5 DICAS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA DO SEU NEGÓCIO

5 DICAS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA DO SEU NEGÓCIO

Qual é o empresário que não sonha em reduzir os índices de inadimplência do próprio negócio? Esse é um desejo seu? Saiba que esse artigo foi pensado com o intuito de te ajudar. Continue aqui e tenha acesso a 5 dicas que irão reduzir a inadimplência na sua empresa e, automaticamente, aumentar os lucros e facilitar o pagamento para os clientes.

Já sabemos que para obter as melhores vantagens do sistema de crediário é necessário estar bem organizado e com um planejamento bem definido. Pensando nisso, nosso objetivo é te ajudar com orientações que podem fazer a diferença para uma melhor gestão. 

De acordo com o Serasa, no Brasil, quase metade da população adulta possui dívidas que não consegue pagar. Por esse motivo, quem possui uma empresa precisa estar atento à saúde financeira, além de tomar os devidos cuidados para que uma alta de inadimplência não afete diretamente o seu caixa. Lembre-se: nosso objetivo é combater a inadimplência.

Porém, se você não sabe nem por onde começar a tomar esses cuidados, você precisa continuar por aqui. Neste artigo preparamos dicas para te ajudar a se ver livre o quanto antes de altos índices de inadimplência. O que acha da ideia? Vamos lá? 

 

COMO REDUZIR OS ÍNDICES DE INADIMPLÊNCIA? 

Um dos primeiros passos para evitar ao máximo a inadimplência é fazer uma boa organização e planejamento. Toda forma de crédito oferecida precisa passar por um processo claro e precisa ser previamente planejada e estudada, identificando os possíveis impactos que ela pode ocasionar para os negócios e para a sua análise de crédito. 

Atualmente, muitas empresas têm escolhido trabalhar com outras formas de parcelamento além do cartão de crédito, como o crediário, na busca por diferentes formas de pagamento. Isso vem acontecendo cada vez mais porque esses métodos realmente podem atrair mais clientes que enxergam na sua loja ou negócio de qualquer tipo, como uma oportunidade mais facilitada e inclusiva de aquisição de um produto ou serviço.

Entretanto, não basta só querer agradar o consumidor e deixar as finanças da empresa de lado. Por esse exato motivo, um dos primeiros (e mais importantes) passos para evitar a inadimplência de clientes está na prevenção. E como fazer isso!? Confira algumas dicas:

 

  1. CONHEÇA MAIS O SEU CLIENTE

Fazer uma pesquisa detalhada antes de oferecer qualquer crédito é, com toda a certeza, um dos pontos que você mais deve levar em conta. A segurança da sua empresa é prioridade. Para isso, você pode iniciar pesquisando o CPF do consumidor. 

Além disso, é imprescindível que a sua empresa colete todos os dados básicos dessa pessoa, ou seja, os documentos e informações de contato. Isso garante que você tenha dados completos, e também auxilia na melhora do fluxo de caixa. 

DICA: Uma das formas mais práticas e seguras de realizar uma pesquisa de histórico dos clientes é através do SPC e Serasa. Com informações dessas entidades, fica mais fácil reconhecer quem são os bons pagadores.

 

  1. INFORME TODAS AS REGRAS DO CREDIÁRIO

Quando você opta por vender no crediário para um cliente, é fundamental que você procure ser claro e transparente em relação às regras, antes mesmo que ele efetue o pagamento. Para isso, é imprescindível que a sua loja também tenha essa política de crédito bem clara aos vendedores, até porque são eles que vão esclarecer todas as normas ao consumidor.

A partir disso, e com uma política totalmente definida, no momento da compra, passe todos os detalhes sobre as condições de pagamento disponíveis, incluindo os prazos, o valor total e como esse valor ficará parcelado. Adquira informações relevantes na nota fiscal para que o cliente fique ainda mais ciente de todas as regras.

 

  1. TENHA UM BOM RELACIONAMENTO, MAS SAIBA COBRAR!

Uma das maneiras mais práticas de reduzir a inadimplência na sua empresa está exatamente na construção de um bom relacionamento com o seu cliente. Além de atrair, faça o possível para fidelizá-los no seu estabelecimento. É regra: clientes seguidores da marca e que confiam no seu serviço são os mais propensos a nunca atrasar pagamentos.

Outro ponto importante é que, para garantir uma relação melhor, é necessário que as cobranças sejam feitas de maneira cautelosa e prezando a imagem de cada consumidor.

Nem tudo é por maldade. Muitos clientes deixam de pagar apenas por esquecimento. Isso poderia ser resolvido facilmente com um lembrete. Entretanto, caso o pagamento não seja realizado, você vai precisar adotar uma postura adequada para cobrar um cliente e realmente receber.

Uma boa forma de realizar isso é através de uma chamada telefônica, na qual a conversa pode (e deve) ser mais clara, mas sempre respeitosa. Procure ser pacífico para não gerar insatisfação. Lembrando que você não quer afastar o cliente da sua loja.

 

  1. NEGOCIAÇÕES SÃO SEMPRE BEM-VINDAS

Mesmo seguindo todos os passos para combater a inadimplência, uma hora isso pode acontecer. Nesse momento, é muito importante que você esteja bem preparado e saiba negociar com os clientes inadimplentes. 

Ponto importante: ao fazer a cobrança, a sua empresa deve mostrar compreensão e mostrar que está disposta a negociar, sempre respeitando as regras de desconto e reparcelamento.

 

  1. CONTE COM UM BOM SISTEMA DE GESTÃO DE CREDIÁRIO

Quer realmente reduzir a inadimplência da sua empresa? Conte com um bom sistema de gestão e de análise de crédito. 

Saiba que todos os conselhos que citamos acima podem ser facilmente realizados se você optar por uma boa ferramenta de gestão de crediário. Com ela, você pode ter acesso a um score de crédito que automaticamente classifica o risco de inadimplência que o seu cliente pode oferecer já na hora da venda. E tudo isso é feito de forma automatizada e em poucos segundos. 

Clique aqui para entender mais sobre o que é Score de Crédito. 

Tendo uma boa gestão ao seu lado tudo fica muito mais prático, fácil e seguro. Ou seja, além de garantir que as suas vendas sejam mais eficazes, a nossa ferramenta disponível aqui na Tidas e na Servipa também realiza o processo de cobrança. Você conta com um time de especialistas dispostos a recuperar seus créditos sem prejudicar o bom e duradouro relacionamento da sua loja com os seus clientes, mantendo estes sempre fidelizados.

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Publicado por: FMA