antecipação de recebíveis
|

Como funciona a antecipação de recebíveis no crediário?

Nos tempos de instabilidade financeira, são poucos os negócios que conseguem manter as finanças completamente em ordem. Eventualmente, surge um problema que faz o empresário desejar ver o dinheiro das compras que vendeu a prazo no caixa para resolver tudo.

É para isso que existe a opção da antecipação de recebíveis.

Essa modalidade ajuda empresários de diversos segmentos a evitar o empréstimo e ainda arcar com necessidades financeiras emergenciais. Quer entender como funciona, quais são as taxas e prazos para pagamento? Continue a leitura do artigo.

O que é antecipação de recebíveis?

Quando o consumidor faz um pagamento a prazo, o lojista precisa aguardar cada data de pagamento para receber o valor. Uma empresa financeiramente estabilizada inclui o valor total em seus planejamentos financeiros e permanece atuando normalmente. No entanto, nem todos os negócios conseguem esperar. Nesse momento, é possível aproveitar a antecipação de recebíveis.

Nessa modalidade financeira, o empresário ANTECIPA o valor que receberia apenas futuramente do cliente. A antecipação pode ser utilizada para diversos tipos de pagamentos a prazo, como duplicatas, vendas parceladas no cartão de crédito ou carnê e cheques pré-datados.

Para conseguir isso, as instituições financeiras assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro do pagamento. Além disso, a instituição cobra taxas e juros de acordo com o valor a receber e o período estimado para a compensação.

A antecipação de recebíveis pode ter suas vantagens, mas é preciso ter cuidado. Ela pode prejudicar todo o planejamento financeiro do negócio quando não é usada da maneira adequada.

Quando a antecipação é recomendada?

A antecipação de recebíveis no crediário é excelente para negócios que precisam de um crédito emergencial e não desejam se comprometer com empréstimos. É um tipo de crédito próprio, mas em vez de pagar por recursos de terceiros, o negócio pode utilizar recursos que serão pagos pelos próprios clientes.

Além disso, essa modalidade de “crédito” possui rápida liberação. Existem instituições financeiras que conseguem liberar o valor da antecipação em horas, dependendo da aprovação dos clientes.

No entanto, é importante que o empresário não comprometa todos os valores a receber. O ideal é realizar um planejamento financeiro anterior para descobrir qual é exatamente o valor necessário. A antecipação precisa ser o suficiente para que o negócio sobreviva às emergências à curto prazo, mas nunca comprometer o planejamento futuro.

Vantagens de utilizar a antecipação de recebíveis

Existem diversas vantagens de utilizar a antecipação, especialmente, em relação aos empréstimos comuns. Primeiramente, ela possui taxas de juros razoavelmente menores do que outras modalidades de crédito.

Além disso, com os valores antecipados, o negócio tem mais poder de negociação com fornecedores e clientes. Tendo capital de giro o suficiente, é possível investir em campanhas e descontos mais ousados, ou seja, o lojista pode aproveitar o valor adiantado para gerar novas vendas e aumentar o fluxo de caixa.

Também é possível usar a antecipação de recebíveis para enfrentar baixas sazonais. Muitas empresas vendem produtos parcelados no crediário, em certos períodos do ano, e sofrem com baixas no período seguinte. A antecipação ajuda a manter o negócio nessas baixas e até a investir para aproveitar a temporada com mais vendas.

Como funciona a antecipação?

A antecipação de recebíveis pode ser feita em três modalidades:

  • Bancos;
  • FIDCS (fundos de investimento em direitos creditórios);
  • Factoring.

Cada um deles possui suas particularidades. A recomendação é que o empresário pesquise de maneira aprofundada todas as opções para conseguir escolher a mais vantajosa para seu negócio.

De forma resumida, os bancos podem ser considerados os mais burocráticos, no entanto, eles possuem taxas competitivas para o uso da antecipação de recebíveis. Os FIDCS também possuem taxas baixas e seu processo de recebimento é rápido.

Por último, temos os factorings. Essas instituições financeiras são menos burocráticas para cadastro e aprovação de negócios. Contudo, suas taxas costumam ser mais altas. De qualquer maneira, cabe à empresa pesquisar e escolher a melhor modalidade para sua situação.

Depois de definir a instituição financeira, é preciso realizar o cadastro da empresa. Após ser aprovada, é possível vender os títulos para antecipação de recebíveis. Realizar a venda também exige aprovação do cadastro dos clientes relacionados ao pagamento.

Lembre-se que o cliente é quem deve fazer o pagamento do valor para a instituição financeira. Quando acontece inadimplência, a instituição pode punir o negócio, impondo restrições ou até exigir o pagamento dos valores. Portanto, considere cuidadosamente o perfil de seus consumidores antes de utilizar a antecipação de recebíveis.

Taxas aplicadas na antecipação de recebíveis

As taxas para conseguir antecipar os pagamentos do seu negócio variam de acordo com cada instituição financeira. Algumas – geralmente as menos burocráticas – trabalham somente com uma taxa fixa sobre o valor adiantado. Outras trabalham com uma variedade de taxas, tributos e juros para o negócio.

Antes de tomar qualquer decisão a respeito da antecipação de recebíveis, informe-se a respeito das taxas. Elas determinam o valor que você realmente está apto a receber e podem tornar a opção menos interessante. É comum que instituições financeiras cobrem valores, como:

  • Taxa de IOF;
  • Tarifa de antecipação;
  • Taxa fixa.

Depois de entender exatamente quais são as taxas aplicadas, é importante saber o prazo para pagamento. Empresas que precisam do valor antecipado com mais urgência talvez precisem se submeter a tarifas mais altas para conseguir a antecipação rapidamente.

O prazo para pagamento é padrão para todas as instituições financeiras. A empresa deve realizar o pagamento até a data original de cobrança do valor antecipado.

Prazo médio para receber os valores

Esse é outro fator importantíssimo na escolha da instituição financeira adequada para seu negócio. A maior parte das instituições trabalham com prazos para recebimento que vão de 24 horas a 7 dias úteis. Escolha com cuidado para ter certeza que receberá o pagamento a tempo de arcar com suas obrigações financeiras.

A antecipação de recebíveis pode ser uma medida vantajosa quando bem planejada. Lembre-se de sempre realizar um planejamento financeiro, considerando o impacto da antecipação. O ideal é nunca antecipar o valor completo que a empresa tem a receber. Essa também é a melhor forma de comprometer o futuro financeiro do negócio.

Ebook potencial de vendas

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *