização no atendimento e na experiência de compra de modo geral. 

Uma forma de fazer isso é manter um cadastro no momento da compra, algo que já é natural quando se adota o crediário, por exemplo.

Por esse motivo, quando falamos desse modelo de pagamento, mencionamos que as lojas com crediário se destacam no mercado, afinal, ele oferece inúmeras vantagens para o seu negócio. A personalização é apenas uma delas!

Sendo assim, agora que já conhece os primeiros passos para um atendimento inesquecível e sabe previamente o papel do crediário nisso, que tal descobrir como explorar todo seu potencial de vendas no crediário próprio? 

É só acessar nosso material rico clicando aqui

Publicado por: Milton Goetten de Lima